Geral
Pablo Bregense convida produtores para audiência pública sobre a prorrogação de parcelas dos fundos constitucionais
Com o objetivo de evitar o agravamento da crise econômica na agropecuária, o deputado estadual Pablo Bregense (PSD) anunciou nesta terça-feira, 14, durante sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a realização de uma audiência pública para apresentação de estudo técnico para solicitar a prorrogação do pagamento das parcelas de todos os fundos constitucionais e de todos os fundos comerciais. O tema será debatido no dia 20 de abril e buscará reunir todo o setor produtivo.
A proposta é encaminhar um manifesto para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentando a realidade vivida no estado. Pablo explicou que tem o apoio do senador Sérgio Petecão para levar a demanda até o chefe da pasta.
De acordo com o parlamentar estadual, a solicitação deve ser apreciada pelo governo federal, pois o programa de financiamento é federal, por isso é importante a união da agropecuária e da participação do senador.
“Marcamos a audiência pública e estamos convocando todas as entidades de classe vinculadas à agricultura familiar e dos produtores rurais para apresentar um estudo técnico para solicitar a prorrogação das parcelas de todos os fundos constitucionais e de todos os fundos comerciais, dos bancos, devido a crise que passa nosso agronegócio. Já temos um compromisso com o senador Petecão para entregar esse manifesto, esse estudo, em Brasília, ao ministro da agricultura para que se faça esse pedido já que não é de competência do estado”, detalhou.
O levantamento técnico deverá apontar as dificuldades vividas pelos produtores, como o aumento substancial dos insumos, a logística precária devido às más condições dos ramais, bem como a significativa queda nos preços da arroba do boi e do bezerro, causando prejuízo aos criadores.
“Utilizaremos o estudo técnico e o manifesto das entidades de classe, juntamente com a Assembleia Legislativa, para solicitar o apoio do governo federal para a prorrogação dos empréstimos constitucionais que englobam a região norte. Solicitaremos um desconto sobre essas parcelas, como já ocorreu em situações semelhantes. Dessa forma, buscaremos trazer o protagonismo para nossa região”, finalizou o deputado estadual.
Comentários

Geral
Homem é encontrado morto com golpes de terçado após festa em Rodrigues Alves
Gleison Albino de Oliveira, de 31 anos, foi encontrado morto com vários golpes de terçado na noite deste sábado (25), no Ramal do Alexandre, no rodovia AC-407, na zona rural do município de Rodrigues Alves, no interior do Acre.
Segundo informações da polícia, Gleison é morador do Ramal do Arco-íris e estava bebendo com “amigos” no Ramal do Alexandre, mas em um certo momento, acabou se desentendendo com os participantes da festa. Alexandre ainda estava armado com duas facas e tentou golpear os homens durante a discussão, mas acabou morto com vários golpes de terçado. Após o crime, os assassinos fugiram do local e deixaram o corpo da vítima jogado no ramal.
Moradores da região encontram Gleison sangrando muito e ligaram para o Copom, mas quando policiais militares do 6º Batalhão chegaram, o homem já estava sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também só atestou óbito da vítima.
Os PMs isolaram a área para o trabalho da perícia criminal. O corpo da vítima foi recolhido por agentes do Instituto Médico Legal (IML) em Cruzeiro do Sul, para serem feitos os exames cadavéricos.
O caso será investigado por agentes de Polícia Civil de Rodrigues Alves.
Comentários
Geral
Cenário de destruição: Carros foram arrastados pela força das águas
A vazante do Igarapé São Francisco, em Rio Branco, revelou um verdadeiro cenário de destruição. Por volta das 17h50 deste sábado, 25, muita gente ainda contabilizava os prejuízos.
Uma farmácia, que fica na rotatória da Praça do Relógio, na Avenida Ceará, foi totalmente destruída pela forte correnteza. A força da água derrubou uma parede de concreto.
Todo medicamento e mercadoria foram levados pela água. Uma oficina mecânica, que fica no mesmo terreno, também foi afetada. O prejuízo ainda não foi calculado. Carros, motos e barcos foram arrastados.
Uma caminhonete, que pesa cerca de 800 quilos, chegou a ser carregada pelas águas por quase 15 metros e, só parou quando bateu em uma árvore. Um gol foi parar no igarapé. O veículo está submerso.
Até uma parede de concreto armado foi derrubado. O proprietário da oficina disse que tudo aconteceu muito rápido. “Não deu tempo de retirar nada”, disse o empresário Beto Silva. Outros empresa da Avenida Getúlio Vargas também foram atingidas.
Comentários
Geral
Distribuição de água pelo Saerb está reduzida apenas nas localidades alagadas para evitar o desperdício

Aos poucos o abastecimento de água voltará ao normal nas localidades atingidas pelas águas (Foto: Assecom)
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) continua com a produção de água em sua normalidade. A distribuição está reduzida apenas nas localidades alagadas para evitar o desperdício.
Segundo o diretor-presidente em exercício, Sérgio Lima, houve um problema apenas na bomba, localizada no Horto, mas a equipe esteve no local pela manhã.
“A equipe precisou recolocar o motor com a previsão do abastecimento das localidade voltar ao normal a tarde. Estamos também liberando caminhões-pipas para abastecer a casa das pessoas necessitadas, cedemos a nossa frota de carros para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e também alguns funcionários se voluntariaram para auxiliar nos abrigos”, disse Sérgio.
E concluiu: “Estamos acompanhando as nossas estações de captação ETA I e ETA II devido a cheia do rio Acre.”
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC
-
Geral2 dias atrás
Idoso tenta passar com carro em alagação e é amarrado para não ser levado pela correnteza
-
Flash2 dias atrás
Sem desabrigados por enquanto: Prefeito Jerry Correia destaca que Assis Brasil está em alerta
-
Extra18 horas atrás
Populares e Bombeiros registram vazante do Rio Acre acima de Assis Brasil
-
Extra17 horas atrás
Epitaciolândia declara situação de Emergência após rio acre invadir bairros e desalojar quase 200 famílias
-
Brasil2 dias atrás
De novo! Professores bolivianos bloqueiam as duas pontes entre Brasil e Bolívia em manifesto pro-educação
-
Extra18 horas atrás
Transtornos e lucro marcam segundo dia de enchente na fronteira
-
Acre2 dias atrás
Estado reconhece situação de emergência em Rio Branco