fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Novo dispositivo detecta anticorpos contra a Covid em cinco minutos

Publicado

em

Ilustração mostra estrutura do óxido de zinco modificado com a proteína Spike e interação com os anticorpos
KARIN REGINA LEITE DE OLIVEIRA/DK DESIGN

Resultados revelaram acertos até maiores que o do teste convencional ELISA, padrão-ouro empregado atualmente

Testes rápidos, baratos e precisos continuam sendo essenciais para que os serviços de vigilância em saúde monitorem e contenham a disseminação do vírus SARS-CoV-2 e pesquisadores desenvolveram um sensor capaz de ajudar nesse objetivo.

O trabalho foi considerado relevante na área e teve destaque ao estampar a capa da revista ACS Biomaterials Science and Engineering.

Para desenvolver esse novo método diagnóstico o grupo utilizou um material usualmente conhecido na área de metalurgia, o óxido de zinco, combinado de forma inédita com o FTO, um vidro condutor de elétrons.

“Por meio dessa combinação inusitada e acrescentando uma biomolécula, a proteína viral Spike, foi possível desenvolver uma superfície com capacidade de detecção de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. A leitura do resultado se dá pela captação de sinal eletroquímico na superfície desenvolvida”, explica o químico Wendel Alves, professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e autor principal do artigo.

O eletrodo criado detectou anticorpos contra o novo coronavírus em amostras de soro em cerca de cinco minutos, com índice de sensibilidade de 88,7% e especificidade de 100%. Os resultados revelaram número de acertos até maiores que o do teste convencional ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática), padrão-ouro empregado atualmente.

O trabalho contou com apoio da FAPESP por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio) e de um Projeto Temático. Alves, que desenvolve pesquisas no Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados (LEMN) da UFABC, conta que o conhecimento de propriedades químicas, como o ponto isoelétrico da proteína Spike do SARS-CoV-2, permitiu desenvolver uma plataforma em que ela ficasse retida por meio da ligação eletrostática com os nanobastões de óxido de zinco.

Esse composto, aliás, tem sido cada vez mais utilizado na produção de biossensores por causa de sua versatilidade e propriedades químicas, ópticas e elétricas diferenciadas.

De fácil produção e utilização, o imunossensor tem também custo de fabricação relativamente baixo. “Ele foi viabilizado graças ao emprego do forte conhecimento do grupo de pesquisa sobre novos materiais e a habilidade de sintetizar nanobastões de óxido de zinco, os chamados ‘nanorods’, modificando a superfície de um vidro condutor, o FTO”, detalha Alves.

Esse processo permitiu criar um microambiente molecular favorável para a imobilização da proteína viral Spike sobre a superfície eletrocondutora, transformando essa construção em um dispositivo simples para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2.

A perspectiva do grupo é adaptar a plataforma para torná-la portátil, permitindo a conexão de dispositivos móveis para facilitar a detecção de anticorpos contra a COVID-19 e outras doenças infecciosas.

Análises e usos futuros

 

Para os testes, foram analisadas 107 amostras, divididas em quatro grupos: pré-pandemia (15); convalescentes de Covid-19 (47); vacinados sem resultado positivo anterior para a doença (25); vacinados com resultado positivo anterior (20). Os vacinados haviam recebido duas doses de CoronaVac, com quatro semanas de intervalo entre elas.

Um dos destaques ressaltados pelos pesquisadores é que os anticorpos detectados na plataforma desenvolvida podem ser tanto de infecção pelo coronavírus quanto de resposta imunológica induzida por uma vacina.

Essa segunda aplicação é bastante importante para auxiliar as ações de saúde pública ao monitorar a eficácia de diferentes programas e campanhas de vacinação.

O trabalho é assinado por pesquisadores da UFABC e do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), que apontam a importância desse monitoramento das taxas de soroconversão e soroprevalência da imunidade gerada após vacinação.

O dispositivo está atualmente validado para detecção de imunidade induzida pela CoronaVac, mas o grupo pretende expandir para testar também a resposta de outros fabricantes, como Pfizer e AstraZeneca.

Uma das vantagens do eletrodo desenvolvido é sua arquitetura flexível, tendo potencial para outras aplicações biomédicas e de diagnóstico a partir de adaptações e personalizações. “A tecnologia gerada é uma plataforma de biossensoriamento versátil. Com o domínio dessa tecnologia é possível modificá-la e customizá-la para detecção sorológica de outras doenças de interesse para a saúde pública”, aponta Alves.

Comentários

Flash

ICMBio e Prefeitura promovem Projeto “Amigos da Biodiversidade” para alunos em Epitaciolândia

Publicado

em

O Projeto Financiado pelo ICMBio, ARPA, com parceria com Ifac, Ufac e Prefeitura de Epitaciolândia, tem como objetivo mostrar a importância da preservação da nossa fauna e flora.

O projeto levou alunos da rede de ensino municipal de Epitaciolândia, até a o Seringal Nova Esperança na residência do Senhor José Rodrigues de Araújo mais conhecido como Doutor da Borracha na comunidade do Mato Grosso.

Segundo informou a técnica ambiental do ICMBio Muriele Furtado, neste evento foi levado para a comunidade exposição cientifica, jogos matemáticos, e uma caminhada na trilha ecológica que contou com o guia Doutor da Borracha, na ocasião, foi mostrado todo o auditório ecológico e fábrica de sapatos produzidos com látex e o ateliê dele juntamente com toda família.

O objetivo do ICMBio é incentivar essa prática ecológica, incentivar que os artesãos de todo estado do Acre possam continuar com seu trabalho levando em conta a preservação natural.

Para José Rodrigues de Araújo (Doutor da Borracha), receber alunos e autoridades é sempre uma alegria, pois é uma boa oportunidade para falar da importância da preservação do meio ambiente.

Estiveram presentes o Prefeito Sérgio Lopes acompanhado da secretaria de educação Eunice Maia Gondim, Zé Maria (Açúcar) Presidente da Amoprelândia, assessores e técnicos do ICMBio.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com auxílio de helicóptero, Polícia Civil prende homem que tentou matar companheira e filha na zona rural de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Ascom/PCAC

Na tarde desta quarta-feira, 29, a Polícia Civil do Acre (PCAC) deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um homem, das iniciais A. A. dos S., de 44 anos, por ter praticado duplo feminicídio tentado, contra a ex-companheira dele e uma filha do casal.

O crime, ocorrido no dia cinco do corrente mês, chegou ao conhecimento da Polícia Civil, logo após as vítimas se deslocarem da comunidade Três Bocas para procurarem atendimento no Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul.

A partir da investigação, houve representação perante o Poder Judiciário pela prisão preventiva, cuja ordem judicial foi cumprida hoje.

Destaca-se que o local onde o crime ocorreu fica distante aproximadamente 10 horas da sede do município de Cruzeiro do Sul, se realizado o deslocamento por meio fluvial, razão pela qual optou-se pelo emprego do helicóptero do CIOPAER, conforme apoio prestado pela SEJUSP e Polícia Civil.

O caso tramita em sigilo e demais informações somente poderão ser repassadas após a finalização da investigação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Dia produtivo de articulação e parcerias marca agenda da Prefeita Fernanda Hassem na ALEAC

Publicado

em

A prefeita Fernanda Hassem, acompanhada pelo Deputado Estadual Tadeu Hassem, protagonizou um dia repleto de agendas positivas na busca por investimentos para Brasileia. A gestora percorreu gabinetes na Assembleia Legislativa do Acre, adotando uma abordagem incansável ao apresentar projetos e demandas cruciais para o município.

Com determinação, a prefeita bateu de porta em porta, expondo as necessidades de Brasileia aos demais deputados estaduais. A articulação estratégica resultou em uma série de reuniões promissoras, onde foram discutidos possíveis investimentos e parcerias.

Fernanda Hassem destacou a importância desses encontros para o desenvolvimento sustentável de Brasileia, ressaltando a necessidade de apoio legislativo para concretizar os projetos em andamento. As reuniões foram marcadas por um clima otimista, e a prefeita expressou sua confiança nas parcerias firmadas durante o dia.

A atuação conjunta da prefeita Fernanda Hassem e do Deputado Estadual Tadeu Hassem, fortalece a representação de Brasileia no cenário político estadual, abrindo portas para investimentos que prometem impulsionar o crescimento e a qualidade de vida no município. O trabalho da gestora e sua equipe reflete o seu comprometimento junto aos munícipes.

Comentários

Continue lendo

Em alta