Extra
O cinismo de Edvaldo Magalhães só perde mesmo para a incompetência de Tião Viana
Deputado do PCdoB sugere calote contra as contas de energia e bloqueios populares para impedir a suspensão do serviço
Cérebro de comunista
O deputado Edvaldo Magalhães, do PCdoB, engrossou o pescoço contra o reajuste de 21% no valor da energia elétrica após a privatização da outrora estatal Eletrobras Distribuidora Acre. E foi além em seu alarido: propôs que a população acreana não pague as faturas e ainda se mobilize contra o direito da empresa de suspender o fornecimento aos inadimplentes.
Literatura e política
Suspeito que Magalhães tenha lido a obra “Desobediência Civil”, escrita por Henry David Thoreau em 1849. O objetivo do ensaio era convencer seus leitores a lutarem contra governos e sistemas políticos marcados pelo autoritarismo e a opressão. No livro, Thoreau sugeriu que o povo deixasse de pagar impostos.
As ideias governam o mundo
A tese de Thoreau influenciou movimentos como o liderado por Mahatma Gandhi contra o jugo imposto pelos ingleses aos indianos, bem como inspirou Luther King em sua campanha pelos direitos civis dos negros estadunidenses.
De que lado ele está
Ocorre, porém, que o comunista Edvaldo Magalhães sempre esteve no campo oposto ao dos oprimidos, partidário que é das ideias e atrocidades cometidas por genocidas como Stálin, Pol Pot e Mao-Tse Tung – só para ficarmos nos ditadores sanguinários da Rússia, Camboja e China, respectivamente. Todos eles comunistas, como o Sr. Magalhães.
Memoriol
Tão relevante quanto o aspecto histórico nessa questão atual vem a ser o seu substrato político. Semanas atrás, critiquei aqui a iniciativa do também camarada Jenilson Leite por sua contraditória luta contra o mesmo reajuste proposto pela Energisa: é que, como aliado do governo petista, Jenilson – tal qual Edvaldo – nunca se queixou da tunga imposta pelos governos companheiros no bolso do trabalhador, em forma de 25% de ICMS sobre a conta de luz.
O cúmulo do cinismo
A propósito, a cobrança do imposto estadual se dá sobre os dois outros tributos cobrados pelo governo federal, o que eleva o percentual do ICMS para 33%. Isso significa que a cada 100 reais que pagamos pela energia nos últimos 20 anos, 33 paus foram parar nos cofres dos governos do PT. E os comunistas, sempre tão bem acomodados em altos cargos da administração pública estatal, nunca propuseram boicote ao pagamento das faturas.
Questão de ordem
Além disso, a receita do remédio amargo agora prescrita pelo deputado do PCdoB decorre de uma enfermidade que por décadas carcomeu a estatal elétrica acreana, a partir da inoperância dos incapazes e de sua voracidade por benesses – coisa tão comum em meio à nossa classe política.
Irresponsabilidade
No mais, a proposta do parlamentar do PCdoB beira a irresponsabilidade, frente ao lamentável episódio, ocorrido no dia 15 de janeiro deste ano, na cidade de Paço do Limiar, na região metropolitana de São Luiz. Dois trabalhadores que prestavam serviço à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foram assassinados quando tentavam interromper o fornecimento de energia elétrica de uma residência do bairro Sítio da Natureza.
Língua solta
Ao que parece, não ocorreu a Edvaldo que sua infeliz proposta de bloquear o acesso dos prestadores de serviço da Energisa às residências dos caloteiros pode ter resultados semelhantes ao ocorrido em São Luiz. A imprudência da proposta me leva a crer que a língua do deputado é bem mais eficiente que o cérebro.
Especialistas
E pra encerrar esse assunto – e fazer justiça ao título da coluna de hoje –, cabe ressaltar que a estupidez expressa por Edvaldo Magalhães só perde mesmo para a patifaria protagonizada pelo ex-governador Tião Viana, do PT, ao deixar o cargo sem honrar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do estado. Do que se pode concluir que de calote essa turma entende tudo.
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.











Você precisa fazer login para comentar.