Acre
Novo cadastro pode beneficiar até 8 mil pescadores artesanais no AC
Até 8 mil pescadores do Acre que estavam com carteiras pendentes neste ano poderão receber o retroativo do seguro-desemprego do pescador artesanal após março de 2017. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Pescadores do Estado do Acre.
Na oportunidade foi confirmado que, nesta atual temporada do seguro-defeso, até 10 mil pescadores estão com o pagamento do benefício garantido. O pagamento, que começará a ser feito em dezembro, vai injetar quase R$ 8,5 milhões na economia local.
Cadastro
De acordo com o presidente do sindicato, neste ano, 8 mil pescadores perderam o período de recadastramento e outros 3 mil tiveram a carteira cancelada definitivamente por irregularidades.
Porém, depois de ir a Brasília, na última semana, o grupo de líderes sindicais representativos da categoria conseguiu negociar com o Ministério da Agricultura Pecuário e Abastecimento (Mapa) que seja feito um novo recadastro geral dos pescadores de todo o Brasil começando do zero. Serão canceladas todas as carteiras para fazer um novo recadastramento geral.
A medida vai beneficiar esses 8 mil pescadores que estavam com a carteira suspensa e não poderão receber dentro do período normal do defeso – de 15 de dezembro à 15 de março de 2017.
Depois de se recadastrarem, esses trabalhadores irão receber já a partir de março as quatro parcelas de uma vez. No total, o Acre conta 15 mil pescadores cadastrados, mas destes apenas 5 mil devem receber o benefício dentro do prazo normal.
O seguro-defeso iniciou a recepção das solicitações ainda no mês de outubro com a ajuda das associações, colônias e representações.
As informações são do Jornal A Tribuna.
Comentários
Acre
Assis Brasil cresce 23% na alfabetização e ultrapassa meta do Governo Federal
O município de Assis Brasil alcançou um resultado histórico no Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta criada pelo Governo Federal para incentivar a alfabetização na idade certa em todo o país.
De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2026, o município saiu de 49% de desempenho em 2024 para 72% em 2025, representando um avanço significativo de 23 pontos percentuais. O resultado coloca Assis Brasil entre os destaques da regional do Alto Acre, registrando o segundo maior crescimento da região.
Além disso, o município superou a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era de 66%, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública.
O Alto Acre, como um todo, também se destaca no cenário estadual, sendo a segunda regional com melhor desempenho, evidenciando o esforço conjunto dos municípios da região.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, celebrou a conquista e destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o avanço: “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo. Quero agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vanderleia Teixeira, aos gestores escolares, professores, servidores e a todos que fazem a educação acontecer em nosso município.”
O gestor também ressaltou o papel fundamental das famílias no processo educacional: “A dedicação dos pais é essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento e se desenvolvam plenamente.”
O avanço no indicador reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas eficientes, voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, garantindo um futuro com mais oportunidades para todos.
Comentários
Acre
Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso
Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó
Comentários
Acre
Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre



Você precisa fazer login para comentar.