Acre
Pagamento irregular de diárias na prefeitura de Epitaciolândia vira alvo de investigação do MP

Prefeitura de Epitanciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet
O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar supostas irregularidades no pagamento irregular de diárias realizado pela prefeitura de Epitaciolândia, comandada pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 7.
Recentemente, um pedido de afastamento do prefeito de Epitaciolândia, delegado de Polícia Civil Sérgio Lopes de Souza, foi aprovado por 5 votos a 4 na Câmara de Vereadores do município. Durante a 7ª sessão ordinária, foi apresentada uma denúncia feita por um morador do município. O denunciante acusavam o gestor municipal de improbidade administrativa.
Em virtude disso, o promotor Thiago Marques Salomão, relatou que a informação constante da Notícia de Fato n.º 01.2022.00002570-7, aponta a notícia de possível irregularidade no pagamento de diárias, pela Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, no ano de 2021.
Segundo o órgão controlador, diante do relatório de comunicação de atividades atípicas encaminhado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), é necessário a continuidade das investigações, convertendo em procedimento preparatório – que antecede o inquérito civil.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.