Orleir Cameli morreu ao lado da esposa, Bete, e da mãe, dona Maria do Patrocínio; seus filhos, netos irmãos e sobrinhos acompanharam seus últimos momentos de vida na ciade de Manaus.
Wânia Pinheiro, da Agência ContilNet
O ex-governador Orleir Messias Cameli, 64 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (8), na cidade de Manaus (AM). Ele vinha lutando contra o câncer desde o ano passado, quando descobriu que tinha a doença.
Cameli morreu na casa de sua mãe, dona Maria do Patrocínio, onde foi instalada uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para amenizar seu sofrimento nos últimos dias de vida.
Os filhos, netos, irmãos e sobrinhos, estiveram o tempo inteiro ao seu lado nas últimas semanas, quando a doença se intensificou. A esposa, dona Bete, lutou junto com o marido durante muitos meses, viajando a várias cidades em busca da cura.
Filho de Marmud Ferreira Cameli e dona Maria do Patrocínio Messias Cameli, Orleir nasce em 16 de março, no seringal Belo Horizonte, no Alto Juruá, localizado no município de Cruzeiro do Sul.
Orleir Cameli com a esposa, dona Bete, a cerca de dois meses no aeroporto de Rio/Branco Foto: Wania Pinheiro
Dos três casamentos nasceram os filhos: James, Erasmo, Orleilson, Orleir Filho, Nizia, Claire, Elen e Linker Cameli, que lhes deram 16 netos.
“Um homem dedicado à família, que honra seu pai (in memorian), sua mãe, irmãos, esposa, filhos e netos. É, também, um cidadão incansável na busca de propiciar o melhor de si, em ações que beneficiem e melhorem a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais necessitam”, diz dona Bete Cameli.
Conheça a história de Orleir Messias Cameli
1949
Nasce em 16 de março, no Seringal Belo Horizonte, no Alto Juruá município de Cruzeiro do Sul, filho de Marmud Ferreira Cameli e Maria do Patrocínio Messias Cameli.
1957
No Seringal, começa a trabalhar muito cedo, ajudando a família nos trabalhos de agricultura, madeira e seringa sendo alfabetizado em casa.
1963
Na Vila Humaitá, hoje município de Porto Valter, no internato dos Padres Espiritanos continua seus estudos primários.
1965
Transfere-se à Cruzeiro do Sul para continuar seus estudos no Colégio São José, onde completa a 4ª série do 1º grau.
1966
Interrompe os estudos e regressa ao seringal, para ajudar o pai Marmud e seu irmão Francisco nos trabalhos da época: seringa, agricultura, madeira e engenho,etc.
1969
Retorna novamente a Cruzeiro do Sul e, aos 20 anos casa-se com Izete Castro com a qual teve os filhos: James,Erasmo e Orleir Filho.
1970 a 1973
Empreendedores natos, os irmãos Orleir, Francisco, Eládio e seu pai Marmud compram a Serraria “Madeireira Acácia” que se tornaria mais tarde a Firma Marmud Cameli & CIA Ltda.
1974 -1976
Por razões de trabalho fixa residência em Manaus por um ano. Retorna à Cruzeiro do Sul e volta a trabalhar na Serraria junto ao pai e aos irmãos.
Nasce, do seu segundo casamento com Fátima Gonçalves, os filhos, Orleilson e Nízia.
1978
Junto com os irmãos cria a Firma Marmud Cameli e amplia seus negócios no ramo de beneficiamento de madeira, construção civil e importação de cimento do Peru. Em outubro, do mesmo ano, conhece a sua atual esposa, Beatriz Barroso Pardo,com quem têm o filho Linker Cameli.
Desenvolvimento empresarial
1982-1983
•A Firma Marmud Cameli adquire máquinas pesadas como tratores florestais, motoniveladoras, rolo compactador, caminhões basculantes.
•Presta serviço para a empresa PETROBRAS na prospecção de Petróleo na Bacia Amazônica do Acre, Amazonas e do Pará;
•Orleir e seus irmãos tornam-se empresários conhecidos na região.
1984
•Em 30 de setembro, toma posse como presidente do Sindicato dos Seringalistas de Cruzeiro do Sul.
1985
•A Marmud Cameli investe em outros empreendimentos: usina de beneficiamento de borracha e madeira laminada para exportação.
1986 a 1988
•Investem no ramo de agropecuária adquirindo gado da raça Nelore, Simental, Red-Angus e Hereford e, tecnologia para inseminação artificial e melhoramento do solo.
1987
•Adquirem a Empresa Fluvial CONAVE, para transporte de combustível da Petrobrás entre Manaus e Cruzeiro do Sul. E viaja a negócios aos Estados Unidos;
•Em 10 de outubro, recebe em Cruzeiro do Sul, seu amigo, Amazonino Mendes, governador do Estado do Amazonas.
1989
•Em 08 de agosto, recebe troféu de reconhecimento e colaboração, concedido pelo 7º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro;
•Em 07 de outubro, é reconhecido pela Associação Comercial como o melhor Empresário de Cruzeiro do Sul;
•Viaja a negócios ao Japão e Havaí.
1990
•Vence licitação para pavimentar a estrada de Boca do Acre, no Amazonas, e realiza diversas obras no Estado de Rondônia.
1991
•Por motivos de negócios, fixa residência por dois anos em Brasília, onde realiza obras de terraplanagem, pavimentação de ruas, construção de pontes e aeroportos.
Vida Política
1992
•Após vários convites para participar da vida política, aceita a ser candidato à Prefeitura de Cruzeiro do Sul pelo Partido Democrata Cristão – PDC;
•Afasta-se de sua empresa para se dedicar à carreira política;
•Em 03 de outubro é eleito prefeito de Cruzeiro do Sul assumindo o cargo no dia 1º de janeiro de 1993.
1993
•Realiza ações importantes como a municipalização da saúde, melhorias na merenda escolar, construção de casas populares, praças entre outras ações;
•Asfalta 60 km de ruas;
•Doa 500 vacas leiteiras para famílias de agricultores;
•Apóia os produtores rurais, recuperando ramais e construindo 300 açudes em pequenas propriedades;
•Em 04 de outubro recebe o título “Prefeito Expressão Nacional” campeão em administração (Recife-PE).
1994
•No dia 02 de abril, com o objetivo de resgatar a memória histórica da Cidade, lança o Álbum Iconográfico: “A Cidade de Cruzeiro do Sul – Revisitando o Juruá” em parceria com a UFAC;
•Homenageia Cidadãos com o diploma “Mérito Cultural dos Náuas”;
•Apresenta no Clube Samambaia a Primeira Mostra Fotográfica – Noventa Anos de História de Cruzeiro do Sul;
•No dia 03 de abril, após 15 meses de administração, renuncia ao cargo de Prefeito de Cruzeiro do Sul para ser candidato ao cargo de Governador do Estado do Acre pela coligação PPR – PP;
•Em 03 de outubro, classifica-se para o segundo turno da eleição de governador com uma vantagem histórica de mais de 30 mil votos sobre o segundo colocado;
•É eleito Governador do Estado do Acre no dia 15 de novembro, do mesmo ano;
•Em 17 de dezembro, a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco, reconhece seus serviços prestados ao movimento popular.
1995
•No dia 1º de Janeiro assume o governo do Acre. O primeiro ano de governo é marcado por dificuldades, mas obtêm avanços importantes como salários dos servidores em dia, e renegociação de dívidas. Reafirma o compromisso de construir estradas interligando o interior com a capital além de recuperar a saúde, educação, segurança e ações de infra-estrutura;
•Em maio, o então Governador Orleir Cameli e D. Beatriz recebem A 1ª Dama do País: Ruth Cardoso, em visita oficial a Rio Branco e Xapuri;
•Em 12 de setembro é condecorado como Membro Honorário da Loja Maçônica Fraternidade Acreana;
•Em 03 de janeiro o Exército Brasileiro concede-lhe placa recordatória “Amigo do Exército”, por suas ações em parceria com o exército;
•Começa a trabalhar na construção de estradas, sua principal proposta na campanha. As dificuldades e a burocracia para a liberação de recursos federais faz com que inicie obras com recursos próprios do estado. Enfrenta o primeiro embargo nesta empreitada;
•Em 25 de maio, recebe a Medalha do Mérito “Plácido de Castro”, da Policia Militar do Acre, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação;
•Contra as pressões políticas por administração direta e por emergência, reforma o Hospital de Base de Rio Branco. Constroe o Pronto Socorro, e a FUNDHACRE ganha a 1ª Unidade de Tratamento Intensivo – UTI e Unidade de Hemodiálise e de queimados;
•Em 24 de junho recebe o Troféu Conde de Boa Vista-Jornal do Correio do Recife, em reconhecimento aos méritos no biênio 95/96 (Recife-PE).
1997
•A Balsa Hospital Dr.Manoel Braga Montenegro é lançada como uma nova esperança para a vida das populações ribeirinhas. São realizados mais de 60 mil atendimentos, 900 cirurgias, além de mais de 15 mil exames laboratoriais e mais de 200 mil atendimentos dentários;
•Constrói-se também um anexo da Balsa, a enfermaria Dr. Pitágoras, com mais de 30 leitos;
•Através de uma indicação da Organização Mundial de Saúde, realiza a compra de medicamentos mais baratos da Holanda;
•No Vale do Juruá começa a pavimentação de outros trechos da BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Depois de 7 anos fechada, a BR 364 é reaberta em toda a extensão de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, ganhando trafegabilidade no verão;
•Lança em todo o estado, os programas sociais: O Pão Nosso (Cestas Básicas); o Leite das Crianças; Programa Novo Horizonte, que fortaleceu 245 associações de produtores e beneficiou diretamente 16 mil trabalhadores;No programa Novo Horizonte são oferecidos kits para agricultores, carpinteiros, pedreiros, máquinas de costura, casas de farinha, maquinas de beneficiamento de arroz, engenhoca de cana e até barcos motorizados;
•É condecorado como Amigo do 4º Batalhão de Infantaria e Selva – Batalhão Plácido de Castro de Rio Branco – em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exercito Brasileiro;
•Em 05 de fevereiro, recebe o título de Cidadão Thaumaturguense, pela Câmara Municipal do município de Marechal Thaumaturgo;
•Depois de mais de 30 anos de espera, a população de senamadurense consegue ver realizado seu maior sonho: o asfaltamento da BR 364 entre Rio Branco e Sena Madureira.
1998
•Inicia e conclui a pavimentação de 200 Km da BR-317 ligando o município de Senador Guiomard à Brasiléia;
•O MEC reconhece o Acre como campeão nacional de matrícula escolar e exemplo de combate ao analfabetismo pelo Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – PAJA – que alfabetizou mais de 30 mil pessoas;
•Distribui bicicletas e motos para professores e alunos de escolas mais distantes;
•Adquire 30 ônibus e lanchas para o transporte escolar;
•Implantou atendimento odontológico móvel nas escolas;
•Fortaleceu o sistema educacional com distribuição de kits escolares, uniformes, merenda escolar, construção de escolas padrões com projetos especiais de biblioteca, refeitório, administração, auditórios e ginásios poliesportivos, informatização, além de reforma de outras escolas;
•Reformou e reequipou delegacias com viaturas (carros e motos),computadores, armas e fardamentos. Fortaleceu o sistema de comunicação da polícia militar com torres de transmissão. Investiu na Polícia Técnica com a implantação de laboratórios de Balística, Raio-X e Documentoscopia.
•Constrói a Delegacia Especializada da Mulher no 5º Distrito, em Rio Branco;
•Decide que o estado construirá por gestão direta, os trechos de obras paralisadas na BR-317. Enfrenta novos embargos. Conclui o trecho Rio Branco/Capixaba no começo de setembro e assume a obra dos 30 km anteriores a Epitaciolândia, garantindo a conclusão da ligação asfáltica entre Rio Branco e Brasiléia;
•Constrói a Ponte sobre o Rio Moa (180 metros) e vários poços artesianos que auxiliam no abastecimento de água no município de Cruzeiro do Sul, e que funcionam até os dias atuais;
•Em dezembro, inaugura o Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, com capacidade para 450 pessoas;
•Ao concluir o mandato muda-se definitivamente da capital para Cruzeiro do Sul.
Retorno às empresas
1999
•Recebe da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Moção de Solidariedade e de agradecimento pelos grandes empreendimentos realizados durante seu mandato de governador (1995-1998).
2000
•Mantém seus negócios entre as cidades de Manaus e Cruzeiro do Sul. Investindo ainda mais na agropecuária;
•Em Manaus, constrói um frigorífico para peixe;
•No mesmo ano, recebe da Fundação Eunice Weaver Educandário de Cruzeiro do Sul o título de “Cidadão Bem Feitor” pela contribuição dada a esta instituição.
2001
•Recebe da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, a Moção de agradecimento pelos benefícios conferidos à cidade, como empresário e como político.
2002
•Recebe o Diploma do 61º BIS como “Amigo do Batalhão” pelos seus serviços prestados à instituição;
•Continua investindo na pecuária através do melhoramento genético para aprimorar a qualidade de seu rebanho e nutrientes necessários para melhorar a terra para o pasto;
•Constrói o Frigorífico de Carnes “QUINDER”, em Cruzeiro do Sul, oferecendo qualidade no abate bovino;
•Como empresário realiza obras no interior do Estado do Amazonas, através das empresas da família, como recapeamento de 20 km de asfalto entre Cruzeiro do Sul-AC e Guajará- AM, além do sistema viário com rede de água e poços artesianos no município do Guajará-AM;
•Ainda no Estado do Amazonas, realiza os sistemas viários nos municípios de Kaitaú e Itamarati, nesse último construiu a estrada do aeroporto. Além de, 10 km da estrada do aeroporto do município de Ipixuna;
•Em 28 de setembro, recebe do governo do Estado do Acre, Jorge Viana e do Prefeito de Cruzeiro do Sul, César Messias, a réplica da medalha que foi cunhada a pedido de Thaumaturgo de Azevedo, quando da Fundação da Cidade de Cruzeiro do Sul. Na mesma data por ocasião do Centenário da Cidade recebe do Governo do Estado e do Prefeito, Diploma “Cem Anos de Cruzeiro do Sul” por sua contribuição à sociedade cruzeirense;
•Em agosto, recebe da Igreja Evangélica de Cruzeiro do Sul Placa com o Título “Amigo da Assembléia de Deus” pelos relevantes serviços prestados.
2005
•Através das empresas da família e por licitações inicia as obras do Governo do Estado, na BR-364 sentido Tarauacá- Cruzeiro do Sul, com 20 km de aslfalto, no trecho do “Igarapé Mamoré” até o “Igarapé Santa Fé”;
•Em Setembro, recebe o Título de “Cidadão Senamadurense”;
•Investe na piscicultura, com bons resultados.
2006
•Sua empresa Construtora Colorado Ltda. fica mais fortalecida com investimentos em maquinário pesado, como caminhões caçambas, usina de asfalto, pá escavadeira, rolos compactadores entre outros, para ampliação e realização de obras de pavimentação de estradas, ruas, ramais, sistemas viários, etc.
2007 – 2011
•Realiza obras de construção de Conjuntos Habitacionais, com 376 casas dotadas de saneamento básico, áreas de lazer, praças e ruas de acesso pavimentadas;
•Por meio de licitações e, em parceria com Construtora ETAM (empresa de seu irmão Eládio) restauram e pavimentam mais de 113 de km da BR 364;
•Em 14 de agosto de 2011, na inauguração da Ponte da União sobre o rio Juruá, recebe do atual governador do Estado do Acre, Tião Viana, a placa de reconhecimento pela sua iniciativa e constante contribuição para a conclusão da BR 364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.
Incansável no trabalho
•Ao lado de seus filhos, o empresário Orleir continua investindo na sua empresa Construtora Colorado Ltda. com maquinários para construção civil de última geração como betoneiras, recicladoras, perfuratriz, caminhão meloso, máquina bombalança, vibroacabadora de asfalto, entre outras;
•Como empresário, continua praticando a filantropia entre os mais necessitados, como um exemplo, doações de bicicletas para estudantes das zonas rurais;
•Investe na construção da nova sede da sua empresa Construtora Colorado Ltda. localizada na Estrada do Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul;
•Mantém ainda suas fazenda com o melhor gado de corte da região, para o fornecimento de carne bovina a população cruzeirense;
•A Construtora Colorado Ltda. atualmente conta com um acervo de mais de 420 km de construção e pavimentação de ruas, sistemas viários, pistas de aeroportos, nos estados do Acre e Amazonas;
•As obras incluem ainda a construção de galerias e canais, obras de drenagem, poços artesiano, redes de água e esgoto, entre outros;
•A Construtora da Colorado Ltda. realiza obras em Cruzeiro do Sul nos ramais Três, Havaí, Batoque, estrada do IEVAL, estrada do Aeroporto Velho e galerias de drenagem na Avenida Mâncio Lima entre outras;
•Na BR 364 foi pavimentado o trecho entre os rios Gregório e Tarauacá;
•Restaurado o trecho entre os rios Crôa e Liberdade;
•Pavimentado o trecho entre os municípios de Manoel Urbano à Feijó;
•Na BR 317 foi realizada a pavimentação entre os município de Boca do Acre à Rio Branco;
•No Estado do Amazonas foram realizadas obras de pavimentação viária e recapeamento entre Cruzeiro do Sul e Guajará. Sistemas viários de Ipixuna, Kaitaú, Itamarati, Eirunepé e Juruá e a pista de pouso do aeroporto de Japurá.
•Através de anos dispensados ao trabalho em sua cidade e em todo o estado, Orleir Cameli é hoje uma das personalidades mais prestigiadas do Acre.
•Um homem dedicado à família, que honra seu pai (in memorian) sua mãe, irmãos, esposa, filhos e netos é também um cidadão incansável na busca de propiciar o melhor de si, em ações que beneficiem e melhorem a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais necessitam. Seus filhos: James, Erasmo, Orleilson, Orleir Filho, Nizia, Claire, Elen e Linker Cameli, juntamente com suas esposas, e seus 16 netos, o tem não apenas como um exemplo de vida, mas,como um homem digno de todas as homenagens;
•Com suas qualidades de empreendedorismo, iniciativa, visão de futuro e generosidade não mede esforços para que a população seja beneficiada.
•É uma vida dedicada ao povo e para o bem do povo.
“A parte mais difícil é lidar com os sintomas. É preciso um esforço extra para conviver com as dores e com a dificuldade de manter um estilo de vida que ajude a amenizar tudo isso”, relata Beatriz Mendonça, de 23 anos. Seu depoimento traduz a realidade de muitas mulheres que enfrentam a endometriose — uma condição ginecológica inflamatória e crônica caracterizada pelo crescimento do tecido que reveste o útero fora da cavidade uterina.
Estima-se que cerca de oito milhões de mulheres no Brasil convivam com a endometriose, o que reforça a importância de dar visibilidade ao tema. Neste 13 de março, é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose, data que integra o “Março Amarelo”, mês dedicado à conscientização sobre a doença.
Secretaria de Estado de Saúde tem intensificado a atenção às políticas públicas e às ações voltadas para amenizar os impactos da endometriose na vida feminina. Foto: cedida
Pensando nas mulheres que enfrentam essa condição, a Secretaria de Estado de Saúde tem intensificado a atenção às políticas públicas e às ações voltadas para amenizar os impactos da endometriose na vida feminina.
Como parte desse compromisso, em abril do ano passado, o governo do Acre inaugurou um ambulatório exclusivo para diagnóstico e tratamento da doença. A iniciativa representa um avanço significativo na política estadual de atenção à saúde da mulher, garantindo acolhimento e cuidado especializado a quem mais precisa.
De abril do ano passado até fevereiro deste ano, o ambulatório realizou 162 atendimentos a mulheres que convivem com a endometriose, uma condição frequentemente subdiagnosticada ou identificada tardiamente.
Estima-se que cerca de oito milhões de mulheres no Brasil convivam com a endometriose. Foto: internet
‘Doença invisível’
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo, o que representa mais de 190 milhões de pessoas. No Brasil, o SUS oferece atendimento integral às pacientes com a doença e registrou um aumento de 30% nos diagnósticos na Atenção Primária, passando de 115.131 atendimentos em 2022 para 144.971 em 2024. Somente nos dois últimos anos (2023 e 2024), foram realizados mais de 260 mil atendimentos.
Na Atenção Especializada, o SUS contabilizou um crescimento de 70% nos atendimentos por endometriose, que saltaram de 31.729 em 2022 para 53.793 em 2024. Entre 2023 e 2024, foram registrados 85,5 mil atendimentos. Também houve aumento de 32% nas internações, passando de 14.795 em 2022 para 19.554 em 2024. No mesmo período (2023 e 2024), o total chegou a 34,3 mil internações.
Beatriz buscou atendimento especializado privado e comemora os avanços do debate sobre a doença nos últimos anos. Foto: cedida
Ampliação do diálogo
Beatriz de Souza Mendonça descobriu a endometriose aos 21 anos, mantendo sua rotina de exames em dia, já que sua mãe também convive com a doença. Assim como acontece com muitas mulheres, o primeiro desafio foi obter o diagnóstico.
“Só fui descobrir que tinha mesmo quando procurei uma médica diferente, que solicitou uma ressonância magnética. Um dos sintomas que mais me afeta é a fadiga e o cansaço constante. Mesmo com exames mostrando vitaminas e hormônios equilibrados, ainda sinto muita indisposição”, relata.
O depoimento da jovem escancara a realidade de milhares de mulheres que convivem com dores incapacitantes e de difícil compreensão. O impacto não se limita à saúde física: muitas vezes atinge também a vida social e profissional.
“A endometriose, por ser uma doença crônica e dolorosa, traz efeitos psicológicos que nem sempre são considerados. A dor e o cansaço excessivo afetam o emocional e, consequentemente, a vida social e afetiva. Muitas vezes não tenho disposição para ver meus amigos; às vezes as dores surgem de repente e tudo que eu quero é deitar na minha cama”, desabafa.
Equidade
Beatriz recorreu ao atendimento privado para conseguir um diagnóstico mais rápido, mas a realidade de muitas mulheres é diferente: há pacientes que esperam mais de sete anos por respostas, tornando o processo ainda mais doloroso e desgastante.
É nesse ponto que o poder público atua para ampliar o acesso e garantir que o serviço chegue ao maior número possível de mulheres.
“Acho que a ampliação do atendimento especializado pelo SUS é essencial. O tratamento da endometriose deve ser encarado como prioridade, tanto pela quantidade de pessoas que sofrem com ela quanto pelo impacto profundo que causa na vida dessas mulheres”, reforça.
Ginecologista Fernanda Bardi está à frente do atendimento. Foto: Luanna Lins/Fundhacre
Cirurgias futuras
A ginecologista Fernanda Bardi, responsável pelo atendimento no ambulatório, explica que as pacientes são acompanhadas semanalmente e, aquelas que necessitam de intervenção cirúrgica, entram em uma fila específica.
“Nas próximas semanas vamos iniciar as cirurgias de endometriose pelo SUS. O tratamento cirúrgico adequado é realizado por via minimamente invasiva, seja videolaparoscópica ou robótica. A videolaparoscópica já está disponível na Fundação Hospitalar e, futuramente, teremos também a robótica. Assim, poderemos tratar cada vez mais mulheres que sofrem com dor pélvica crônica, dor menstrual, dor durante a relação sexual e infertilidade”, esclarece.
No ambulatório, as pacientes recebem orientação sobre a doença e os próximos passos do tratamento.
“O tratamento clínico começa já no ambulatório, com prescrição de medicamentos, encaminhamento para fisioterapia pélvica e acompanhamento com coloproctologista, quando indicado”, acrescenta.
Sinais de alerta
Entre os principais sintomas da endometriose estão: cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, infertilidade e queixas intestinais ou urinárias com padrão cíclico.
Para ter acesso ao Ambulatório de Endometriose da Fundação Hospitalar, a paciente deve primeiro procurar à atenção básica nas UBS, onde o médico fará o encaminhamento para a Fundação Hospitalar, referenciando-a para o ambulatório.
No ambulatório, as pacientes recebem orientação sobre a doença e os próximos passos do tratamento. Foto: cedida
Saiba o que o SUS já oferece
Na rede pública de saúde, as mulheres contam com tratamento clínico e cirúrgico.
No primeiro caso, é ofertada terapia hormonal, como o uso de progestágenos e medicamentos hormonais, como contraceptivos orais combinados (COCs) e análogos do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH). Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados para controle da dor. Vale destacar que as mulheres também contam com acompanhamento multidisciplinar.
Nos casos em que a cirurgia é indicada, estão disponíveis procedimentos como videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva para a remoção de focos de endometriose, também usada para diagnóstico quando necessário; a laparotomia, cirurgia aberta para casos mais complexos; e a histerectomia, que consiste na remoção do útero, sendo recomendada apenas em situações específicas e após avaliação criteriosa.
Nas mulheres que têm a doença, o tecido semelhante ao endométrio (que reveste o útero) cresce fora do útero em órgãos como ovários, intestino e bexiga, o que causa reações inflamatórias.
Para Beatriz, que luta contra a doença há anos, a ampliação desse atendimento cobre uma necessidade que garante dignidade à mulher que precisa viver com a condição.
“Espero que futuramente se amplie o diálogo e conscientização sobre a endometriose porque é uma doença que afeta muitas mulheres, que às vezes nem chegam a receber o diagnóstico. Também tenho esperança que haja um aumento no número de pesquisas e que seja possível melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com essa doença”, relata.
Principais Avanços e Propostas Legislativas:
Conscientização: A Lei 14.324/2022 visa informar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento;
Licença Menstrual/Trabalho (PL 1.919/2025): Em tramitação, propõe licença de até 3 dias por mês para estudantes com dores graves, e projetos similares buscam garantir direitos trabalhistas.
Prioridade e Acesso (PL 762/2025): Busca garantir atendimento rápido no SUS e início do tratamento em até 30 dias após diagnóstico. PL ainda está em andamento na Câmara Federal.
A Prefeitura de Rio Branco concluiu nesta semana, a instalação dos equipamentos da fábrica de leite de soja, que será utilizada para fortalecer a segurança alimentar de crianças da rede municipal de ensino e de famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro único, atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município. A expectativa da gestão municipal é ampliar o acesso a um alimento nutritivo e de qualidade para estudantes e famílias assistidas por programas sociais.
O prefeito visitou as instalações da unidade e comemorou a conclusão do projeto, que, segundo ele, já foi alvo de críticas e dúvidas no passado. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom visitou as instalações da unidade e comemorou a conclusão do projeto, que, segundo ele, já foi alvo de críticas e dúvidas no passado. O gestor relembrou que a proposta da chamada “vaca mecânica” chegou a ser questionada por parte da população. De acordo com Bocalom, a produção do leite de soja representa uma alternativa importante para garantir alimentação de qualidade para crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Quando eu falava da vaca mecânica, muita gente fazia gozação porque não conhecia o projeto. Hoje mostramos, na prática, o que sempre defendemos. Essa estrutura vai produzir leite de soja enriquecido, garantindo segurança alimentar para nossas crianças, idosos e pessoas acamadas que precisam de uma alimentação adequada”, afirmou.
Atendimento as famílias vulneráveis
“Nossa equipe vai fazer um levantamento nos oito CRAS para identificar as famílias que mais precisam. Além das crianças, também vamos atender idosos e participantes de grupos de convivência”, destacou o secretário. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, explicou que a produção da fábrica poderá chegar a 200 litros de leite de soja por hora.
Segundo ele, o alimento será distribuído prioritariamente para famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital.
“Nós temos cerca de 45 mil crianças em Rio Branco inscritas no Cadastro Único. Nossa equipe técnica vai fazer um levantamento nos oito CRAS do município para identificar as famílias que mais precisam. Além das crianças, também vamos atender idosos e participantes de grupos de convivência e centros de atendimento”, destacou o secretário.
De acordo com o gestor, a produção do leite de soja representa uma alternativa importante para garantir alimentação de qualidade para crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Início da produção
Com a instalação dos equipamentos já concluída, a prefeitura aguarda apenas a aquisição da matéria-prima para iniciar a produção.
A previsão é que a fábrica comece a operar plenamente até o final do mês de março. A expectativa da administração municipal é que a nova estrutura fortaleça as políticas públicas de assistência social e amplie o acesso a alimentos nutritivos para a população em situação de vulnerabilidade em Rio Branco.
Miriam Hadassa decidiu transformar aniversário de 15 anos em tributo ao pai que morreu em 2024 após diagnóstico de câncer no estômago. Ambos comemoravam e compartilhavam juntos a mesma data.
Por Renato Menezes
A celebração dos 15 anos da estudante Miriam Hadassa Freitas da Costa ganhou um significado diferente neste ano, em Rio Branco. Para homenagear o pai, que morreu em 2024, a adolescente decidiu fazer um ensaio fotográfico dentro do cemitério onde ele está enterrado.
Sebastião Mendes da Costa tinha 65 anos, era tenente-coronel e ficou conhecido no Acre por ser fundador e primeiro comandante da Companhia de Operações Especiais (COE). Ele morreu no dia 26 de outubro de 2024, vítima de câncer de estômago, oito meses após receber o diagnóstico.
O aniversário de Miriam foi no dia 25 de fevereiro, a mesma data em que o pai também comemorava mais um ano de vida. A festa, portanto, ocorreu três dias depois, com a exibição dos registros fotográficos e vídeos feitos no dia 13 do mesmo mês.
A estudante disse que todo o ensaio foi planejado para simbolizar a presença do pai e a relação que tinham. Foto: Casal Santana/Arquivo pessoal
A ideia, segundo a adolescente, surgiu após ver nas redes sociais uma homenagem semelhante feita por outra jovem. “Quando eu vi as fotos, tive a certeza que era isso o que eu queria para poder homenagear o meu pai, pois eu e ele fazíamos aniversário no mesmo dia”, falou.
A mãe de Miriam, Luana Freitas de Souza Costa, de 32 anos, complementou que a família sempre celebrou a data de forma conjunta. “Durante toda a vida, a gente sempre comemorou o aniversário deles dois juntos. Era uma festa muito grande, para muita gente, porque o pai dela era uma pessoa muito conhecida e muito querida”, contou.
Foco nos detalhes
A estudante disse que todo o ensaio foi planejado para simbolizar a presença do pai e a relação que tinham. Entre os elementos escolhidos estão as cores presentes nas fotos e objetos simbólicos.
“O azul representa a tranquilidade e a confiança dele, e o branco porque era a sua cor favorita e também porque significa paz. O urso simboliza o afeto, a segurança e as memórias da minha infância com ele”, frisou.
Miriam Hadassa tem 15 anos e resolveu homenagear o pai que morreu de câncer no Acre. Foto: Casal Santana/Arquivo pessoal
Para Miriam, fazer o ensaio justamente no cemitério despertou nela um sentimento diferente do que as pessoas poderiam imaginar.
“Me trouxe um sentimento de tranquilidade, pois eu sabia que era a melhor forma de trazer a essência do meu pai. O cemitério é o melhor lugar para fazer as pessoas refletirem sobre a vida. É muito importante saber que a pessoa nunca morre quando sempre é lembrada pelas boas memórias do tempo em que se encontrava conosco”, completou.
A valsa
Um dos momentos mais aguardados das festas de debutante é a tradicional valsa com o pai. Miriam diz que sempre sonhou com esse momento, mas precisou ressignificá-lo após a morte dele.
Durante a cerimônia, as imagens do ensaio foram exibidas pouco antes da valsa da adolescente que dançou sozinha segurando um ursinho e uma borboleta azul, símbolos escolhidos para representar a presença do pai.
“A vida tinha outros planos e eu não pude realizar esse momento. Mas, mesmo assim, eu não queria deixar passar em branco esse significado tão especial e, por isso, fiz questão das fotos”, acrescentou.
Miriam Hadassa e o pai, Sebastião Costa, comemorando juntos o primeiro ano da menina em Rio Branco. Foto: Arquivo pessoal
O luto
Para lidar com a dor da perda, a família tem buscado seguir a rotina e se concentrar em outras atividades. Segundo a mãe, Miriam tem se dedicado aos estudos. “A gente aprende a lidar com a dor. O luto não é passageiro, ele é eterno. Eles sempre tiveram uma conexão muito linda”, disse.
As fotos da homenagem chamaram atenção nas redes sociais e entre conhecidos da família. Para a jovem, a mensagem por trás das fotos é simples, mas profunda.
“O que eu quero que as pessoas sintam ao ver as fotos é que o amor de um pai nunca morre, apenas muda de forma e segue brilhando nos olhos de sua filha”, finalizou.
Miriam Hadassa tem 15 anos e resolveu homenagear o pai que morreu de câncer no Acre. Foto: Casal Santana/Arquivo pessoal
Você precisa fazer login para comentar.