Acre
Operação ‘Cidade Tranquila’ acontece na fronteira do Acre

Delegado Alberto Paixão, atua como observador da Senasp e relata ao secretário de Segurança e às autoridades de Brasília
Alexandre Lima
O programa Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), em parceria com Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a segurança pública do Acre, de forma compartilhada e integrada entre as polícias Militar, Civil e Força Nacional, está realizando o programa ‘Cidade Tranquila’.

Vários veículos juntamente com seus ocupantes foram revistados durante operação – Foto: Alexandre Lima
Entre as demais forças de segurança convidadas a participar da operação, estão as polícias Federal e Rodoviária, o Exército Brasileiro, a Receita Federal, o Ibama, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). Homens da Força Nacional de Segurança Pública estão no Acre, auxiliando na guarnição das fronteiras.
Esse Programa está prevendo a segurança nas cidades de fronteira, com o intuito de prever, prevenir e levar segurança aos munícipes, realizando blitzen surpresa buscando àqueles que de certa forma, estão infringindo a Lei de alguma forma.
Neste final de semana, as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia receberam os trabalhos sob o comando do delegado Alberto Paixão. Carros, motos, caminhões e outros meios, além dos cidadãos, foram averiguados junto aos seus documentos com finalidade de saber se estão em dia com a Justiça e/ou se estariam portando algum tipo de arma.
Também seria realizado de forma surpresa, visitas em estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Se estes estariam com seus alvarás em dia, cumprindo seus horários de funcionamento e o fornecimento e permanência de menores no estabelecimento.
A infração poderá acarretar no cancelamento do alvará, multas e penalidades dentro dos rigores da lei. Também foi dito que blitz poderão correr em vários pontos da BR 317, onde diversos veículos serão abordados, inclusive um ônibus interestadual, até que todos os passageiros fossem identificados e revistados. Tudo dentro do programa e tentar fazer com que o final de ano seja tranquilo para todos.

As operações irão continuar em todo estado e, na região do Baixo Acre, já esta feita toda a programação com data, horário e local onde será desencadeada – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.