fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Pai estupra suas três filhas durante seis anos em Santa Cruz – Bolivia

Publicado

em

O caso aconteceu em Santa Cruz; Outro incidente semelhante foi relatado em La Paz, em ambos os casos os envolvidos foram presos.

Na cidade de Santa Cruz, um pai de família identificado como Andrés FC, de 39 anos, estuprou as três filhas durante seis anos. Uma psicóloga explica as causas que podem levar uma pessoa a cometer um crime desta dimensão.

O procurador do departamento de Santa Cruz, Roger Mariaca, indicou que o calvário dos menores de 14, 8 e 4 anos (idade atual) começou há seis anos, a mais velha foi abusada sexualmente quando tinha 8 anos. O agressor está preso enquanto aguarda audiência de custódia.

“Chegou uma denúncia ao Ministério Público, relativa a uma violação qualificada cometida por um pai biológico às suas três filhas de 14, 8 e 4 anos. Não podemos permitir que esse tipo de pessoa fique livre nas ruas (porque) eles cometeram um crime”, relatou.

Cansadas do assédio, as irmãs foram à Força Especial de Combate à Violência (FELCV) para denunciar o pai, que, em vez de protegê-las, as fez viver anos e anos de violência e tormento.

Por que um pai de família cometeria um crime dessa natureza? Marynés Salazar, psicóloga e diretora da Associação Psinergia, identifica que uma das causas da violência sexual é a banalização da sexualidade das pessoas.

Outra causa, que nos últimos tempos se tornou um gatilho, é que a imagem de meninas, meninos e adolescentes é usada como objetos eróticos.

“A sexualidade das pessoas tem sido muito banalizada, o cuidado com o corpo tem sido muito banalizado (…). Hipersexualizar a imagem das raparigas, das adolescentes, maquilhá-las, fazê-las participar em eventos de beleza, em passerelles, faz com que as pessoas percam o olhar protetor que temos de ter do mundo dos adultos para com as crianças”, explica Salazar à ANF.

Além disso, essa sociedade não está fortalecendo suas funções que correspondem ao papel de pai-mãe; A ideia de que os pais devem atender às necessidades básicas de meninos e meninas não é fortalecida.

Outro problema é que a sociedade se recusa a ter uma educação sexual integral, que busca um elemento preventivo na avaliação de cada estágio de desenvolvimento das pessoas em seus corpos.

“Tudo isso influencia o fato de que há homens que não valorizam as meninas, os meninos como pessoas, não sabem as funções que eles têm que ter como pais e fazem uso de seus corpos e caem no incesto.”

Outro caso em La Paz

Outro caso semelhante foi identificado em La Paz, a Força Especial de Combate à Violência prendeu um sujeito de 44 anos acusado de estuprar sua filha desde os 11 anos, outras duas mulheres que seriam seus parentes também relataram ter sido vítimas de estupro .

A menor contou o ocorrido à tia materna, que teria feito a denúncia no Serviço Jurídico Integral Municipal; a FELCV procedeu à apreensão.

“Ele teria vindo para assediar sexualmente a própria filha. A mãe da vítima teria morrido quando esta tinha oito anos, desde os 10 teria sido agredida sistematicamente com toques indecentes e desde 2021 (o agressor) procedeu à violação”, declarou o diretor da FELCV, Julio Larrea.

As outras duas vítimas seriam a irmã de 18 anos e a filha de 13 anos da denunciante, segundo o que disseram o agressor procedeu com toques imodestos. O Ministério Público já está ciente e os menores também contam com apoio psicológico.

Para a psicóloga, é fundamental apoiar uma educação sexual integral para que desde pequenos meninos e meninas saibam que ninguém pode tocar em seus corpos “nem pai, nem mãe, nem tia, nem tios podem tocá-los, principalmente em determinados espaços íntimos como o peito, genitais, nádegas, etc.

Detalló que este tipo de educación les permite detectar cuando son objeto de abusos sexuales, toques impúdicos, manoseos o violaciones y que este proceso no solo debe quedar en las escuelas, sino que debe continuar con los padres de familia, para que aprendan como proteger a seus filhos.

Por outro lado, pediu para evitar o consumo de bebidas alcoólicas nessas festas de fim de ano, pois isso também é um gatilho para diversos tipos de violência. “Vamos cuidar de nossos wawas, não vamos deixar traumas, não vamos arriscar suas vidas, sua integridade de forma alguma.”

 

De Nancy Castro / Eju TV

Comentários

Continue lendo

Geral

João Marcos Luz propõe a concessão das paradas de ônibus às empresas

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz apresentou, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei que propõe a parceria entre o setor público e o privado para a concessão dos pontos de ônibus às empresas. A ideia central é garantir a conservação dos “abrigos”, como são popularmente conhecidos, oferecendo em contrapartida a possibilidade de exploração publicitária do espaço.

O projeto define que a concessionária terá a responsabilidade de realizar a devida limpeza e manutenção, assegurando a funcionalidade. A seleção dos interessados em explorar o serviço será feita por meio de licitação.

De acordo com o vereador, tanto a população quanto as empresas serão beneficiadas, pois haverá novos espaços para a divulgação de informações e propagandas, proporcionando maior conforto para a população, que poderá exigir maior eficiência do equipamento utilizado para proteger as pessoas da chuva e do sol.

“Tudo o que for benéfico para a população na parceria público-privada, vamos buscar. Este projeto é uma oportunidade comercial que contribui para a otimização dos recursos públicos utilizados na manutenção e no combate ao vandalismo”, concluiu João Marcos Luz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assis Brasil prepara programação para comemorar 48 anos de fundação

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, anunciou na manhã desta quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos para comemorar o aniversário de 48 anos de fundação.

A programação prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha para Jesus, com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnavAssis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Em reunião no seu gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos para apresentar a estrutura do evento e tratar sobre a segurança durante os festejos.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica.

No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha para Jesus, com o show nacional do cantor Juliano Son.

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento. Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o Carnavassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e nacionais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo