Acre
Oposição “ataca” unida saúde pública do Governo de Sebastião Viana
Na sessão desta terça, 25, na ALEAC, o bloco de oposição criticou duramente a política de saúde pública do Governo do Estado. Parecia que os deputados estaduais Antônio Pedro (DEM), Luiz Gonzaga (PSDB) e Eliane Sinhasique (PMDB) tinha combinado nos bastidores. Quem abriu a artilharia foi Antônio Pedro se queixando que o Hospital de Xapuri continua a funcionar improvisado depois das alagações.
Logo em seguida o tucano Gonzaguinha criticou a falta de equipamentos e de medicamentos da Fundação Hospitalar de Rio Branco. Já Sinhasique pediu ao presidente da Casa, Ney Amorim (PT), que tome providências para que o Governo respeite o Poder Legislativo. Segundo a deputada, os seus ofícios pedindo informações à Secretaria de Saúde e outras, não têm recebido respostas. Eliane alega que pela Constituição Estadual o Governo é obrigado a fornecer dados técnicos aos deputados.
Contra ataque
Quem mais defendeu o Governo na área de saúde pública foi a deputada Leila Galvão (PT). Ela elogiou o governador Sebastião Viana (PT) que, segundo ela, tem conseguido recursos para concluir as obras do Hospital de Brasiléia, apesar da crise. Leila também alegou que no caso de Xapuri existe um acordo com o Conselho Municipal de Saúde daquele município.
Assista ao vídeo com as críticas dos deputados de oposição contra a saúde pública do Governo do PT. E a defesa da bancada governista.
Por Nelson Liano Jr., do ac24horas.com
Comentários
Acre
“Nada substitui a presença de um policial, por isso a importância da Guarda Municipal”, diz Samir Bestene após agressão no Restaurante Popular
Por Dell Pinheiro
O vereador Samir Bestene (PP) voltou a cobrar medidas mais efetivas na área da segurança pública após mais um caso de agressão registrado no Restaurante Popular da Capital. O desabafo foi feito na durante a sessão na Câmara de Rio Branco,
Segundo o parlamentar, o episódio que envolveu uma mulher agredida por uma pessoa em situação de rua, evidencia o agravamento da violência urbana e reforça a necessidade de fortalecimento da segurança no município.
“Isso agrava muito mais a questão da violência da nossa Capital e também levanta um questionamento sobre a atuação da guarda municipal”, afirmou.
Bestene destacou que o tema já vem sendo debatido de forma recorrente no Legislativo municipal e defendeu a criação da chamada polícia municipal, com base em mudanças recentes na legislação federal.
“A segunda mulher agredida ali no restaurante popular demonstra a importância da criação agora da polícia municipal. É mais uma força para contribuir com a Polícia Militar e dar uma sensação maior de segurança à população”, pontuou.
O vereador também ressaltou que, embora o videomonitoramento seja uma ferramenta importante no combate à criminalidade, ele não substitui a presença de agentes nas ruas.
“O videomonitoramento é importantíssimo para identificar ocorrências, mas nada substitui a presença física de um policial, que pode inibir agressões físicas ou verbais”, disse.
Para o parlamentar, o reforço no efetivo e a atuação mais próxima da população são fundamentais para garantir segurança tanto aos servidores públicos quanto aos cidadãos que utilizam os espaços públicos da cidade.
“Precisamos dar essa sensação de segurança para quem trabalha e para quem vive o dia a dia nos espaços públicos de Rio Branco”, frisou o progressista.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco recebe aval do Rio Branco FC para avançar em projeto de revitalização do centro
Comentários
Acre
Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia
Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda
Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.
Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.
Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.





Você precisa fazer login para comentar.