Acre
Pais e estudantes enfrentam sol e chuva para conseguir vagas em escolas de Cruzeiro do Sul
A fila de pessoas em busca de matriculas dobrou o quarteirão e chamou bastante atenção de quem passava enfrente a Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, localizada na Avenida 25 agosto em Cruzeiro do Sul(AC). Debaixo de Sol e chuva, o desafio de todos era dormir na fila para a tentar conseguir uma vaga no colégio.
Rosimaire Oliveira, 37, é moradora do bairro do Colégio, ela entrou na fila desde a manhã desta desta quarta-feira(08) e pretende ficar até as 6 horas do dia seguinte. Segundo a dona de casa a decisão de matricular o filho, se deu pela proximidade de sua residência com a escola. Ela ainda reclamou da falta de sensibilidade da direção do colégio em não autorizar a entrada de todos para as dependências da escolas
”Enfrentar o sol e a chuva, tem sido nosso maior desafio”. Ressaltou a mãe.
A estudante Francisca Oliveira Figueredo de 17 anos, mora no bairro do Cruzeirão, ela chegou cedo e de posse de uma sobrinha, instrumento indispensável e de de fundamental importância para ficou na fila, a garota se mostrou determinada em dormir na fila para garantir uma vaga. ” E queria pelo menos que o diretor deixa-se a gente entrar durante a noite, aqui é perigoso e ainda tem o problema das chuvas” Disse a estudante.
Segundo o Diretor do colégio, Marconde Maciel, não há motivo para as filas. ” Estão passando por todo esse sofrimento desnecessariamente, há vaga para todos, mas, a preferencia é dada para quem reside nas proximidades da escola” Informou o diretor.
Para o ano letivo de 2014, a Instituição de ensino está ofertando mais de 400 vagas somente para alunos novos, vindo de outras escolas.
Erisney Mesquita da Redação do site juruaonline.com.br
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.