Conecte-se conosco

Acre

Operação Inverno: prefeita Fernanda Hassem acompanha serviço tapa-buracos

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem fez questão de acompanhar, nesta sexta-feira 16, os trabalhos realizados pela equipe da Secretaria de Obras a “Operação Inverno” (tapa-buracos) na subida da ladeira da Av.Prefeito Rolando Moreira.

Também participaram, o vice-prefeito Carlinos do Pelado e o secretário de Obras, Lima Andrade.
A prefeitura aproveita estiagem das chuvas para intensificar operação Tapa-Buracos em vários pontos da cidade.

A prefeita Fernanda Hassem destaca as ações emergenciais para minimizar os impactos causados pela chuva. “Estamos fazendo os serviços de tapa-buracos, com planejamento, atendendo a demanda da Câmara de vereadores e da população. Aproveitando a estiagem das chuvas, estamos fazendo melhorias na ladeira da Av. prefeito Rolando Moreira. Fizemos a Avenida Geni Assis, trecho da rua Manoel Ribeiro, Domingos Lopes. Em breve vamos adentrar em outras ruas, como, Olegário França, Av prefeito Rolando Moreira, Núbia de Farias, José Maria de Souza Santos e bairro Alberto Castro”, explicou.

Além das vias urbanas, equipes da Secretaria de Obras também atuam em trechos prejudicados pelas fortes chuvas na zona rural.

Os trabalhos emergencias de retirada de pontos críticos, realizado em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens-DERACRE., iniciaram pelos ramais do quilômetro 13, 19, e segue o cronograma elaborado pela gestão.

Comentários

Acre

Estado reconhece situação de emergência em Rio Branco

Publicado

em

Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), o governo do Acre publica na tarde desta sexta-feira, 24, decreto que reconhece a  situação de emergência no município de Rio Branco.

O documento explica que ao atingir a cota de transbordamento (14 metros) ainda no dia 23 de março, e a subida das águas no nível de 15,98 metros às 9h desta sexta, o governo declarou situação de emergência na capital.

O Rio Acre registrava o nível das águas a 1,98 metro acima da cota de transbordamento às 9h desta sexta-feira. Foto: Pedro Devani/Secom.

Fica decidido por meio do decreto que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai realizar ações cooperativas com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Além disso, a publicação coloca os órgãos e entidades da Administração Pública do Estado do Acre à disposição para realizar despesas necessárias para instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e as demais medidas urgentes que devem ser tomadas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura decreta situação de emergência após alagamentos em Rio Branco

Publicado

em

De acordo com dados da Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre registra 15,80 metros na manhã desta sexta-feira, 24, ultrapassando em mais de dois metros a cota de transbordo, que é de 14 metros.

A chuva registrada na quinta-feira, 23, na Capital é uma das maiores dos últimos 60 anos. Foram cerca de 14 horas de chuva
consecutivas de precipitação e um acúmulo de 182 milímetros.

A situação agravante afetou 31 bairros da Capital. Mais de 12 mil moradores foram atingidas pelas fortes chuvas de quinta-feira, 23, que caíram por mais de 14 horas.

Com o caos, o Executivo municipal declarou situação de emergência na cidade. O prefeito Tião Bocalom, em agenda em Manaus, declarou que liberou R$ 5 milhões para ajudar as famílias atingidas pela enxurrada, além de auxiliar em toda logística.

O governador Gladson Cameli também ressaltou o comprometimento do Estado com as vítimas do alagamento.

“Estamos solicitando todas as embarcações e os veículos das secretarias do governo, assim como as escolas, para servirem de abrigo, alimentação, distribuição de colchões e tudo o que for preciso para ajudar o nosso povo. Juntos e de mãos dadas, vamos superar tudo isso”, frisou Cameli.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado avalia ações emergenciais e alerta para possibilidade de enchente

Publicado

em

Dando prosseguimento às ações emergenciais iniciadas pelo governador Gladson Cameli na madrugada, representantes do governo do Estado, Ministério Público do Acre (MPAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) se reuniram na tarde desta sexta-feira, 24, na Casa Civil, com o objetivo de avaliar o andamento das operações e alinhar as estratégias para suprir as necessidades alimentícias, de higiene e segurança da população nos abrigos.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Reunião realizada na Casa Civil avalia o andamento das operações e alinha estratégias. Foto: Felipe Freire/Secom

O governo estadual, como reforçado, está emitindo boletins com informações sobre o nível do Rio Acre, previsão do tempo e alertas à população e disponibilização de equipes com profissionais de Saúde prontos para atender os desabrigados. “Agradecemos o empenho e dedicação de todos, em especial da Educação, que vem fornecendo alimentação para os abrigados e, juntamente com a Casa Civil, tem organizado a melhor maneira para atender a todos”, enfatizou Alysson Bestene, secretário de Governo (Segov).

O Ministério Público do Acre se pôs à disposição para ajudar o governo do Estado e os municípios, solicitando “uma centralidade de informações para maior controle e, consequentemente, melhor desenvolvimento no trabalho de amparar todos aqueles atingidos pelas enxurradas e que poderão vir a ser atingidos pelas enchentes”, afirmou Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD).

Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do GPRD, afirma necessidade de centralidade de informações. Foto: Felipe Freire/Secom

Como ficou definido na reunião da madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) é a instituição responsável pela coordenação dos trabalhos operacionais, em parceria com a Defesa Civil de Rio Branco. Os profissionais dos três batalhões da cidade e servidores de outros órgãos governamentais estão diretamente envolvidos na remoção de famílias das áreas alagadas para locais seguros.

Diante desse cenário, o coronel Charles Santos, comandante-geral do CBMAC, alertou que “a logística do Estado [para atender os desabrigados] está muito bem, o que necessitamos é de embarcações para melhoria nos resgates, e devemos atentar também para outra situação que se aproxima: de acordo com a Semapi, nós passamos da cota de transbordamento na capital, podendo passar em alguns municípios também. Portanto, além das enxurradas, vamos ter de lidar com a enchente às margens do Rio Acre em breve, mas o Estado e o município [de Rio Branco] estão conseguindo dar resposta a essa situação”.

Coronel Charles Santos alerta para possiblidade de enchente. Foto: Felipe Freire/Secom

Avisos meteorológicos apontam para risco de mais chuva no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), a partir de informações do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ferramenta oficial que quantifica os dados com suporte de ferramentas geoespaciais e oferece informações para direcionar e nortear estratégias de governo no caso de eventos naturais, indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com previsão de mais 100 milímetros até o fim de semana.

Segundo informações apresentadas durante a reunião, na Bacia do Rio Acre houve acúmulo de chuva de até 150mm na nascente do Rio Acre, localizada a montante da cidade de Assis Brasil com Iñapari, do Peru. Entre as cidades de Brasileia e Xapuri estima-se um acúmulo de cerca de 80mm. Já no Baixo Acre, a área do Riozinho do Rola registrou chuva acumulada de até 100mm.

Representante da Cigma indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com prognóstico de mais 100 milímetros até o fim de semana. Foto: Felipe Freire/Secom

Em caso de emergência Ligue 193

Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), através do 193. Já são mais de 110 chamadas somente em Rio Branco, sem contabilizar os municípios no entorno da capital.

Comentários

Continue lendo

Em alta