Conecte-se conosco

Acre

No Brazil China Meeting, governador Gladson Cameli impulsiona parcerias e relações econômicas em evento estratégico

Publicado

em

O Brazil China Meeting, evento que reúne líderes governamentais e empresariais dos dois países, testemunhou a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, nesta sexta-feira, 12. O evento, iniciado na última quarta-feira nas cidades de Shenzhen e Hong Kong, na China, destaca não apenas o potencial estratégico do Acre, mas também a importância do Brasil nas interações econômicas globais, especialmente com a China, o segundo maior parceiro comercial do país.

Cerca de 160 líderes de governos, setor privado e acadêmico dos dois países estiveram presentes. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento, organizado pelo jornal Valor Econômico e o grupo Lide, que reúne executivos do mundo todo, reuniu cerca de 160 líderes de governos, setor privado e acadêmico dos dois países. Com foco em ampliar a cooperação mútua no campo econômico, destacou-se a abertura para investimentos e parcerias estratégicas. Entre os participantes estavam autoridades como o governador Wilson Lima (Amazonas), o vice-governador Felício Ramuth (São Paulo) e Luis Felipe Arellano, secretário da Fazenda da capital paulista. Os ex-ministros Katia Abreu e Raul Jungmann também estiveram presentes.

“A participação do Acre no Lide e nesta viagem à China destaca nossa região como uma oportunidade de protagonismo no cenário econômico global. Essa iniciativa reforça laços comerciais e abre portas para investimentos estratégicos. Estamos construindo pontes para o desenvolvimento sustentável e fortalecendo o Acre como um parceiro de destaque para negócios internacionais, envolvendo nosso setor produtivo e área ambiental, principalmente. Esta jornada é crucial para ampliar oportunidades e consolidar relações duradouras”, destacou o governador Gladson Cameli.

Para Gladson Cameli, evento é oportunidade de protagonismo do Acre no fortalecimento das relações brasileiras com a China. Foto: Diego Gurgel/Secom

Fundador do Lide e atual co-chairman, o ex-governador de São Paulo, João Doria, fez questão de agradecer a presença do governador Gladson Cameli: “Este é um ambiente acima de tudo para fazermos negócios. E eu quero fazer algumas menções aqui, ao governador Gladson Cameli, que fez uma longa viagem pra estar aqui conosco. Então, Gladson, muito obrigado. O senhor está aqui, foi deputado federal, foi senador, tem vários mandatos, começou muito jovem, continua jovem, mas começou muito jovem na vida pública e hoje carrega a importância do Estado do Acre”.

Explorando Oportunidades com a Tencent

No centro das atenções nesta sexta-feira estava a visita da comitiva brasileira à Tencent, a segunda maior empresa tecnológica do mundo, que desempenha um papel importante nos setores de jogos, redes sociais e serviços online, além de uma gama gigantesca de inovações em diversos setores. Fundada em 1998, a Tencent é reconhecida globalmente por suas contribuições significativas, desde a popular plataforma de rede social WeChat até participações em empresas renomadas como Riot Games e Supercell.

Tencent é a segunda maior empresa de tecnologia do mundo e a maior da China. Foto: Samuel Bryan/Secom

Apesar de já possuir 23 pontos de presença no Brasil, a Tencent expressou seu interesse em expandir ainda mais sua atuação, incluindo investimentos nas áreas de inteligência artificial na saúde e soluções para o agronegócio, pontos que foram de grande interesse para o governador do Acre. A visita da comitiva liderada por Gladson Cameli ofereceu uma oportunidade única para estreitar laços e explorar colaborações bilaterais.

Potencial de exportação do Brasil para a China

Em sua presença no evento, o governador Cameli ressaltou o potencial de crescimento das exportações brasileiras para a China, estimando um aumento de 76% até o final de 2030. A Região Norte, com destaque para o Acre, apresenta um potencial de crescimento de 125,8% nos próximos cinco anos. O setor de agronegócio, especialmente a logística, foi apontado como uma grande oportunidade de investimentos.

Governador do Acre se interessou por soluções tecnológicas na área da saúde e inteligência artificial para agronegócio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Em nossa visita à Tencent, exploramos oportunidades incríveis para o Acre, desde tecnologia de saúde, até agronegócio. Destaquei nosso estado como peça-chave no corredor de produção para a Ásia, reforçando nosso compromisso com práticas sustentáveis e a proximidade do Acre com o caminho para o Pacífico. O Acre está aberto para parcerias duradouras e lucrativas, alinhadas com nosso passado e prontas para construir um futuro de prosperidade com a China”, afirmou o governador.

A presença do governador do Acre ganhou destaque pela relevância estratégica do estado. O Acre já se posiciona entre os cinco estados brasileiros com maior crescimento percentual nas exportações para a China. A visita de Cameli reforça a importância do corredor rodoviário ligando a produção brasileira aos portos do Pacífico, apresentando o estado como estratégico nesse processo.

Oportunidades no Acre: logística, agronegócio e biotecnologia

No Brazil China Meeting, Cameli enfatizou as vantagens logísticas e de produção do Acre, estrategicamente posicionado entre o corredor de grãos e proteínas do Brasil e a Estrada do Pacífico. O estado, além de colher safras recordes de grãos, destaca-se na produção de carne suína e bovina, respeitando padrões sanitários internacionais e promovendo a preservação ambiental.

João Doria e o governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

Além das vantagens tradicionais, o governador apresentou oportunidades no campo da biotecnologia, explorando o vasto potencial de espécies vegetais desconhecidas na região. Estima-se que mais de quatro mil espécies possam ser estudadas e desenvolvidas para diversos setores, incluindo alimentação, cosméticos e farmacologia.

Em suas palavras, Cameli destacou a sólida colaboração entre Brasil e China em ciência, energia e agronegócio. O governador enfatizou a importância de uma relação pragmática, segura e de longo prazo para os investimentos chineses. Convidando os empresários chineses a explorarem as potencialidades do Acre, ele reforçou a harmonia entre a produção sustentável, o respeito ambiental e as oportunidades de negócios.

Perspectivas promissoras para as relações Brasil-China

A presença ativa do governador Gladson Cameli no Brazil China Meeting não apenas reforçou a importância do Brasil na cena econômica global, mas também abriu portas para parcerias e investimentos estratégicos entre o Acre e a China. Com uma visão de colaboração mútua, o evento destaca as perspectivas promissoras para as relações bilaterais entre os dois países.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo