Flash
Número de imigrantes diminui e abrigos em escolas são desativados em Assis Brasil
Em fevereiro, cidade enfrentou crise migratória com grupo de mais de 300 acampados na Ponte da Integração. Estrangeiros passaram a usar o espaço em março, quando a prefeitura de Assis Brasil concluiu obras e conseguiu acomodar os imigrantes.

Novo abrigo em Assis Brasil tem 30 imigrantes — Foto: Arquivo pessoal
Por Aline Nascimento
A cidade de Assis Brasil, no interior do Acre, teve uma redução no número de imigrantes e desativou os abrigos montados em escolas. Um novo abrigo, com capacidade para 50 pessoas, foi instalado para receber os imigrantes que chegam ao município.
Até esse domingo (4), o lugar contava apenas 30 imigrantes de nacionalidades africana, venezuelana, cubana e haitiana. Os estrangeiros estão na cidade para tentar deixar o Brasil usando o Acre como rota. Em fevereiro, a Ponte da Integração, que liga Assis Brasil e Iñapari, no Peru, foi ocupada por mais de 300 imigrantes. A cidade acreana já chegou a ter mais de 600 imigrantes.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, explica que após o conflito na fronteira, muitos retornaram para outros estados brasileiros e muitos conseguiram atravessar para o Peru usando outras rotas.

Novo abrigo de imigrantes em Assis Brasil tem capacidade para 50 pessoas — Foto: Arquivo pessoal
“Temos 30 imigrantes, identificamos a chegada de muitos, mas está tendo fluxo, chegam e vão embora. Maioria é africanos, cubanos, venezuelanos também. Os venezuelanos geralmente chegam pela rota do Peru, sempre dão um jeito de sair. A grande maioria dos que estavam na ponte voltaram para as cidades no Brasil, mas muitos conseguiram entrar [no Peru] clandestinamente por outras rotas”, diz.

Prefeitura de Assis Brasil devolveu escolas e levou os imigrantes para um abrigo próprio — Foto: Arquivo/Prefeitura de Assis Brasil
Sobre o abrigo definitivo, o prefeito diz que começou a ser construído em gestões anteriores. Com a crise migratória em fevereiro, o governo federal destinou cerca de R$ 600 mil para conclusão do local e custeio da alimentação dos estrangeiros. O espaço foi equipado com dormitórios feminino, masculino e familiar; lavanderia; cozinha e outras instalações.
“Fechamos as escolas, reduzimos o número e montamos o abrigo que é fruto de recurso do governo federal”, frisou.
O gestor destacou que o abrigo é para acomodações temporárias. Os estrangeiros chegam, se instalam e as equipes iniciam os processos de articulações com outros países e cidades para que sigam viagem. Além disso, eles passam por testagem e em casos positivos para a Covid-19 são isolados para cumprirem a quarentena.
“A ideia é a gente acolher por poucos dias, é uma casa de trânsito, não vamos acomodar por muitos dias para não voltar a ter um acúmulo de pessoas. É um abrigo de apoio, a gente alimenta, dá a dormida e articulamos juntos as autoridades para que sigam viagem. Os venezuelanos, por exemplo, estão em estado de refúgio, chegam aqui, comunicamos a Polícia Federal, é feito um trâmite rápido com relação a eles e seguem, geralmente daqui para o abrigo em Rio Branco. A dificuldade maior tem sido para quem quer sair do Brasil”, complementou.
Ainda segundo Correia, o abrigo foi construído também com doações do Ministério Público do Acre (MP-AC), organizações, igreja católica e o governo do Acre. O espaço não foi inaugurado oficialmente, mas, devido à necessidade, já foi aberto para acomodações desde março.
“Nosso grande objetivo era devolver as escolas que estavam servindo de abrigo para a comunidade escolar. Graças a Deus conseguimos, então, abrimos e estamos equipando aos poucos com móveis, eletrônicos, compramos mais ventiladores. O que tem lá já garante uma boa comodidade”, concluiu.

Imigrantes ficaram semanas acampados na Ponte da Integração — Foto: Reprodução
Ocupação
A situação dos imigrantes começou a ficar tensa no dia 14 de fevereiro, quando eles deixaram os abrigos que ocupavam e se concentraram na Ponte da Integração. No dia 16, os estrangeiros enfrentaram a polícia peruana e invadiram a cidade de Iñapari, no lado peruano da fronteira. Depois de confronto, o grupo foi mandado de volta para Assis Brasil.
A crise imigratória resultou na visita do secretário Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Miguel Ângelo Gomes, que esteve no dia 19 de março em Assis Brasil para ver a situação.
Gomes se reuniu com o governador da Província de Madre De Dios, Luis Guillermo Hidalgo Okimura, e o prefeito de Iñapari, Abraão Cardoso. Na conversa, segundo a Agência do Governo do Acre, as autoridades peruanas informaram que o país avaliava uma forma de abrir a fronteira para liberar a passagem dos imigrantes.
Comentários
Flash
Prefeitura de Epitaciolândia realiza desfile cívico em alusão aos 203 anos da Independência do Brasil
A Prefeitura de Epitaciolândia realizou na noite desta quinta-feira, 4 de setembro, o tradicional desfile cívico em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento aconteceu na Avenida Santos Dumont, em frente à Praça 28 de Abril, e contou com grande participação popular, emocionando a comunidade que prestigiou cada momento da solenidade.
No palanque oficial, o prefeito Sérgio Lopes recebeu autoridades convidadas, entre elas o Capitão Thaian Marcus (Exército Brasileiro), o Tenente Gledson Nogueira (Corpo de Bombeiros), o Major Thales Rafael (Polícia Militar), o presidente da Câmara de Vereadores Antônio Rosiclei, além de vereadores e secretários municipais, como a secretária de Educação, Eunice Maia Gondim.
Em seu discurso, Sérgio Lopes destacou a importância da data para a história do país, enaltecendo a soberania nacional e a defesa do Estado democrático de direito. O gestor também ressaltou os avanços conquistados em Epitaciolândia nos últimos anos, especialmente nas áreas de saúde e educação, que classificou como pilares fundamentais para o desenvolvimento do município.
Na abertura oficial, o presidente da Câmara, Antônio Rosiclei, realizou uma oração abençoando o evento e, em seguida, ressaltou a relevância da democracia e a comemoração da independência do Brasil, que será celebrada oficialmente no dia 7 de setembro. Já a secretária de Educação, Eunice Maia Gondim, aproveitou para parabenizar todos os brasileiros pelos 203 anos de independência e agradeceu pela brilhante participação das escolas e instituições no desfile.
O desfile
Logo após os pronunciamentos, a Banda Marcial do Colégio Cívico Militar Wilson Barbosa deu início ao desfile, conduzindo a cadência do ato cívico.
A ordem de apresentação foi a seguinte:
1. Banda Marcial do Colégio Cívico Militar Wilson Barbosa
2. Prefeito, autoridades, secretários e vereadores
3. Exército Brasileiro
4. Corpo de Bombeiros
5. Polícia Militar
6. Escolas de Educação Infantil (Cosma de Azevedo Marques, Sebastião Brandão, Maria da Conceição e Pequeno Príncipe)
7. Escolas de Ensino Fundamental (Raimunda da Cunha Aires, João Pedro da Silva, José Hassem Hall Filho, Bela Flor)
8. Escola Rural de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga da Rocha
9. Escolas de Ensino Fundamental II (Brasil Bolívia e Joana Ribeiro Amed)
10. Clube de Desbravadores
11. Universidade Privada Domingos Sávio (UPDS)
12. Secretarias Municipais (Planejamento, Finanças, Administração, Gabinete, Educação, Saúde/Projeto Anjo Azul, Esporte, Cultura, Turismo, Mulher, Meio Ambiente/Defesa Civil, Agricultura e Obras)
O ato cívico foi encerrado sob fortes aplausos do público, que reconheceu a importância da data e a grandiosidade da celebração.
A Prefeitura de Epitaciolândia destacou que o desfile reforça o compromisso com a preservação da história, o fortalecimento da cidadania e a valorização das instituições públicas e educacionais do município.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia entrega espaço recreativo da escola Vitória Salvatierra Cesar
Na manhã desta quinta-feira (04), a prefeitura de Brasiléia realizou a inauguração do espaço recreativo da escola municipal Vitória Salvatierra Cesar.
A obra foi viabilizada por meio de emenda do senador Sérgio Petecão, no valor de R$ 384.400,00 (trezentos e oitenta e quatro mil e quatrocentos reais), representando um importante investimento no futuro das crianças da comunidade escolar.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlinhos do Pelado, do vice-prefeito Amaral do Gelo, da secretária municipal de Educação, Raiza Dias, da vereadora Lucélia Borges, representando a câmara de vereadores, além do autor da emenda, senador Sérgio Petecão, e da gestora da escola Vitória Salvatierra Cesar, Rocilene da Silva.
Para a gestora da escola, Rocilene da Silva, a escola Vitória Salvatierra passa a oferecer mais qualidade nas atividades escolares, esportivas e culturais, beneficiando não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade local.
O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância da obra e agradeceu o apoio parlamentar que possibilitou a construção do espaço.
“Quero agradecer ao senador Sérgio Petecão por essa emenda tão importante. A quadra é mais que um local para prática esportiva, é um espaço de integração, de incentivo à educação”, ressaltou.
Comentários
Flash
ACISA e Federacre marcam presença na 1ª Feira do Empreendedor e Produtor Rural em Plácido de Castro
Por Marcela Jansen
A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA) e a Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre) reforçaram seu compromisso com o fortalecimento do setor produtivo ao participarem da 1ª Feira do Empreendedor e Produtor Rural de Plácido de Castro. O evento foi realizado pela Associação Comercial, Cultural e Empresarial de Plácido de Castro (ACCEPC), em parceria com o Sindicato Rural do município.
A feira contou com a presença da presidente da ACISA, Patrícia Dossa, e do presidente da Federacre, Rubenir Guerra, que destacaram a importância da integração entre as entidades empresariais do Acre como caminho para impulsionar o comércio e valorizar a produção regional. Também participou do encontro o presidente da ACCEPC, fortalecendo a articulação institucional no estado.
Segundo a ACISA, a iniciativa representa uma oportunidade para ampliar a visibilidade dos empreendedores locais e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico. Em colaboração com a Federacre, a entidade reafirmou o compromisso em apoiar projetos que estimulem a geração de renda, incentivem a produção e contribuam para o crescimento sustentável do Acre.
A feira marcou um passo importante para o município de Plácido de Castro, ao unir diferentes setores em torno de um mesmo objetivo: fortalecer o empreendedorismo e a agricultura familiar, pilares essenciais da economia acreana.
Você precisa fazer login para comentar.