Geral
orge, Marcus e Nazaré são recebidos com festa em Tarauacá e reafirmam compromisso com povos indígenas

Jorge Viana (PT), Marcus Alexandre (PT) e Nazaré Araújo (PT) fizeram questão de iniciar a jornada pelos municípios indo a Feijó e Tarauacá, cidades nas quais o Partido dos Trabalhadores sempre teve maioria dos votos, mostrando a confiança que os moradores da região têm no trabalho realizado por Jorge Viana e demais lideranças da sigla.
Em Feijó, foi realizada a inauguração do comitê e reabertura do comitê de Tarauacá. Jorge Viana fez questão de priorizar um encontro com os indígenas da região para reafirmar seu compromisso com os povos originários.
Os candidatos visitaram a aldeia do povo Huni Kuin, no Igarapé do Caucho. Os caciques Antonio da Silva Kaxinawá e Nasso Huni Kuin entregaram um documento para Jorge Viana.
“Nosso compromisso, meu e do Marcus, é voltar aqui na aldeia logo depois que formos eleitos governador e vice para discutir alternativas para ajudar esses povos que hoje vivem sob ameaça, em parte pelo próprio governo federal e que estão abandonados pelo governo do Estado, sem assistência por meio de políticas pública”, afirmou o candidato ao governo.
Jorge Viana ressaltou que os povos indígenas precisam ser respeitados, protegidos. Destacou ainda que os indígenas são representantes de uma cultura milenar e têm uma trajetória muito bonita.

“No nosso governo, vocês sabem que nós cuidamos dos indígenas, respeitando cada povo. Desenvolvemos políticas públicas como os agentes agroflorestais, dando apoio na ampliação da educação, saúde, produção. As aldeias protegem as terras e devemos valorizar isso. Já fiz muito e quero fazer ainda mais”, declarou.
O cacique Nasso Huni Kuin garantiu a Jorge, Marcus e Nazaré que sua aldeia está com os candidatos da Federação. “Sabemos que Jorge é a pessoa preparada para mudar tudo isso que estamos vivendo. Independente de sigla partidária, nós temos Jorge como uma pessoa responsável, que tem compromisso de cuidar do Acre, de cuidar das famílias”, pontuou o cacique.
Marcus Alexandre salientou a importância de eleger Nazaré para que os avanços promovidos pelo presidente Lula cheguem ao Estado.
“Nazaré vai estar ao lado de Lula, em Brasília, sendo representante do Jorge, para trabalhar e fazer os povos indígenas voltarem a ter o devido respeito que merecem”, concluiu Marcus.
Nazaré agradeceu pela recepção que os candidatos da Federação tiveram em Tarauacá. “
As lideranças do Caucho fizeram uma festa linda para nos receber, isso reforça ainda mais a responsabilidade que temos com os nossos povos indígenas. Por isso que estamos aqui, para firmar esse pacto garantindo que vamos trabalhar para trazer as políticas públicas até as aldeias, até nossos parentes indígenas. Nós temos respeito pela cultura tradicional e devemos honrar isso”, enfatizou Nazaré Araújo.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.