Conecte-se conosco

Flash

Paciente mais jovem a passar por transplante de fígado no Acre recebe alta médica e planeja futuro: ‘Quero comer tacacá e ir para a escola’

Publicado

em

Há 22 dias, a vida do adolescente Edson Lima de Moura, de 14 anos, foi transformada. Ele recebeu um novo fígado por meio cirurgia de transplante realizada na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) devido ao seu grave quadro de saúde, desencadeado por uma rara doença, a síndrome de Wilson.

Em razão da doença, Edson vivia privado de coisas simples para os garotos da sua idade como comer um hambúrguer, por exemplo. Agora, em plena recuperação e com a alta hospitalar recebida nesta sexta-feira, 13, ele relata que sentiu muito medo ao passar pela cirurgia, mas agora já faz planos para o futuro.

Edson teve alta médica nesta sexta-feira, 13, mas continuará sendo acompanhado pela Fundhacre. Na foto, ele posa ao lado da presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, e da mãe, Aurinéia Lima. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

“Aquele momento [da cirurgia] foi o dia mais feliz da minha vida. Eu pensava que não tinha mais jeito, mas agora só espero felicidade. E agora eu quero comer tacacá, hambúrguer, um monte de coisa que eu não podia… Antes eu também não podia ir para a escola por causa do fígado, mas agora eu vou poder ir para a escola e rever meus amigos”, relatou.

Quem acompanhou todo o sofrimento e agora o “renascimento” de Edson foi Aurineia Lima, mãe do jovem. “As pessoas vivem ‘mangando’ dizendo ‘por que tu chorou?’, mas só quem é mãe sabe. É emocionante, porque agora meu filho tá aqui sorrindo. Antes eu estava me sentindo presa, afogada, e agora eu estou me sentindo bem, uma mãe feliz, realizada, confiante. Não foi só a parte do transplante dele, foi outra parte meio difícil, mas ‘ponhei’ fé, acreditando, e deu certo. Agora eu estou com ele aqui do meu lado, a gente está só na recuperação. E para mim é sucesso, agradecendo toda a equipe, as meninas do [serviço de] transplante, o doutor Thor [Dantas]. Agradecer à família Fundação, porque para mim foi uma família que acolheu a gente”, disse a mãe, emocionada.

Transplante hepático de Edson foi realizado no dia 22 de agosto. Foto: Asscom/Fundhacre

O médico Aloysio Coelho, um dos cirurgiões responsáveis pelo transplante, explicou que o adolescente, assim como todo paciente transplantado, deverá seguir com acompanhamento ao longo da vida. “Nós, da equipe de transplantes da Fundhacre, estamos muito satisfeitos com o resultado do transplante do Edson. Após esse período de internação, ele agora vai para casa, porém vai permanecer sob os nossos cuidados pelo resto da vida. De tempos em tempos ele tem que voltar ao hospital, realizar exames de sangue, exames de imagem, para a gente ficar acompanhando esse fígado e para ele ter a melhor qualidade de vida possível”, avaliou.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, acompanhou a chegada do órgão implantado em Edson e reforçou a importância da ação. “Nós fizemos questão de acompanhar a chegada deste órgão, porque todo transplante é muito importante, mas o caso do Edson nos tocou ainda mais desde o princípio, por se tratar de um rapaz tão jovem. Ficamos todos esses dias monitorando o desenvolvimento dele e torcendo pela sua recuperação e estamos confiantes de que ele terá um futuro brilhante. Só nos resta parabenizar a equipe da Fundhacre, especialmente todo o time envolvido nos transplantes de fígado. É um trabalho feito com muito amor e dedicação”, afirmou Ana Beatriz.

Edson voltará para sua cidade natal, Epitaciolândia, em breve. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

Com a cirurgia de Edson, chega a 91 o número de vidas transformadas por meio dos transplantes de fígado realizados pelo governo do Acre, na Fundhacre.

“Já são 91 transplantes de fígado, mas a gente sempre lembra que para ocorrer o transplante, além da nossa equipe técnica e a capacidade do hospital para realizar essas cirurgias tão complexas, é preciso que haja o órgão a ser implantado. E como estamos no Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, a gente aproveita para fazer esse apelo a todas as pessoas: conversem com seus familiares e manifestem seu desejo em se tornarem doadores de órgãos, porque mesmo quando você partir, doando os órgãos você permite que a vida continue em alguém, proporcionando também uma nova chance àqueles que tanto precisam”, ponderou Valéria Monteiro, coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo