fbpx
Conecte-se conosco

Flash

O pé-rachado que colocou o Acre no Guiness Book com o ônibus que vai mais longe

Publicado

em

Empresário Fernando (com a chave) estará recebendo no Acre os dois novos ônibus em breve.

Por Dora Monteiro

Nos próximos dias deste novembro azul, chegarão a Rio Branco dois novos ônibus modelo Marcopolo G8 para integrar a frota da Trans Acreana, a empresa que entrou em 2020 para o Guiness Book, o livro dos recordes, pela linha mais longa do mundo ligando o Rio de Janeiro a Lima, no Peru, com 6,3 mil quilômetros de extensão.

Os novos veículos foram entregues pela fábrica, em Caxias do Sul (RS), em cerimônia com música e efeitos especiais na última quarta-feira, 1º de novembro. O modelo é considerado top de linha para transporte de passageiros, com mais espaço para as poltronas reclináveis, janelas panorâmicas e banheiros com moderno sistema de esterilização.

Em março passado, a Trans Acreana já fizera a apresentação de outros quatro novos veículos em frente à Assembleia Legislativa chamando a atenção pelo seu esforço em contribuir para com o projeto de desenvolvimento do Acre e de sua integração com o resto do Brasil e do mundo.

Os eventos dão uma visão do sucesso da empresa, mas pouca gente sabe que a Trans Acreana foi fundada em 2009 para fazer transporte escolar pelo jovem Fernando Lourenço, que acabara de servir o Exército por cinco anos na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas (SP).

Lourenço conta que a ideia de comprar o primeiro ônibus surgiu quando em uma de suas viagens de férias ao Acre viu suas irmãs irem estudar em um caminhão pau-de-arara que transportava alunos da zona rural.
“Senti que havia uma demanda reprimida por transporte escolar seguro e confortável”, lembra Lourenço.

Mas foi na cidade de Boca do Acre que Lourenço conseguiu agregar os dois primeiros carros que comprara, em 2010, da empresa Acreana, começou no transporte escolar, nas cidades, do interior do Acre, Acrelandia, Brasileia e assis Brasil.

O negócio prosperou apesar das estradas ruins e o combustível mais caro do Brasil. E, para tanto, o proprietário também teve que fazer o papel de motorista e até de mecânico.

“Tendo servido na Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas, nunca tive dificuldades para trocar pneus e fazer alguns ajustes nos motores”, comenta o empresário, hoje com 42 anos. “Eu nasci em Campinas, mas vim com meus pais ainda bebê para o Acre. Cresci na zona rural de Brasileia, de modo que me considero um acreano de pé-rachado e especialista em comer poeira nos ramais do Estado”, afirma Lourenço, enquanto vistoria os veículos na garagem da empresa no Distrito Industrial de Rio Branco.

Bastaram três anos para o negócio evoluir e, em 2012, a Trans Acreana já começou a realizar fretamentos locais e viagens turísticas. Em 2013, foi o ano de sua consolidação no transporte rodoviário ao assumir as duas maiores linhas do Acre: Rio Branco a Cruzeiro do Sul que atende Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves e Rio Branco a Assis Brasil, atendendo Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia e Brasileia.

Sua primeira linha interestadual foi criada em 2019 ligando o Acre ao Amazonas na cidade de Boca do Acre. E também passou atender as linhas Caquetá a Porto Alonso. Em 2022 a empresa passou a atender as linhas suburbanas de Rio Branco a Senador Guiomard, Bujari, Vila do V e Porto Acre. Neste ano acrescentou uma linha ligando Rio Branco, Xapuri e Brasileia.

Em 2020 veio a consolidação e o reconhecimento internacional com a aquisição de duas linhas internacionais ligando Rio Branco a Puerto Maldonado, no Peru e Rio de Janeiro a Lima, que entrou no Guiness Book como a linha mais longa do mundo, levando o nome e a Bandeira do Acre, por onde passa nesses 6.300 quilômetros e aproximadamente 125 horas de percurso.

“É um orgulho e um desafio muito intenso fazer a ligação de dois patrimônios históricos da humanidade: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a capital do Império Inca, Machu Pichu, em Cusco”, comenta Lourenço.
Atualmente a Trans Acreana está fazendo uma das mais concorridas promoção de sua linha do Rio de Janeiro a Lima no Peru com ofertas válidas até 30 de novembro.

As reservas podem ser feitas pelos telefones: Rio Branco (68) 99977-7800 Rio de Janeiro (21) 97031-0535 São Paulo (11) 94542-1090

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar sexualmente da própria sobrinha

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, sob comando do delegado Luccas Vianna, prendeu nesta sexta-feira, 8, um homem de 40 anos suspeito de ter abusado sexualmente da própria sobrinha.

A ação ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça após o recebimento de uma denúncia anônima encaminhada ao Conselho Tutelar do município. Segundo as autoridades, a informação indicava que a vítima estaria sendo violentada pelo próprio tio. A partir do relato, o Conselho acionou imediatamente a Polícia Civil, que iniciou os procedimentos investigativos.

Com base nas evidências reunidas durante a apuração dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do suspeito, que foi localizada e executada com êxito pela equipe da delegacia local.

“A denúncia foi recebida com a seriedade que o caso exige. Atuamos com agilidade para preservar a integridade da vítima e garantir que o suspeito fosse responsabilizado. Casos de abuso sexual, especialmente contra crianças e adolescentes, são tratados com máxima prioridade”, afirmou o delegado.

O homem foi conduzido à unidade policial e será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A vítima está sendo acompanhada por órgãos de proteção e assistência social.

Comentários

Continue lendo

Flash

Na Câmara de Rio Branco, vereadores aprovam Moção de Aplauso à imprensa pela cobertura da Expoacre

Publicado

em

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, na quinta-feira, 7, em plenário, a concessão de Moção de Aplauso aos veículos de imprensa e comunicação que realizaram a cobertura jornalística da 50ª edição da Expoacre, maior feira de negócios, cultura e agronegócio do estado.

A proposição foi apresentada pelo primeiro-secretário da Casa Legislativa, vereador Felipe Tchê (PP), e reconhece a atuação qualificada, ética e comprometida dos profissionais da imprensa durante a cobertura do evento, realizado entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em Rio Branco.

Segundo o parlamentar, o trabalho da imprensa foi essencial para registrar o marco histórico da 50ª edição da feira, ampliando o alcance do evento, fortalecendo a identidade regional e incentivando a valorização da cultura, do empreendedorismo e da economia acreana.

“A atuação da imprensa foi fundamental para garantir à população o acesso à informação de forma ampla, transparente e democrática. Por isso, propusemos essa homenagem coletiva, como forma de valorizar o trabalho de quem leva a notícia até as pessoas e contribui com o desenvolvimento do Acre”, destacou Felipe Tchê.

Veículos homenageados

A Moção de Aplauso contemplará 18 veículos de comunicação, entre TVs, rádios, sites e portais de notícias:

Norte TV

Líder TV

Rede Amazônica

Correio Online

Portal Acre +

Acre News

O Alto Acre

Rádio Cidade

Rádio Calçadão

Portal Acre

AC24Horas

Contilnet

Alerta Cidade

A Gazeta do Acre

TV Rio Branco

Folha do Acre

Ecos da Notícia

Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Comentários

Continue lendo

Flash

Brasiléia representa o Acre no Encontro Nacional Urban95 em Fortaleza

Publicado

em

Com diálogo, troca de experiências e debates sobre políticas públicas voltadas à primeira infância. E Representando Brasileia o prefeito Carlinhos do Pelado, a Secretária Municipal de Educação, Raiza Dias, e a professora Nubete Martins, ponto focal da Urban95 no município, participam do Encontro Nacional Urban95, que acontece em Fortaleza (CE), nos dias 07 e 08.

O encontro reune representantes das 65 cidades brasileiras que compõem a rede, além de parceiros técnicos e especialistas em políticas públicas para a primeira infância.

O evento, sediado na Academia do Professor, é uma oportunidade para gestores municipais trocarem experiências, conhecerem projetos de referência e participarem de visitas técnicas a espaços urbanos transformados por iniciativas que priorizam o desenvolvimento infantil.

A programação de abertura contou com uma palestra inspiradora do pediatra e ativista Dr. Daniel Becker, que ressaltou “a importância de planejar e construir cidades sob a perspectiva das crianças”.

As delegações municipais apresentam suas iniciativas locais e participam de atividades conjuntas para fortalecer o compromisso com políticas inovadoras e inclusivas para a primeira infância.

Para o Prefeito Carlinhos do Pelado, a presença de Brasiléia neste evento é um marco. “Entre as 65 cidades participantes, temos o orgulho de dizer que Brasiléia é a única representante do Acre. Isso mostra o quanto estamos comprometidos em criar uma cidade mais acolhedora, segura e inspiradora para nossas crianças”, afirmou o gestor.

A Secretária Municipal de Educação, Raiza Dias, também destacou a relevância dessa troca de experiências .“Estar aqui é uma oportunidade única de aprender com projetos que já dão certo em outras cidades e, ao mesmo tempo, compartilhar as ações que Brasiléia vem desenvolvendo. A primeira infância é a base para todo o desenvolvimento humano, e precisamos investir de forma estratégica e contínua”, enfatizou a gestora da pasta.

O evento segue nesta sexta-feira (08), com palestras, mesas de debate e visitas a equipamentos públicos e espaços urbanos adaptados para garantir mais qualidade de vida e oportunidades às crianças e suas famílias.

Comentários

Continue lendo