Conecte-se conosco

Geral

No Dia Mundial da Saúde Mental, psicólogo dá dicas para cultivar o equilíbrio emocional

Publicado

em

A pandemia de covid-19 tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo. Para o controle do vírus, a medida mais eficaz adotada pelos governos, enquanto a vacina não estava disponível, foi o isolamento social. Esse novo estilo de vida, associado ao medo de contaminação, à mortes de entes queridos, à falta de contato físico, à sobrecarga de trabalho para alguns e dificuldades econômicas para outros, acabou afetando não só a rotina, mas também a saúde mental das pessoas. No mundo todo, os casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% durante a pandemia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

João Auricélio é psicólogo da Sesacre. Foto: cedida

Mais do que nunca, uma vida saudável requer cuidados físicos, mentais e emocionais, para que possa haver um ajuste ao “novo normal”. E falar sobre isso é fundamental, especialmente, no Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado nesta segunda-feira, 10 de outubro.

Por isso, seguem algumas dicas do psicólogo da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), João Auricélio da Silva, sobre a proteção à saúde psíquica.

1. Descanse e se alimente bem: o primeiro passo para cuidar da saúde mental é ter momentos de descanso diante da rotina agitada que o cotidiano oferece e alimentar-se bem.  Se você está encontrando problemas para descansar, invista em atividades como relaxamento, meditação ou yoga.

2. Filtre o acesso a notícias: você sabia que as notícias que mais movimentam a internet são as que trazem informações sobre acontecimentos ruins? Isso afeta diretamente a qualidade da saúde mental da população, que tem piorado com o avanço da pandemia. Portanto, dê espaço para informações que tragam bem-estar.

3. Mantenha contato social, busque uma rede de apoio saudável, com familiares, amigos ou até mesmo um animal de estimação.

4. Faça psicoterapia, cuide de sua saúde.

5. Pratique um hobby, atividade física, caminhadas, corridas ou ande de bicicleta.

6. Evite o uso de drogas ou substâncias que causam dependência.

7. Durma à noite, pelo menos 8 horas e ingira água.

8. Mantenha a rotina de autocuidado, mesmo que trabalhando em casa.

9. Busque focar-se em objetivos, para continuar crescendo e expandindo seus sonhos.

10. Em caso de crise, pensamentos suicidas ou sofrimento psicológico procure imediatamente ajuda em um Centro de Atendimento Psicossocial

Rio Branco

Caps Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas:
Rua Luiz Z. da Silva, 364 – Conj. Manoel Julião
CEP: 69912-000 – Rio Branco – AC
Tel: (68) 3224-2577 / 3227-5134 (fax)
[email protected]

Caps Samauma:
R. Vênus, 316 – Morada do Sol, Rio Branco – AC, 69910-470
Telefone:06832239532
Hospital de Saúde Mental
Av. Sobral, 663 – Aeroporto Velho, Rio Branco – AC, 69900-000
Telefone: 32256434

Cruzeiro do Sul

CAPS Náuas – Tereza Biloto:
Rua Tarauaca, 84 – COAB
CEP: 69980-970 – Cruzeiro do Sul – AC
Tel: (68) 3322-1060

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro

Publicado

em

Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada 

A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.

Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.

Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.

Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.

No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.

O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco

Publicado

em

Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada 

O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.

Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.

Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.

A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.

Comentários

Continue lendo