Acre
Novos membros do Conselho Tutelar tomam posse em Epitaciolândia
Aconteceu nesta terça-feira dia 15, a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares do município de Epitaciolândia, no auditório do Centro de cultura e Florestania Raimundo Nonato da Rocha. Estiveram presentes o Exmo. Prefeito Dr. André Luiz Pereira Hassem, a Primeira Dama e Secretária de Cidadania e Ação Social Leanne Duarte Hassem, a Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Sueli Silva, Promotor de Justiça do Adolescente e Juventude Dr. Francisco Maia Guedes, Secretários, Autoridades Eclesiásticas e de outros órgãos e sociedade em geral.
Na Abertura do evento após a composição da mesa, a Presidente do CMDCA Sueli Silva empossou os cinco membros do Conselho tutelar que vão trabalhar no quadriênio de 2013 à 2016, Sendo: Ângela Maria – Eliade Maria – Elton Jhon – Liliane Viana e Marinez Soares.
Ao fazer usos da palavra a Secretária de Ação Social Leanne Duarte falou da importância do Conselho Tutelar e das responsabilidades do mesmo junto à sociedade, vamos está promovendo os meios cabíveis para que o mesmo possa desempenhar o papel em defesa de nossas crianças e adolescentes, ocasião em que parabenizou a todos os conselheiros recém empossados.
Para o Promotor de Justiça do Adolescente e Juventude o Dr. Francisco Maia Guedes a importância do Conselho é muito grande junto a sociedade pois tem o dever de zelar pela proteção de nossas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o Promotor ressaltou ainda que Epitaciolândia está em uma fronteira aberta para todos os tipos de crimes contra o menor, por isso necessita de uma atenção especial com nossas crianças.
O Prefeito André Hassem, parabenizou aos novos conselheiros e falou das ações que serão desenvolvidos na área social de Epitaciolândia “Somos conhecedores de todos os problemas em nossa cidade, conhecemos cada morador tanto na zona urbana quanto na zona rural, por isso vamos investir na base familiar oferecendo condições dignas para formarmos bons cidadãos”, finalizou o prefeito.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale











Você precisa fazer login para comentar.