Extra
Nova Rainha e Princesa do Rodeio 2023 são escolhidas em noite de festa em Rio Branco
Centenas de pessoas acompanham a coroação da Rainha do Rodeio 2023. Regional do Alto Acre é destaque novamente
Com uma grande festa sertaneja em frente ao Palácio Rio Branco, na capital acreana, centenas de pessoas acompanharam a coroação de Lohana Martins como a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023 e Maiane Sobrinho como Princesa, neste domingo, 23.
O concurso que elegeu a nova realeza contou com o apoio do governo do Acre, Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Sete), Associação dos Colunistas do Acre (Acos) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), além de empresas parceiras e fazendas.

Rainha e Princesa do Rodeio da Expoacre 2023 receberam a coroação neste domingo, 23. Foto: Neto Lucena/Secom
Soberana em 2022, Sarah Aiache passou a faixa com orgulho para a nova realeza representante da empresa parceira da festa, Atacadão do Celular. A nova Rainha do Rodeio recebeu ainda o prêmio de R$3 mil da Acisa e presentes de empresas parceiras.

“Eu não tenho palavras para descrever. Eu era a atual princesa mas não desisti do meu sonho e passei um ano trabalhando. É muito emocionante para mim. É um sonho que estou realizando”, comemorou a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023.
O concurso também coroou Maiane Sobrinho como Princesa do Rodeio. A representante da Fazenda Bom Retiro recebeu a premiação no valor de R$2 mil da Acisa e regalos de empresas parceiras.

Lohana Martins e Maiane Sobrinho são Rainha e Princesa da Expoacre 2023. Foto: Neto Lucena/Secom
“Eu descontei na passarela tudo o que eu senti esses dias. Foi choro e alegria, tudo ao mesmo tempo, e no final deu tudo certo. Não conquistei o primeiro lugar e fiquei em segundo, mas sou grata por tudo”, afirmou a Princesa do Rodeio.

Dezesseis finalistas disputaram o título de Rainha do Rodeio, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
As finalistas disputaram provas como o toque do berrante e estoura-muxinga, feito com o estalo do chicote. Jurado no concurso, o influencer Pablo Charife explicou que o conjunto performado pelas finalistas foi fundamental para a escolha daquela que representa a Expoacre 2023.
Parcerias de sucesso
Além do apoio institucional, as empresas Ipê Empreendimentos, Auto Posto Amapá, Atacadão do Celular e Du Norte Concessionária Renault enviaram candidatas para a final do concurso. A produção também teve o patrocínio dos empreendimentos Stanley Hair, Agroboi, Sem Fronteiras, Zé Lopes e Unimed.

As finalistas disputaram provas como o toque do berrante e o estoura-muxinga, feito com o estalo do chicote. Foto: Neto Lucena/Secom.
Representando as fazendas Diamante, Soberana, Capixaba, Itaituba, Bom Retiro e Nova Era, seis finalistas disputaram o título de nova Rainha do Rodeio. Os municípios de Sena Madureira, Rodrigues Alves, Capixaba, Plácido de Castro, Xapuri e Cruzeiro do Sul também enviaram representantes para a disputa do título.

Marcelo Messias foi um dos jurados do concurso. Foto: Neto Lucena/Secom
“É sempre uma alegria contribuir para essa festa tradicional que escolhe a representante da Cavalgada e da Expoacre 2023. É uma linda festa, feita com o apoio do Estado, da nossa secretaria e parceiros”, declarou o secretário de Empreendedorismo e Turismo, Marcelo Messias.

Os organizadores Roberta Lima (à esquerda) e Gigi Hanan (à direita) posaram com os apresentadores Diego Gurgel e Maykeline Maia. Foto: Neto Lucena/Secom
“Estamos há 23 anos promovendo o concurso e expandindo. Além das dez finalistas da capital, tivemos seis representantes dos municípios. É um evento sensacional e que está crescendo cada vez mais”, celebrou um dos organizadores, Gigi Hanan.
Expoacre 2023
Após a coroação, a Rainha do Rodeio abre alas da Cavalgada de abertura da Expoacre 2023, no próximo sábado, 29, em Rio Branco. A previsão é de que a feira agropecuária supere as edições anteriores. “Temos um trabalho de cada vez mais melhorar a Expoacre, em um momento inovador e tecnológico. Vamos fazer a melhor feira de todos os tempos”, enfatizou o secretário de Governo, Alysson Bestene.

Coordenador da Expoacre 2023, o secretário de Governo, Alysson Bestene, garante novidades nesta edição da feira agropecuária. Foto: Neto Lucena/Secom
Presente no evento, a secretária de Comunicação Nayara Lessa apreciou o desfile das musas finalistas acompanhada dos secretários de Governo, Alysson Bestene; de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita; e de Agricultura, Luiz Tchê.
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.



























































































































Você precisa fazer login para comentar.