fbpx
Conecte-se conosco

Geral

ONS diz que houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, que interliga AC e RO.

Publicado

em

Apagão deixa Acre e Rondônia sem energia elétrica; MT tem uma cidade afetada

Apagão deixou Acre e Rondônia sem energia elétrica — Foto: Rhawan Vital

Um apagão na tarde desta quinta-feira (22) deixou o Acre sem energia elétrica. De acordo com a concessionária Energisa, o estado inteiro foi afetado, totalizando 218 mil consumidores sem energia elétrica. O problema afetou o estado de Rondônia, que também é abastecido pela mesma empresa, e uma cidade de Mato Grosso.

O serviço voltou a ser restabelecido em alguns bairros de Rio Branco, capital do Acre, após três horas, por volta das 18h (horário local).

Em Rondônia, em cidades como Ji-Paraná, Ariquemes e Pimenta Bueno, a energia também começou a ser reativada por volta do mesmo horário. Na capital, Porto Velho, a energia continuou instável, com quedas frequentes, e grande parte da cidade seguia sem energia, até as 19h02, horário local. O restabelecimento total da energia , após liberação do ONS , ocorreu às 20h12 horas.

Aproximadamente 500 mil pessoas foram afetadas apenas em Porto Velho.

Em nota, a concessionária de energia elétrica disse que no Acre a falha no serviço ocorreu por causa de um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Energisa, que também opera em Rondônia, afirmou ainda que está em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “O restabelecimento do serviço será feito à medida que o ONS liberar”, complementou durante a tarde.

Segundo o ONS, “houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN”.

A recomposição do sistema, ainda conforme o ONS, teve início às 17h10 (horário oficial de Brasília). “O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01)”.

O serviço voltou a ser restabelecido em alguns bairros de Rio Branco, capital do Acre, após três horas, por volta das 18h (horário local).

Em Mato Grosso, houve apagão na cidade de Rondolândia, que fica na divisa com Ji-Paraná (RO) e é abastecida pela cidade. A concessionária informou que ocorreu um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e, por isso, houve o apagão

Além destes, a concessionária está presente em São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro. No entanto, não há relatos de apagão nestas regiões.

A reportagem entrou em contato com a empresa, mas até a atualização mais recente desta reportagem não foi divulgada a causa exata do problema e nem a previsão para o restabelecimento do serviço.

Nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS. Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.

A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01).

O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”

Colaboraram Júnior Andrade, Luana Rodrigues e Melícia Moura da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo

Publicado

em

Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.

Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.

Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.

Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende homem com mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar cumpriu mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul 

Com PM Juruá
Durante a noite do dia 01 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar prendeu um indivíduo que havia em seu desfavor um mandado de prisão.
Por voltas 23 horas, a polícia militar foi acionada para deslocar em uma ocorrência de perturbação do sossego no bairro Telégrafo em Cruzeiro do Sul.
Quando os policiais militares terminaram de mediar a ocorrência e solicitar que o som fosse abaixado, os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão para dar o devido cumprimento. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende em flagrante delito autor de furtos em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso”

O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foto: cedida 

Com PM/Juruá
Durante este domingo (02/02), a Polícia Militar prendeu em flagrante delito o autor de furtos no Município de Marechal Thaumaturgo. O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Além disso, o criminoso confessou aos policiais militares pertencer à Organização Criminosa Comando Vermelho local.
“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso. Neste dia, a ação rápida dos militares conseguiu capturar o suspeito e preso por mais um delito de furto. Uma prisão bastante importante feita pelos policiais militares de Marechal Thaumaturgo, principalmente, devido ao suspeito confessar aos militares atuar em organização criminosa. Agora, ele está sendo apresentado à justiça que decidirá sobre a manutenção da prisão ou se responderá em liberdade”, comentou o Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Daniel Santos.

Comentários

Continue lendo