Acre
Operação ‘Cidade Tranquila’ acontece na fronteira do Acre

Delegado Alberto Paixão, atua como observador da Senasp e relata ao secretário de Segurança e às autoridades de Brasília
Alexandre Lima
O programa Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), em parceria com Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a segurança pública do Acre, de forma compartilhada e integrada entre as polícias Militar, Civil e Força Nacional, está realizando o programa ‘Cidade Tranquila’.

Vários veículos juntamente com seus ocupantes foram revistados durante operação – Foto: Alexandre Lima
Entre as demais forças de segurança convidadas a participar da operação, estão as polícias Federal e Rodoviária, o Exército Brasileiro, a Receita Federal, o Ibama, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). Homens da Força Nacional de Segurança Pública estão no Acre, auxiliando na guarnição das fronteiras.
Esse Programa está prevendo a segurança nas cidades de fronteira, com o intuito de prever, prevenir e levar segurança aos munícipes, realizando blitzen surpresa buscando àqueles que de certa forma, estão infringindo a Lei de alguma forma.
Neste final de semana, as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia receberam os trabalhos sob o comando do delegado Alberto Paixão. Carros, motos, caminhões e outros meios, além dos cidadãos, foram averiguados junto aos seus documentos com finalidade de saber se estão em dia com a Justiça e/ou se estariam portando algum tipo de arma.
Também seria realizado de forma surpresa, visitas em estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Se estes estariam com seus alvarás em dia, cumprindo seus horários de funcionamento e o fornecimento e permanência de menores no estabelecimento.
A infração poderá acarretar no cancelamento do alvará, multas e penalidades dentro dos rigores da lei. Também foi dito que blitz poderão correr em vários pontos da BR 317, onde diversos veículos serão abordados, inclusive um ônibus interestadual, até que todos os passageiros fossem identificados e revistados. Tudo dentro do programa e tentar fazer com que o final de ano seja tranquilo para todos.

As operações irão continuar em todo estado e, na região do Baixo Acre, já esta feita toda a programação com data, horário e local onde será desencadeada – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)
Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.
Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.
O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada
A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.
Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).
Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada
Comentários
Acre
Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.
O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.
Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.
O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta
Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.
Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.







Você precisa fazer login para comentar.