fbpx
Conecte-se conosco

Geral

ONS diz que houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, que interliga AC e RO.

Publicado

em

Apagão deixa Acre e Rondônia sem energia elétrica; MT tem uma cidade afetada

Apagão deixou Acre e Rondônia sem energia elétrica — Foto: Rhawan Vital

Um apagão na tarde desta quinta-feira (22) deixou o Acre sem energia elétrica. De acordo com a concessionária Energisa, o estado inteiro foi afetado, totalizando 218 mil consumidores sem energia elétrica. O problema afetou o estado de Rondônia, que também é abastecido pela mesma empresa, e uma cidade de Mato Grosso.

O serviço voltou a ser restabelecido em alguns bairros de Rio Branco, capital do Acre, após três horas, por volta das 18h (horário local).

Em Rondônia, em cidades como Ji-Paraná, Ariquemes e Pimenta Bueno, a energia também começou a ser reativada por volta do mesmo horário. Na capital, Porto Velho, a energia continuou instável, com quedas frequentes, e grande parte da cidade seguia sem energia, até as 19h02, horário local. O restabelecimento total da energia , após liberação do ONS , ocorreu às 20h12 horas.

Aproximadamente 500 mil pessoas foram afetadas apenas em Porto Velho.

Em nota, a concessionária de energia elétrica disse que no Acre a falha no serviço ocorreu por causa de um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Energisa, que também opera em Rondônia, afirmou ainda que está em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “O restabelecimento do serviço será feito à medida que o ONS liberar”, complementou durante a tarde.

Segundo o ONS, “houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN”.

A recomposição do sistema, ainda conforme o ONS, teve início às 17h10 (horário oficial de Brasília). “O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01)”.

O serviço voltou a ser restabelecido em alguns bairros de Rio Branco, capital do Acre, após três horas, por volta das 18h (horário local).

Em Mato Grosso, houve apagão na cidade de Rondolândia, que fica na divisa com Ji-Paraná (RO) e é abastecida pela cidade. A concessionária informou que ocorreu um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e, por isso, houve o apagão

Além destes, a concessionária está presente em São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro. No entanto, não há relatos de apagão nestas regiões.

A reportagem entrou em contato com a empresa, mas até a atualização mais recente desta reportagem não foi divulgada a causa exata do problema e nem a previsão para o restabelecimento do serviço.

Nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS. Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.

A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01).

O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”

Colaboraram Júnior Andrade, Luana Rodrigues e Melícia Moura da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mais de 13 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos no Acre

Publicado

em

Foto: NUCOM/PRF

Durante patrulhamento na BR-364, km 96, município de Senador Guiomard, na tarde dessa segunda-feira, 14, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu significativa quantidade de cigarros quando avistou um veículo de cor prata, com películas visivelmente irregulares e aparência de estar excessivamente carregado. O veículo trafegava no sentido Rio Branco, em direção contrária à viatura policial.

Ao realizar a manobra de retorno para proceder com a abordagem, os policiais perceberam que o condutor aumentou a velocidade de maneira repentina. Antes de ser alcançado, o motorista abandonou o veículo às margens da rodovia e fugiu a pé, adentrando uma região de mata e se lançando no Rio Iquiri. Apesar das buscas realizadas, o indivíduo não foi localizado.

Durante a vistoria veicular, foram encontrados 13.150 maços de cigarros de origem estrangeira, sem comprovação fiscal, sendo 8.000 da marca “Point”, 3.000 da marca “FarStart” e 2.150 da marca “Pine”. A carga caracteriza, em tese, o crime de contrabando.

Diante dos fatos, o veículo e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal em Rio Branco/AC para as providências legais cabíveis.

A PRF reafirma seu compromisso no combate ao crime e à entrada de produtos ilegais no país, contribuindo para a segurança e a proteção da economia nacional.

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre homologa matrículas para curso de formação da polícia penal

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) publicaram nesta terça-feira, 15, a homologação oficial das matrículas das candidatas aprovadas para o curso de formação do cargo de agente de polícia penal.

A lista com os nomes das candidatas aprovadas no certame está organizada por cargo, classificação, número de inscrição e nome, em ordem classificatória. A homologação das matrículas tem validade a partir do dia 7 de abril de 2025 e representa a última etapa antes da possível nomeação das futuras servidoras da polícia penal.

O curso de formação é obrigatório para ingresso no quadro efetivo do Iapen, sendo uma fase eliminatória do concurso público. Apenas as candidatas regularmente matriculadas poderão participar das aulas e atividades práticas previstas na programação da formação policial.

As participantes poderão consultar a relação completa das matrículas homologadas e outras informações referentes ao concurso por meio do edital nº 001/2023 e suas retificações, disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame.

Em caso de dúvidas, o contato com o IBFC pode ser feito pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), por meio do telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, no horário local de Rio Branco. Também estão disponíveis os e-mails [email protected] e [email protected] para atendimento

Comentários

Continue lendo

Geral

PF deflagra operação no Acre contra fraude em registros e portes de arma de fogo

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou operação policial na manhã desta terça-feira (15/4), dando cumprimento a três mandados de busca e apreensão na capital acreana, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal, com o objetivo de apurar possíveis fraudes na obtenção de autorizações para compra e porte de arma de fogo.

De acordo com as investigações, os requerentes teriam instruído seus pedidos junto à Polícia Federal com documentos e dados falsos, com a finalidade de comprovar a efetiva necessidade de aquisição e porte de arma de fogo, um dos requisitos para obtenção das autorizações respectivas.

Um dos investigados atuou como despachante e teria sido o responsável pelo protocolo dos requerimentos com documentos e dados inverídicos. Os demais seriam os beneficiários das supostas fraudes averiguadas.

Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de acessório ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os materiais apreendidos (dispositivos eletrônicos e documentos) serão analisados com o objetivo de identificar a extensão da fraude.

Fonte: Ascom/PF

Comentários

Continue lendo