Cotidiano

No último ato de Tite, suas escolhas causam polêmica em eliminação

OGol

O final da ‘Era Tite’ não foi do jeito que o técnico e os brasileiros queriam. O sonho do hexa foi interrompido mais uma vez, agora pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. A dolorida derrota brasileira aconteceu apenas nos pênaltis, após chegar a sair na frente na prorrogação e ceder empate.

Até Marquinhos caminhar para bater sua penalidade e a derrota brasileira ser sacramentada, houve uma longe jornada Estádio Education City. O Brasil viu a Croácia fazer um belo primeiro tempo, esboçou uma reação do segundo tempo e balançou a rede com Neymar, até um contra-ataque aos 116 minutos ser suficiente para os croatas marcarem em sua única finalização no alvo.

Com isso, as alterações de Tite entram em cena. Aos 11 minutos da etapa final, Antony entra na vaga de Raphinha. Pouco depois, Vinicius Júnior sai para a entrada de Rodrygo. Ter um banco de reservas tão poderoso certamente era uma arma para o técnico brasileiro, mas suas escolhas causaram polêmicas e deixaram torcedores insatisfeitos.

Vinicius Jr não fazia partida brilhante, mas ainda era um dos jogadores brasileiros mais participativos, tentando lidar com a fortíssima marcação de Juranovic. Uma saída precoce do melhor jogador do setor ofensivo da Seleção na Copa do Mundo, com várias participações em gol, não agradou.

Durante o jogo, foi nítida a superioridade croata no setor do meio-campo por grande parte da partida. Era algo que Tite provavelmente já esperava ao escalar quatro jogadores de frente e ter Neymar tão apagado na partida, mas não houve nenhum movimento para tentar corrigir isso, enquanto Modric desfilava no gramado aos 37 anos.

Para os minutos finais, com uma Croácia já praticamente entregue ao cansaço, Tite colocou Pedro no lugar de Richarlison. Após fazer duas mudanças antes dos 20 minutos, o técnico voltou a mexer na equipe só aos 40, buscando explorar possíveis jogadas pelo alto em uma pressão.

Veio a prorrogação e o gol de Neymar. Mesmo assim, Tite troca apenas Lucas Paquetá por Fred. Além disso, dá alguns minutos a Alex Sandro no lugar de Éder Militão. Segundo o treinador, o zagueiro improvisado de lateral estava com cãibras, mas foi Danilo quem se arrastou defensivamente no gol da Croácia.

Nas penalidades, talvez a decisão mais controversa, mesmo que não seja responsabilidade exclusiva de Tite. Neymar, um dos melhores cobradores de pênalti do mundo, ficou para a última cobrança… que nunca aconteceu. Na coletiva, explicou que o principal jogador ficaria para o momento mais decisivo.

Tite encerra sua passagem na Seleção Brasileira com 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates, seis derrotas e um título de Copa América no currículo. O treinador confirmou sua saída, mas ainda não deu pistas do seu futuro como comandante após seis anos no cargo de maior prestígio do futebol brasileiro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação