Geral
Novenário de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (5) em Cruzeiro do Sul; confira a programação
Tema do novenário neste ano é: “Nossa Senhora da Glória, Aqui Estão Teus Filhos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/p/7/iNyJA8RQaCpAWLFI0iGw/procissao-czs.jpg)
Novenário de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (5) em Cruzeiro do Sul — Foto: Glédisson Albano/Rede Amazônica Acre
Uma celebração de fé, que reúne centenas de fiéis de várias partes do estado, o novenário de Nossa Senhora do Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul e dos outros municípios do Juruá começa nesta sexta-feira (5).
“Está tudo encaminhado, vamos ter as celebrações à noite, depois a procissão no dia 15, o arraial todas as noites. Então, está tudo muito bem encaminhado, graças a Deus vai ser na forma presencial como era antes da pandemia” disse o bispo Dom Flávio Giovanale.
O tema do novenário neste ano é: “Nossa Senhora da Glória, Aqui Estão Teus Filhos”. A abertura oficial do evento contará com a missa e hasteamento de bandeiras. Um dos momentos mais esperados é o encerramento no dia 15 de agosto com procissão, quando são esperados mais de 40 mil fiéis.
Nos últimos dois anos, a tradicional procissão ficou suspensa por causa da pandemia, e o encerramento da festa ocorreu apenas com carreata, que agora está incorporada nas atividades. Além disso, outra novidade a ser incorporada é a corrida que ocorreu em 2019, mas não estava na programação oficial.
“Vamos ter as 12 bandeiras dos municípios da Diocese, lembrando que nossa Senhora da Glória é padroeira da Diocese toda, então vai ter as bandeiras nas paredes da catedral ampliando o sentido da festa. E cada noite vai ser homenageado um ou dois municípios da Diocese”, pontuou.
- 05 de Agosto – Abertura com hasteamento das bandeiras
- 14 de Agosto às 6h da manhã – Corrida
- 15 de Agosto – Missa de encerramento campal, procissão e show de encerramento com Frei Renã Barros.
Nesse período ainda ocorrem as missas como parte da programação.
Comentários
Geral
Suspeito de matar primo por disputa envolvendo carne de tatu é executado a tiros em Mâncio Lima
Homem de 24 anos foi assassinado dentro de residência no bairro Cobal; polícia investiga possível ligação com homicídio ocorrido em novembro

Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal, em Mâncio Lima, nesta quarta-feira (31). Ele era suspeito de ter assassinado o próprio primo, Claudemir Cruz Vieira, de 26 anos, em um crime ocorrido no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar realizou diligências na região, enquanto a Polícia Civil esteve no local para iniciar as investigações e apurar se a execução tem relação direta com o homicídio registrado anteriormente.
O primeiro crime aconteceu no dia 30 de novembro, na Comunidade São Salvador, zona rural do município. De acordo com a Polícia Militar, os dois primos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica e acabaram se desentendendo por causa da divisão da carne de um tatu caçado no dia anterior. Durante a briga, Carlos teria desferido golpes de faca contra Claudemir, que não resistiu aos ferimentos.
Após o homicídio, Carlos foi contido por familiares e levado à Comunidade Belo Monte, onde acabou sendo preso pela Polícia Militar. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Doutor Abel Pinheiro Maciel Filho e, em seguida, foi encaminhado à delegacia. A arma utilizada no crime não foi localizada.
A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da morte de Carlos César e a possível motivação do assassinato.
Comentários
Geral
Vídeo: Incêndio de grandes proporções destrói residência no bairro José Augusto, em Rio Branco
Uma residência foi consumida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta terça-feira (30), na Rua Atlético Grêmio Sampaio, no bairro José Augusto, em Rio Branco. As chamas puderam ser vistas a longa distância e mobilizaram moradores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Segundo testemunhas, havia pessoas dentro do imóvel no momento em que o fogo começou. Ao perceberem as chamas, os moradores conseguiram deixar a casa rapidamente e pediram ajuda a vizinhos. Com baldes de água, os moradores da região conseguiram resfriar as duas casas vizinhas, evitando que o incêndio se alastrasse para outros imóveis.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e enviou duas guarnições ao local. Após um trabalho intenso de combate às chamas, o fogo foi controlado e foi iniciado o rescaldo para eliminar focos remanescentes.
A Polícia Militar isolou as ruas transversais para garantir a segurança da área e facilitar a atuação dos bombeiros. Não houve registro de feridos.
A família que morava na residência atingida foi amparada por vizinhos e recebeu apoio imediato. Após o controle total do incêndio e a conclusão do rescaldo, o local foi liberado para acesso dos moradores e as vias foram reabertas ao tráfego.
As causas do incêndio ainda serão apuradas.
Comentários
Geral
Gefron apreende cinco toneladas de drogas e causa prejuízo de R$ 114 milhões ao crime no Acre
Grupo de Fronteira divulga balanço desde 2019 e anuncia reforço no patrulhamento fluvial no Vale do Juruá

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) divulgou nesta terça-feira (30) o balanço de suas atividades desde a criação da unidade, em 2019, até o momento. Os números refletem a intensificação das ações de combate ao crime organizado em diversas regiões do Acre.
De acordo com o relatório, ao longo do período foram apreendidas cerca de cinco toneladas de drogas, além de 210 armas e aproximadamente 680 mil maços de cigarros contrabandeados. As operações resultaram na prisão de 980 pessoas e geraram um prejuízo estimado em R$ 114 milhões às organizações criminosas. Os dados foram apresentados pelo coordenador do Gefron, coronel Assis.
Reforço no patrulhamento fluvial
As ações do Gefron devem ser ampliadas a partir de 2026 com o reforço do patrulhamento fluvial. O grupo recebeu uma lancha equipada com motor de 200 HP, que irá fortalecer a atuação nos rios do Vale do Juruá. A embarcação chegou no último fim de semana a Cruzeiro do Sul, onde ficará baseada de forma permanente.
Segundo o coronel Assis, a nova lancha permitirá deslocamentos mais rápidos e maior presença policial em áreas estratégicas. “De Cruzeiro do Sul até Marechal Thaumaturgo, que é a cidade mais distante da região de fronteira, conseguimos chegar em pouco mais de quatro horas”, explicou.
O coordenador destacou ainda a integração das forças de segurança na região. “Cruzeiro do Sul é uma cidade estratégica do Juruá. Hoje contamos com o CIOPAER, com capacidade aérea de resposta imediata, e agora também com o Gefron no modal fluvial, com uma lancha de grande velocidade para atender ocorrências emergenciais”, afirmou.
Para o mês de janeiro, além do patrulhamento fluvial preventivo, o Gefron já tem ações programadas na região, incluindo uma ação social na comunidade Três Bocas e o policiamento durante o Novenário de São Sebastião, em Marechal Thaumaturgo, com apoio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).
Nos próximos dias, uma embarcação com as mesmas características passará a reforçar também a atuação do Gefron na regional do Alto Acre.


Você precisa fazer login para comentar.