Conecte-se conosco

Cotidiano

Nos pênaltis, Trem fatura bi no Amapaense, último estadual de 2022

Publicado

em

Clube disputará Copas Verde e do Brasil, e Brasileiro Série D em 2023

Por Lincoln Chaves – Repórter da EBC – São Paulo

Os 27 campeões estaduais de 2022 já são conhecidos no futebol brasileiro. O último a integrar a relação foi o Trem, ao conquistar o título amapaense na noite da última segunda-feira (26), ao derrotar o Independente nos pênaltis, por 9 a 8, após empate por 1 a 1 no tempo normal no Zerão, em Macapá.

A Locomotiva passa a integrar um grupo de 15 clubes brasileiros que levantaram o troféu estadual de forma consecutiva neste ano. Foi o segundo título seguido da equipe rubro-negra, que chegou a sete na história do Amapaense, sendo o quinto na era profissional do campeonato, iniciada em 1991 – entre 1944 e 1990, o torneio era considerado amador.

O título credencia o Trem às disputas das Copas Verde e do Brasil, além da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Será o segundo ano consecutivo da equipe rubro-negra como representante do Estado nos torneios nacionais. Em 2022, os amapaenses caíram na primeira fase da Copa do Brasil e da Série D. Ainda não há definição sobre a realização da Copa Verde neste ano.

O Trem saiu na frente aos 18 minutos do primeiro tempo, com o meia Tharcio cobrando falta. Antes do intervalo, a partida ficou quase 40 minutos paralisada, devido à forte chuva que desabou em Macapá e encheu o Zerão de poças. Na etapa final, aos 22 minutos, o atacante Joilson Lukaku, de cabeça, empatou para o Independente. A decisão foi para os pênaltis. Coube aos goleiros decidirem, após a igualdade em por 8 a 8. Dida, da Locomotiva, converteu a cobrança e defendeu o chute de Lucas Diniz, assegurando a taça aos rubro-negros.

Além do Trem, outros nove times foram bicampeões estaduais em 2022: Manaus (Amazonense), Atlético-BA (Baiano), Brasiliense (Brasiliense), Real Noroeste (Capixaba), Cuiabá (Mato-Grossense), Campinense (Paraibano), Náutico (Pernambucano), Sergipe (Sergipano) e Tocantinópolis (Tocantinense). O Sampaio Corrêa e o Atlético-MG levaram as taças maranhense e mineira, respectivamente, pelo terceiro ano consecutivo. O Fortaleza conquistou o Cearense pelo quarto ano seguido, enquanto o Grêmio foi penta no Gaúcho. A maior dinastia, no entanto, é a do São Raimundo em Roraima: sete títulos em sequência.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo