Geral
O que se sabe sobre morte de recém-nascida envenenada com chumbinho pelo próprio pai
Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, foi preso na quinta-feira (25). Segundo a polícia, ele deu leite envenenado à menina enquanto a mãe dela tomava banho.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a audiência foi realizada na manhã da quinta-feira (25), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, no Centro do Recife. Foto: captada
Um homem foi preso na quinta-feira (25) por assassinar a própria filha recém-nascida no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Segundo a Polícia Civil, a bebê, que tinha apenas cinco dias de vida, foi envenenada com chumbinho. A substância, usada para matar ratos e proibida no Brasil desde 2012, estava numa mamadeira com leite.
Quando e onde o crime aconteceu?
O assassinato aconteceu na noite da terça-feira (23), na casa onde a família morava, na Avenida Marechal Juarez Távora, no bairro de Boa Viagem.
Após passar mal, a recém-nascida, que não teve o nome divulgado, foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul da capital pernambucana, onde teve uma parada cardiorrespiratória. A criança morreu apenas cinco dias depois de nascer, em 18 de julho.
Quem é o genitor e como ele matou a criança, segundo a polícia?
O suspeito de matar a bebê é o genitor da criança, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos. Em entrevista coletiva na quinta-feira (25), o delegado Sérgio Ricardo contou que ele aproveitou que a mãe da menina tinha ido tomar banho para preparar o leite envenenado e dar à vítima.
- Segundo o delegado, a polícia encontrou em cima da pia um lixeiro em que havia um saco plástico revirado, com resíduos de uma substância compatível com chumbinho;
- Junto da sacola, foram encontradas uma lata de leite em pó, uma mamadeira e uma fralda de tecido, que foi utilizada para limpar a boca da criança;
- De acordo com a polícia, foram identificados resíduos de veneno no leite que restava na mamadeira e na fralda;
- A fórmula de leite dentro da lata não estava contaminada, conforme a perícia.
Sérgio Ricardo disse ainda que a suspeita de envenenamento partiu da própria equipe de saúde que socorreu a recém-nascida. “A médica chamou e indagou o casal: ‘Vocês têm chumbinho em casa?’. E a mãe estranhou”, afirmou o delegado. A investigação descartou qualquer participação da mãe no crime.
Já se sabe o que motivou o crime?
Até o momento, não foi descoberto precisamente o que motivou o homem a cometer o crime. Segundo a polícia, a mãe da bebê disse em depoimento que o genitor não desejava a criança e pediu para ela abortar quando estava grávida.
Ela afirmou ainda que não tinha um relacionamento estável com Charles Luiz e que ele só se reaproximou da mulher um dia antes do parto.
O que o homem disse à polícia?
De acordo com o delegado Sérgio Ricardo, o genitor negou que tivesse envenenado a menina. No entanto, ele confirmou ter preparado a mamadeira e alimentado a filha.
Ainda segundo a polícia, Charles Luiz relatou que, depois de dar o leite à criança, entregou a recém-nascida para a mãe e que, “em dois ou três minutos”, a bebê começou a chorar passando mal.
Ele tem antecedentes criminais?
Sim. Charles Luiz já respondeu anteriormente por maus-tratos contra criança e adolescente na Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher de Jaboatão dos Guararapes, conforme revela um processo judicial ao qual a reportagem teve acesso.
Em outubro do ano passado, a Justiça chegou a expedir uma medida protetiva contra ele. Como a vítima é menor de idade, os detalhes do caso não foram informados.
Charles Luiz também foi autuado por furto em 2011. A vítima era uma defensora pública com deficiência visual, que morreu naquele ano.
Após a morte dela, segundo a denúncia, ele fez vários saques, transferências e empréstimos, totalizando mais de R$ 20 mil. O processo, no entanto, prescreveu e foi arquivado em 2023.
Para onde o suspeito foi levado após a prisão?
Depois de ser preso em flagrante, Charles Luiz Félix da Costa foi encaminhado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Ele foi autuado por homicídio e, em seguida, submetido à audiência de custódia.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a audiência foi realizada na manhã da quinta-feira (25), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, no Centro do Recife.
Na sessão, foi decretada a prisão preventiva e o suspeito foi levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), que fica em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários
Geral
Dois jovens são presos com drogas e dinheiro durante Operação Lei Seca em Rio Branco
Após tentativa de fuga em motocicleta no bairro Santa Terezinha, PM apreende 30 porções de substância análoga à cocaína e skunk. Suspeitos confessaram que drogas seriam para venda na comunidade

Os suspeitos desobedeceram à determinação e tentaram fugir, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Após breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Foto: cedida
Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram presos na noite deste sábado (17) durante a Operação Trânsito Seguro/Lei Seca, no bairro Santa Terezinha, em Rio Branco. Após desobedecerem a uma ordem de parada e tentarem fugir em uma motocicleta, foram interceptados pela Polícia Militar após breve perseguição.
Com o passageiro, de 20 anos, foram encontradas 30 trouxinhas de substância análoga à cocaína e uma porção de maconha do tipo skunk, além de R$ 13 em espécie. O condutor, de 18 anos, não tinha habilitação e confessou ter feito uso de entorpecentes. Segundo a PM, os dois afirmaram que as drogas seriam destinadas à comercialização na comunidade onde residem, no Ramal do Gama.
Os jovens foram conduzidos à delegacia junto com a motocicleta e todo o material apreendido para as providências legais.

Você precisa fazer login para comentar.