Conecte-se conosco

Acre

Novos números da política do Acre, segundo o colunista Crica

Publicado

em

A pesquisa publicada no ac4horas para o Governo e Senado foi apenas referente a Rio Branco. Nela a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) aparecia um pouco à frente do deputado federal Gladson Cameli (PP) para o Senado. Mas com a chegada dos números do Juruá e somados aos da Capital, Gladson Cameli tem mais que o dobro da Perpétua. Qual a dedução que se chega? Com Anibal Diniz (PT) ou Perpétua Almeida (PCdoB), mesmo que só um deles saia candidato pela FPA, não será uma tarefa fácil derrotar Cameli na corrida para o Senado. E aí pesa o fato dele dividir bem na Capital e no Vale do Acre e vir com uma votação disparada do Juruá. É esse pelo menos o início do jogo. Se o jogo vai virar durante a campanha isso já é outra história. Outra dedução, nesse contexto, a candidatura de Diniz corre perigo de não se viabilizar

Minha opinião
Secretários e jornalistas que fazem a campanha contra os deputados, os boicotam em suas secretarias, conseguiram o que, a oposição, não conseguiu: rachar a base do governo na Aleac.

Não entenderam?
Quem ocupa cargo de confiança tem sempre de medir e pesar as declarações e ações, pois, sempre refletem no governo, e dessa vez de forma negativa, por atacar aliados no Parlamento.

Não podem criticar
E por isso não há como o governo condenar os ataques dos deputados Moisés Diniz (PCdoB) e Jonas Lima (PT), e os nove deputados da FPA assinarem o fim das pensões de ex-governadores.

Comparação incabível
É tosco se comparar a pensão de ex-governadores com a verba de gabinete. A pensão é discutível e vitalícia. A verba de gabinete dura enquanto durar o mandato do deputado.

Carta branca
Perguntei ontem a um dirigente do PCdoB se o deputado Moisés Diniz (PCdoB) tem o apoio da cúpula do partido em suas posições de rebeldia na Aleac. Resposta: “tem carta branca”.

Simplesmente ignorado
Dentro do PT é majoritária a corrente que, quer que o deputado Moisés Diniz (PCdoB) seja simplesmente ignorado. Querem ver até onde ele vai continuar esticando a corda.

Mexe com vidas
A falta de médicos em vários municípios brasileiros não pode ser resolvida simplesmente se contratando profissionais estrangeiros, dos quais não se conhece a formação, seria um crime.

Muito simples
Médicos formados no exterior querem trabalhar no Brasil? Nada a opor. Mas, desde que façam a prova de revalidação dos diplomas e sejam aprovados, sem isso é pôr vidas em risco.

Apostando no cansaço
O governo vai apostar no cansaço dos professores para acabar a greve. É que os professores ou hoje ou amanhã terão que de repor as aulas no período que durar o movimento grevista.

Fato inédito
O fato inédito dessa greve é que ela foi além da vontade dos sindicalistas que dominam o SINTEAC, boa parte ligada ao governo, que nas greves passadas arrumavam jeito de amaciar.

Manoel de saias
O PT já decidiu sua estratégia para a eleição do Sinteac: apoiar a candidatura da sindicalista Rosana da CUT, uma espécie de Manoel Lima de saias, quando se trata de fidelidade ao PT. Rosana é daquelas de dormir com a bandeira do PT debaixo do travesseiro.

Cansou de esperar
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) diz que cansou de esperar o senador  Petecão (PSD) pela unidade da oposição e agora resolveu sair candidato mesmo com várias candidaturas.

Lamenta pela unidade

Márcio diz que lamenta o fato da oposição ir com duas candidaturas ao governo e mais ainda com duas candidaturas ao Senado, com Gladson Cameli (PP) e Tião Bocalon pelo DEM.

Contribuição dada
Na sua avaliação, ele já deu a sua contribuição em diversas oportunidades quando recuou de candidaturas majoritárias para não rachar a oposição, mas dessa feita promete ir em frente.

Comendo chucrute
Enquanto isso o senador Sérgio Petecão (PSD) está na Alemanha comendo chucrute e tomando a cerveja mais famosa do mundo. Diz que é candidato ao governo até por cima da pausada e que se dane a oposição e seus dogmas de candidatura única a governador.

Estratégia errada
A oposição se arrependeu de propor um pacto de governabilidade ao Tião Viana. Esperavam seus dirigentes um debate intenso e como o governador não deu bola o plano fracassou.

Verdadeira intervenção
Foi uma decisão sensata do Tião Viana, aquilo não era “pacto”, era uma intervenção.

É improvável
É possível, mas improvável que o projeto do deputado Gilberto Diniz (PTdoB), que acaba a pensão de ex-governador seja votado até quinta-feira, última sessão antes do recesso.

Basta, urgente!
Ou o governador Tião Viana chama seus secretários e coloca as coisas nos eixos ou terá mais problemas com os deputados. Tem secretário que não recebe deputado, quando recebe é de cara feia e usa a máquina da secretaria para fazer campanha. Ainda é hora de conter isso.

Campeão da espinafração
Ninguém é mais espinafrado hoje pelos dirigentes da oposição que o ex-prefeito Tião Bocalon, por sua decisão de disputar o Senado. No entendimento dos dirigentes, isso só favorece a FPA. Atribuem esse fato à “ganância política” do seu principal conselheiro, o ex-prefeito Normando Sales. Acham que, se o Bocalon não ganhar estará sepultando de vez a sua carreira política.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo