Conecte-se conosco

Flash

Oficialmente como novo governador do Acre, Gladson recebe a faixa das mãos do filho e do pai

Publicado

em

O governador eleito, Gladson Cameli (PP), e o vice-governador eleito, major Wherles Rocha (PSDB), tomaram posse dos cargos na tarde desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em seu discurso, Cameli falou que conhece os problemas que o estado enfrenta, mas que vai em busca das soluções.

Ele prometeu fazer um governo para o povo. “Hoje, é importante destacar, não existem mais palanques. Dos deputados que foram eleitos juntos à minha coligação, não espero subserviência cega. Dos deputados que irão compor a oposição ao meu governo, não espero agressividade gratuita”, disse.

O governador voltou a dizer que a partir de agora, a responsabilidade é dele. “Nessa luta, a partir de agora, a responsabilidade é minha. Mas sei que não conseguirei sem a ajuda de todos vocês. Com o espírito aberto, convoco a todos para unirmos cabeças, corações e mãos para resgatarmos o nosso povo, os nossos valores, a nossa história.

Cameli falou sobre a luta do estado para ser brasileiro. “Os problemas estão colocados no cotidiano das pessoas e é necessária uma ação urgente e enérgica para resolvê-los. O trabalho da Assembleia tem que ecoar nas cidades, nos ramais, nas ruas e nas casas de todo o estado”, discursou.

Em seu discurso, Cameli ressaltou os desafios da nova gestão, disse ainda que o momento pedia algumas decisões consideradas desconfortáveis.

Gladson fez discurso enaltecendo Aleac e trabalho junto a deputados — Foto: Alexandre Lima

“Porque o tempo exige de nós visão e coragem. Não apenas para fazer o correto nesta gestão, mas também para corrigir os desacertos e alinhar caminhos. Para atingir o futuro, não podemos abdicar do passado”, justificou.

Ao final do discurso, o governador lembrou de seu avô Rezene de Souza Lima, que também exerceu cargo de deputado estadual.

“Reforço a minha convocação a esta Casa: o de trabalharmos juntos, colocando o Acre e as pessoas em primeiro lugar! Muito obrigado e que possamos continuar contando como sempre, com as bençãos e a proteção de Deus!”, finalizou.

Cerimônia de posse ocorreu na Aleac na tarde desta terça-feira (1) — Foto: Alexandre Lima

Cerimônia de posse

Na Assembleia, Cameli e Rocha fizeram um juramento prometendo “observar as leis e promover o bem geral do povo acreano”. Em seguida, assinaram um termo de posse, que oficializa o início do mandato.

Após o ato constitucional na Aleac, Cameli se deslocou para o Palácio Rio Branco onde recebeu as honras militares.

A entrega da faixa governamental foi feita com cortejo por integrantes das forças militares. Sem a presença de Tião Viana, a entrega da faixa foi feita pelo pai do governador Eládio Cameli e pelo filho Guilherme, de 5 anos. Depois, o governador fez seu pronunciamento, quando voltou a discursar e lembrou de seu tio, Orleir Cameli, que também foi governador do Acre.

Ele afirmou que o seu governo deve ser conhecido pela transparência e garantiu desenvolvimento para o estado.

Um novo tempo com muitos desafios, sim! Com inúmeras barreiras e dificuldades, isso todos nós sabemos. Mas com força para dizer ao Acre e ao Brasil: pode confiar! Nós seremos a nova fronteira do desenvolvimento!”, enfatizou.

Logo em seguida, ele nomeou ainda dois novos secretários. Toda a equipe deve ser nomeada ainda na quarta-feira (2).

O evento contou com apresentação do coral e orquestra do Conservatório musical do Vale do Juruá e banda Garotos do Sotão do Ministério Público do Acre e 61º BIS. Para fechar a solenidade, teve um show do artista local Luan Lima na Praça Eurico Dutra.

O ex-governador Tião Viana (PT) não compareceu à cerimônia de posse na Aleac e no Palácio Rio Branco.

Sem a presença do ex-governador Tião Viana, Gladson recebeu a faixa do pai Eládio Cameli — Foto:Alexandre Lima

Perfil Gladson Cameli

Antes de concorrer à vaga de governador, Gladson, que tem 40 anos, ocupava o cargo de Senador da República. Cameli foi eleito governador do Acre no primeiro turno das eleições de 2018 com 94,06% dos votos válidos, um total de 223.993 votos.

Ele entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal com 18.886 votos. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal com 32.623 votos. A vitória do progressista tira a hegemonia do PT, que governava o estado há 20 anos.

O novo governador é bacharel em engenharia civil desde 2001 e formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus Ulbra, no Amazonas. Sua trajetória política vem de família, já que é sobrinho do ex-governador do estado Orleir Cameli.

Em seu segundo mandato como deputado federal, se destacou à frente da Comissão da Amazônia, através da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra).

Foi filiado ao PFL durante (2000-2003) e ao PPS durante (2003-2005). É filiado ao Progressistas desde 2005 permanecendo até os dias atuais.

No Senado Federal, Gladson Cameli é membro de várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.

Perfil vice-governador

Wherles Fernandes Da Rocha, mais conhecido como Major Rocha, é formado em Comunicação Social e Direito, policial militar aposentado. Nascido em Rio Branco, em 07 de outubro, trabalhou como repórter no jornal O Rio Branco e A Gazeta, foi assessor de comunicação do Sesc, trabalhou na assessoria da PMRB, trabalhou na extinta Cilas.

Entrou na Polícia Miliar em 1990, em 1995 assumiu o comando da Polícia Militar de Sena Madureira, onde permaneceu até 2000. Em Rio Branco foi comandante do primeiro batalhão, comandou também o batalhão motorizado, batalhão comunitário.

Foi responsável pela criação do grupo águia, onde recebeu vários reconhecimentos pela importância e atuação ao combate à criminalidade.

Em 2010 se filiou ao PSDB, vencendo a eleição com 4.228 votos, teve uma atuação marcante no parlamento acreano, que lhe rendeu por três anos consecutivo o prêmio de melhor deputado estadual do Acre.

Em 2014 Rocha venceu as eleições para deputado federal com 23.466 votos, tornando se o deputado mais votado da oposição naquele momento. Em Brasília, Rocha mais uma vez se destacou, tendo sua atuação reconhecida pelos institutos de pesquisa de qualidade e atuação parlamentar, recebendo do congresso em foco o prêmio de melhor parlamentar acreano, título também reconhecido pela Ranking Político.

Foi dele que partiu a denúncia que culminou na prisão do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

Propostas de Gladson

Economia e gestão eficiente: combater o desperdício, enxugar a estrutura e valorizar o servidor que trabalha.

Saúde: focar na educação, assistência social e investir em educação, acompanhamento social e planejamento familiar.

Multidão acompanha posse do novo governado do Acre, Gladson Cameli — Foto: Alexandre Lima

Educação: garantir o acesso nos ramais, proporcionar educação que estimule o aprendizado e acompanhamento social das famílias.

Segurança: Em resumo vai aumentar o efetivo, valorizar os policiais e vai se comprometer com a segurança.

Sistema prisional: construção de novos presídios, ação social e geração de oportunidades de empregos para que os jovens não ingressem no crime.

Infraestrutura: de acordo com cada caso específico, estabelecer planos para utilização de ramais, acesso fluvial ou recuperação de aeroportos.

Meio ambiente: através de conscientização, fiscalização e investimento em atividades ambientalmente sustentáveis.

Falta de médicos: atração e valorização de profissionais, regionalização de determinadas especialidades e atendimentos periódicos itinerantes.

Mobilidade urbana: Vai trabalhar na recuperação da BR-364 junto ao DNIT, e lutar pela ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, para integrar o Acre com o resto do país via terrestre.

Emprego: vai abrir o estado para investimentos do agronegócio, expansão da infraestrutura, educação profissional e apoio a novos negócios.

Veja a íntegra do discurso de Cameli

“Hoje estamos aqui para celebrar e renovar dois sentimentos: o primeiro deles é a confiança na democracia.

A democracia é o pilar que sustenta histórias, visões e sonhos diferentes, todos em equilíbrio na busca de soluções para o futuro do nosso povo.

O segundo sentimento é resultado do primeiro: responsabilidade. Carregamos nas costas a missão de corresponder aos anseios da população. Uma gente solidária, trabalhadora, ordeira e esperançosa no amanhã, a qual

Que merece ter um futuro tão grande quanto as suas qualidades.

Minha presença aqui é mais que uma formalidade.

É um convite para a colaboração, para a discussão propositiva, para que possamos estabelecer uma relação de respeito e de efetividade. Sou um representante do povo dirigindo-me a vinte e quatro outros representantes. Trabalhamos, portanto, para a mesma e soberana autoridade, o nosso povo, e é para essa população que devemos dedicar os nossos esforços. Não há espaço para projetos pessoais.

Hoje, é importante destacar, não existem mais palanques.

Dos deputados que foram eleitos juntos à minha coligação, não espero subserviência cega.

Dos deputados que irão compor a oposição ao meu governo, não espero agressividade gratuita.

Exatamente às 18h45, gladson Cameli na companhia do seu vice e da viuva de Orleir Cameli, assina o livro de posse para os presentes – Foto: Alexandre Lima

Peço, aos senhores, apenas uma postura justa, equilibrada e adequada, Não em relação a mim, mas ao poder que representamos e às pessoas por quem trabalhamos: a população do nosso estado. Os problemas estão colocados no cotidiano das pessoas e é necessária uma ação urgente e enérgica para resolvê-los. O trabalho da Assembléia tem que ecoar nas cidades, nos ramais, nas ruas e nas casas de todo o estado.

Se mantivermos de modo claro que lutamos pelo mesmo ideal, ainda que discordemos em alguns pontos, mas mantenhamos abertos os canais de diálogo e negociação, posso garantir que nenhum dos senhores terá em mim a figura de um inimigo. Pelo contrário, manterei as portas abertas a cada ideia, iniciativa e reinvindicação em benefício da população. Porque não vejo em cada um dos senhores uma figura particular ou partidária. Vejo em cada um de vocês os rostos da nossa gente.

Esses quatro anos que começam a partir de agora irão gravar a história se todos nós juntos fomos capazes de dar ao Acre o novo fôlego que ele necessita. Esse tempo julgará se estivemos a altura dos desafios e expectativas de quem depositou em nós a confiança de dias melhores.

Senhores, teremos a partir de agora muitos momentos de decisões. Escolhas que nem sempre serão confortáveis. Mas que serão necessárias.

Porque o tempo exige de nós visão e coragem. Não apenas para fazer o correto nesta gestão, mas também para corrigir os desacertos e alinhar caminhos. Para atingir o futuro, não podemos abdicar do passado.

Meus amigos acreanos, dirijo-me ao encerramento do meu discurso compartilhando um princípio que adotei como verdade absoluta: a de que um estado não se mede pelos mandatos de seus representantes, mas pelo bem-estar de sua população. Não encontro felicidade maior em minha vida pública do que em constatar que, de alguma forma, a minha atuação ajudou a melhorar a vida das pessoas. A política pode e deve ser o instrumento de transformação social, de socorro aos necessitados e de apoio aos trabalhadores.

Esse foi um dos princípios que aprendi com meu avô Rezene de Souza Lima, que também exerceu cargo de deputado estadual, honrando em todo tempo a Deus, sua família e ao Acre.

Como parlamentar dedicado que fui durante minha carreira anterior a esse desafio, reconheço e valorizo a importância de cada um dos senhores. E reforço a minha convocação a esta Casa: o de trabalharmos juntos, colocando o Acre e as pessoas em primeiro lugar!

Muito obrigado e que possamos continuar contando como sempre, com as bençãos e a proteção de Deus! “


Texto de Iryá Rodrigues, G1 AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia realiza 133ª edição do Programa Saúde na Comunidade no Nari Bela Flor

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 07 de fevereiro, na comunidade Nari Bela Flor, a 133ª edição do Programa Saúde na Comunidade, uma das maiores e mais importantes políticas públicas de saúde do Estado do Acre.

A ação contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes, da secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, além de equipes multiprofissionais da saúde, que acompanharam de perto os atendimentos e reforçaram o compromisso da gestão municipal em levar serviços de saúde de qualidade às comunidades, especialmente às mais distantes da zona urbana.

Ao longo dos anos, o programa tem se consolidado como referência no atendimento humanizado e integral, garantindo acesso a diversos serviços essenciais e promovendo mais qualidade de vida à população de Epitaciolândia.

Durante esta edição, foram ofertados diversos atendimentos e especialidades, entre eles:

Atendimentos ofertados

  • ⁠ ⁠Atendimento médico
  • ⁠ ⁠Atendimento odontológico
  • ⁠ ⁠Atendimento de enfermagem
  • ⁠ ⁠Vacinas COVID-19 e de rotina
  • ⁠ ⁠Dispensação de medicamentos
  • ⁠ ⁠Testes rápidos para IST e COVID-19
  • ⁠ ⁠PCCU
  • ⁠ ⁠Eletrocardiograma
  • ⁠ ⁠Atendimento psicológico
  • ⁠ ⁠Vacinação antirrábica
  • ⁠ ⁠Atualização do Bolsa Família
  • ⁠ ⁠Cabeleireiro
  • ⁠ ⁠Emissão do Cartão do SUS

Especialidades confirmadas

  • ⁠ ⁠Ultrassonografia
  • ⁠ ⁠Pediatria
  • ⁠ ⁠Nutrologia
  • ⁠ ⁠Psiquiatria
  • ⁠ ⁠Ginecologia
  • ⁠ ⁠Infectologia
  • ⁠ ⁠Colposcopia
  • ⁠ ⁠Exame de bioimpedância
  • ⁠ ⁠Oftalmologia
  • ⁠ ⁠Fonoaudiologia
  • ⁠ ⁠Exames de fonoaudiologia

A ação foi realizada na Escola Luiz Gonzaga da Rocha, localizada na BR-317, Km 09, a partir das 8h, e reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em aproximar os serviços públicos da população.

A Prefeitura de Epitaciolândia segue investindo em políticas públicas que fortalecem a saúde preventiva e garantem atendimento digno e acessível para todos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Idoso é esfaqueado e roubado por detento monitorado por tornozeleira no Centro de Rio Branco

Publicado

em

Vítima afirma já ter sido roubada oito vezes pelo mesmo suspeito; autor foi preso em flagrante pela Polícia Militar

O idoso Ricardo Araújo da Silva, de 65 anos, foi agredido, ferido com um golpe de faca e roubado na tarde deste domingo (8), durante um assalto ocorrido na Rua Arlindo Porto Leal, nas proximidades da Assembleia Legislativa do Acre, no bairro Centro, em Rio Branco. O autor do crime, Claudemir Vieira Cunha, de 42 anos, detento monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso em flagrante.

Segundo informações da Polícia Militar, Ricardo caminhava pela via pública quando foi abordado pelo suspeito, que estava armado com uma faca. Durante a ação criminosa, Claudemir roubou R$ 20 da vítima e, em seguida, desferiu um golpe que atingiu a mão esquerda do idoso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não precisou ser acionado.

Policiais do 1º Batalhão foram chamados, colheram informações no local e iniciaram patrulhamento na região. O suspeito foi localizado nas proximidades dos Correios, na Rua Floriano Peixoto. Com ele, os militares apreenderam a faca utilizada no crime e a carne que havia sido comprada pelo idoso momentos antes do assalto.

Diante dos fatos, Claudemir recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos cabíveis.

À reportagem, Ricardo relatou que já foi roubado oito vezes pelo mesmo indivíduo e que, sempre que o encontra na rua, acaba sendo novamente agredido, ferido e assaltado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo apresenta ZPE a comitiva russa e avança no diálogo para instalação de indústria de fertilizantes no Acre

Publicado

em

O governo do Estado, por meio de diversos órgãos, realizou no sábado, 7, uma visita guiada com a comitiva de empresários russos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard. O objetivo foi apresentar a estrutura do complexo e das oportunidades de investimento no local. A visita integra a estratégia de internacionalização da economia acreana e é desdobramento da missão oficial realizada à Rússia em novembro de 2025, quando foram iniciadas as tratativas com o setor de fertilizantes para a implantação de uma indústria no Acre.

O Estado detalhou o processo de reestruturação da ZPE como a regularização dos terrenos, a atualização da legislação das ZPE’s no Brasil feita pela União, a modernização administrativa e as melhorias físicas para garantir segurança jurídica e ambiente favorável à instalação de indústrias. Também foram apresentados a estrutura logística do estado, a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Brasil aos portos do Pacífico no Peru pelo Acre, a malha aérea da região e o mercado potencial de cerca de 30 milhões de pessoas em um raio de mil quilômetros no entorno do estado.

Comitiva russa conheceu incentivos e estrutura da ZPE. Foto: Emely Azevedo/Seict

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, destacou que a visita representa um avanço concreto nas negociações iniciadas no exterior. “Essa comitiva é de representantes da União de Produtores de Fertilizantes e Melhoramento de Solos da Rússia, que congrega mais de 300 empresas. Apresentamos a ZPE, mostramos nossa realidade produtiva e os incentivos disponíveis. Eles querem implantar uma grande indústria de fertilizantes orgânicos no nosso estado, atendendo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru”, afirmou.

O presidente da Câmara Brasil–Rússia de Comércio, Indústria e Turismo, Gilberto Ramos, ressaltou que o momento simboliza a continuidade do diálogo institucional entre as duas regiões. “É uma grata satisfação viver esse momento, após conexões importantes com a vice-governadora Mailza Assis e com a Universidade Federal do Acre. Já vamos iniciar as análises técnicas do solo acreano para identificar implementos e suplementos agrícolas orgânicos adequados à realidade daqui. É um trabalho que exige planejamento, mas que começa com construção coletiva”, disse.

Governo, por meio de diversos órgãos, expôs atual cenário econômico e logístico do Acre para empresários russos. Foto: Emely Azevedo/Seict

Para o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, a presença da comitiva reforça o papel estratégico da Zona de Processamento de Exportação dentro da agenda de desenvolvimento de longo prazo do Estado, elaborada para os próximos 10 anos. “Instalar as primeiras indústrias aqui dentro é um desafio do governo. Essa visita ocorre com perspectiva de firmar negócios e assegurar a entrada no Brasil por uma área estratégica da América do Sul. Estamos animados porque isso pode trazer uma nova perspectiva econômica para o Acre”, falou.

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (Aleac), Luiz Gonzaga, também acompanhou a agenda. Na ocasião, ele reforçou o apoio institucional que dará ao processo de negociação. “É um momento histórico para o nosso estado. A proposta condiz com o nosso trabalho por uma forte industrialização que ajude o Acre a crescer cada vez mais a partir da inserção no comércio internacional. O Legislativo estará ao lado do governo para trazer um desenvolvimento forte e dias melhores para a nossa população com emprego e renda”, pontuou.

Russos também explanaram projetos para se instalar no estado e processos de produção dos fertilizantes. Foto: Emeley Azevedo/Seict

O coordenador da Casa Civil do Estado, Ítalo Medeiros, avaliou que a possível instalação da indústria de fertilizantes dialoga com o modelo produtivo defendido pelo governo. “A indústria cai perfeitamente na nossa região. Precisamos produzir mais nas áreas já consolidadas, preservando a floresta sem a necessidade de desmatar novas áreas para aumentar a produtividade. Isso trará mais eficiência e melhores resultados para a economia. Peru e Bolívia entram como atores estratégicos nesse processo. Agora é avançar na consolidação dessa proposta”, enfatizou.

Na área agrícola, o secretário adjunto de Agricultura (Seagri), Edvan Maciel, explicou que a iniciativa pode contribuir para ampliar a produtividade de diversas culturas trabalhadas em diferentes regiões do Acre e reduzir a dependência de insumos externos. “Temos uma limitação na oferta de fertilizantes no contexto atual. Com a possibilidade de instalação de uma indústria desse segmento no Acre, abre-se oportunidade para aumentar a produção de grãos e alimentos com preservação ambiental, por meio do uso de biofertilizantes. Vamos avançar nessa agenda”.

Comitiva russa também realizará análise do solo acreano para entender necessidades específicas da região. Foto: Emely Azevedo/Seict

Representando o setor produtivo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, destacou que a aproximação internacional demonstra o reconhecimento das potencialidades do estado. “O Acre tem vantagens competitivas, mas enfrenta custos elevados. Quando surgem grupos interessados em trazer soluções que diminuam esses custos e facilitem a produção, isso é fundamental para que tenhamos um crescimento constante e alinhado às boas práticas ambientais. É importante dar continuidade a essas tratativas”, declarou.

The post Governo apresenta ZPE a comitiva russa e avança no diálogo para instalação de indústria de fertilizantes no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo