Conecte-se conosco

Acre

Pai denuncia que filho será morto dentro de presídio pelo “Bonde dos 13”

Publicado

em

Seu Evandro Gomes teme pela vida de seu filho caso volte ao presídio por estar marcado para morrer po facção - Foto: Alexandre Lima

Seu Evandro Gomes teme pela vida de seu filho caso volte ao presídio por estar marcado para morrer po facção – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, da redação

O desespero de um pai não tem limites, mesmo que esteja errado. O senhor Evandro Gomes da Silva (54), que mora em Assis Brasil, cidade distante da capital cerca de 330 quilômetros, vem lutando pela vida de seu filho que está praticamente com dias e horas contato.

Segundo o pai, seu filho, Mateus Lopes da Silva (21), esteve envolvido em um furto na cidade de Assis Brasil onde foi detido, julgado e condenado a 10 meses de reclusão. Neste tempo, conseguiu a liberdade provisória, foi solto e deveria apenas dar conta de seu paradeiro à Justiça.

O problema maior, aconteceu dentro do presídio, onde se envolveu com facções para que pudesse manter seu vício com drogas. Certo dia, para que pagasse por suas dívidas, foi incumbido de matar um outro detento, mas não cumpriu a missão.

Segundo ele, foi jurado de morte pela facção conhecida pelo nome de “Bonde dos 13” e até mesmo seu pai também foi ameaçado. Com medo da morte como aconteceu recentemente com um jovem que foi espancado e morreu, fugiu para Assis Brasil e não retornou mais para a Capital.

Como não deu conta de seu paradeiro à Justiça do Acre, entenderam que Mateus quebrou o benefício oferecido, passou a ser procurado como fugitivo e foi preso. Diante do problema, seu pai esteve reunido com promotores, Juiz e delegado para que não enviasse seu filho ao presídio.

Mesmo diante das suplicias, nada foi feito para que ficasse cumprindo o restante da pena em Assis Brasil. Mateus seria transferido durante o dia desta segunda-feira (20) e teme por sua vida. “Estive procurando todos nesta semana e de nada fizeram para ajudar. Estou temendo pela morte de meu filho caso ele volte para o presídio e até um queixa registrei”. Desabafou o pai.

O caso está nas mãos da Justiça.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.

Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.

Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.

O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.

Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.

Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo