Flash
O pé-rachado que colocou o Acre no Guiness Book com o ônibus que vai mais longe

Empresário Fernando (com a chave) estará recebendo no Acre os dois novos ônibus em breve.
Por Dora Monteiro
Nos próximos dias deste novembro azul, chegarão a Rio Branco dois novos ônibus modelo Marcopolo G8 para integrar a frota da Trans Acreana, a empresa que entrou em 2020 para o Guiness Book, o livro dos recordes, pela linha mais longa do mundo ligando o Rio de Janeiro a Lima, no Peru, com 6,3 mil quilômetros de extensão.
Os novos veículos foram entregues pela fábrica, em Caxias do Sul (RS), em cerimônia com música e efeitos especiais na última quarta-feira, 1º de novembro. O modelo é considerado top de linha para transporte de passageiros, com mais espaço para as poltronas reclináveis, janelas panorâmicas e banheiros com moderno sistema de esterilização.
Em março passado, a Trans Acreana já fizera a apresentação de outros quatro novos veículos em frente à Assembleia Legislativa chamando a atenção pelo seu esforço em contribuir para com o projeto de desenvolvimento do Acre e de sua integração com o resto do Brasil e do mundo.
Os eventos dão uma visão do sucesso da empresa, mas pouca gente sabe que a Trans Acreana foi fundada em 2009 para fazer transporte escolar pelo jovem Fernando Lourenço, que acabara de servir o Exército por cinco anos na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas (SP).
Lourenço conta que a ideia de comprar o primeiro ônibus surgiu quando em uma de suas viagens de férias ao Acre viu suas irmãs irem estudar em um caminhão pau-de-arara que transportava alunos da zona rural.
“Senti que havia uma demanda reprimida por transporte escolar seguro e confortável”, lembra Lourenço.
Mas foi na cidade de Boca do Acre que Lourenço conseguiu agregar os dois primeiros carros que comprara, em 2010, da empresa Acreana, começou no transporte escolar, nas cidades, do interior do Acre, Acrelandia, Brasileia e assis Brasil.

O negócio prosperou apesar das estradas ruins e o combustível mais caro do Brasil. E, para tanto, o proprietário também teve que fazer o papel de motorista e até de mecânico.
“Tendo servido na Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas, nunca tive dificuldades para trocar pneus e fazer alguns ajustes nos motores”, comenta o empresário, hoje com 42 anos. “Eu nasci em Campinas, mas vim com meus pais ainda bebê para o Acre. Cresci na zona rural de Brasileia, de modo que me considero um acreano de pé-rachado e especialista em comer poeira nos ramais do Estado”, afirma Lourenço, enquanto vistoria os veículos na garagem da empresa no Distrito Industrial de Rio Branco.
Bastaram três anos para o negócio evoluir e, em 2012, a Trans Acreana já começou a realizar fretamentos locais e viagens turísticas. Em 2013, foi o ano de sua consolidação no transporte rodoviário ao assumir as duas maiores linhas do Acre: Rio Branco a Cruzeiro do Sul que atende Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves e Rio Branco a Assis Brasil, atendendo Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia e Brasileia.
Sua primeira linha interestadual foi criada em 2019 ligando o Acre ao Amazonas na cidade de Boca do Acre. E também passou atender as linhas Caquetá a Porto Alonso. Em 2022 a empresa passou a atender as linhas suburbanas de Rio Branco a Senador Guiomard, Bujari, Vila do V e Porto Acre. Neste ano acrescentou uma linha ligando Rio Branco, Xapuri e Brasileia.
Em 2020 veio a consolidação e o reconhecimento internacional com a aquisição de duas linhas internacionais ligando Rio Branco a Puerto Maldonado, no Peru e Rio de Janeiro a Lima, que entrou no Guiness Book como a linha mais longa do mundo, levando o nome e a Bandeira do Acre, por onde passa nesses 6.300 quilômetros e aproximadamente 125 horas de percurso.
“É um orgulho e um desafio muito intenso fazer a ligação de dois patrimônios históricos da humanidade: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a capital do Império Inca, Machu Pichu, em Cusco”, comenta Lourenço.
Atualmente a Trans Acreana está fazendo uma das mais concorridas promoção de sua linha do Rio de Janeiro a Lima no Peru com ofertas válidas até 30 de novembro.
As reservas podem ser feitas pelos telefones: Rio Branco (68) 99977-7800 Rio de Janeiro (21) 97031-0535 São Paulo (11) 94542-1090
Comentários
Flash
Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.
Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.
As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.
O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.
O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.
Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.
Comentários
Flash
Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital
Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.
“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.
Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.
Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.
Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.
Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.
O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.
The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija
Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção
Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.
De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.
Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.
O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.
Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.













Você precisa fazer login para comentar.