Conecte-se conosco

Cotidiano

No Acre, mais de 60 mil títulos de eleitor foram cancelados; saiba como consultar sua situação

Publicado

em

Os eleitores que não compareceram ao procedimento no prazo estipulado e ainda estão com o título cancelado não poderão votar

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) esclarece que o cadastramento biométrico obrigatório foi realizado em 12 municípios do Estado: Assis Brasil, Bujari, Senador Guiomard, Porto Acre, Xapuri, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Acrelândia, Capixaba e Plácido de Castro.

O prazo para realizar o recadastramento encerrou em maio deste ano. E de acordo o órgão, em todo o Acre, 60.425 estão cancelados (incluindo óbitos), destes 24.824 na Capital e, em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, os números chegam a mais de 8 mil títulos cancelados.

Nessas cidades, os eleitores que não compareceram ao procedimento no prazo estipulado e ainda estão com o título cancelado não poderão votar. Em caso de dúvida, o eleitor pode consultar a situação do seu título no site do Tribunal, pelo endereço http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-quitacao-eleitoral.

Nos demais municípios acreanos a biometria foi realizada de forma não obrigatória (sem prazo final), ou seja, os eleitores que não realizaram o procedimento poderão votar normalmente nas Eleições Gerais de 2018, desde que não estejam com o título cancelado por outro motivo ou suspenso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Universidade de Cobija (UAP) realiza feira para facilitar emissão de carteira de motorista a estudantes Brasileiro

Publicado

em

Evento ocorre no sábado (28) no campus Las Palmas, com pré-atendimento nos dias 24 e 25; iniciativa articula universidade, serviço de identificação e polícia departamental

A Federação Universitária Local da Universidade Amazônica do Pando (UAP), em parceria com o Serviço Geral de Identificação Pessoal (SEGIP) e a Polícia Departamental, realizará neste sábado (28) uma feira institucional voltada à emissão de carteiras de habilitação para veículos de duas e quatro rodas. O evento ocorre no campus Las Palmas e tem como público-alvo estudantes universitários e seus familiares.

Nos dias 24 e 25, os alunos poderão iniciar os procedimentos no campus, com atividades prévias de orientação e acompanhamento. A iniciativa busca aproximar o serviço público da comunidade acadêmica, garantindo conforto e segurança dentro do espaço universitário.

A UAP destacou que a ação reforça o compromisso com a formação integral dos alunos e sua autonomia como futuros profissionais, fortalecendo a articulação institucional em benefício da comunidade universitária.

O objetivo do evento é aproximar o procedimento de obtenção da carteira de motorista para veículos de duas e quatro rodas da comunidade estudantil, oferecendo conforto e segurança dentro do espaço universitário.

Atendimento prévio

Entre os dias 24 e 25 de março, os estudantes poderão iniciar os procedimentos respectivos no campus, onde serão realizadas atividades prévias de orientação e acompanhamento. A ação busca facilitar o acesso dos alunos ao documento essencial para sua mobilidade e autonomia.

Compromisso institucional

Desta forma, a UAP reafirma o seu compromisso de apoiar os seus alunos no acesso a serviços públicos essenciais, fortalecendo a sua formação integral e a sua autonomia como futuros profissionais.

A universidade convida todos os seus alunos a participarem deste dia, que reflete a importância da articulação institucional em benefício da comunidade universitária.

A ação busca facilitar o acesso dos alunos ao documento essencial para sua mobilidade e autonomia. Foto: capada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quando Bruno Henrique voltará a jogar? Flamengo inicia conversas para renovar com o atacante

Publicado

em

Por

Leonardo Jardim vive a expectativa de ter um reforço após a Data Fifa. Bruno Henrique, que ainda não atuou com o treinador, se recupera de uma pubalgia e deve voltar a treinar com o elenco do Flamengo nos próximos dias.

A previsão no Flamengo é que o atacante fique à disposição contra o Red Bull Bragantino, no dia 2 de abril, ou contra o Santos, no dia 5. Ele não entra em campo desde o jogo decisivo da Recopa Sul-Americana, contra o Lanús, no dia 26 de fevereiro. O camisa 27 perdeu seis jogos no período — um ainda sob o comando de Filipe Luís e cinco já com o novo treinador.

A pubalgia é uma lesão caracterizada por dor na região do púbis e virilha, frequentemente relacionada a esforços repetitivos, comuns em atletas de futebol. O tratamento é, na maioria dos casos, conservador e envolve repouso relativo, uso de anti-inflamatórios, fisioterapia para controle da dor, fortalecimento muscular, reequilíbrio postural e progressão gradual das atividades físicas. A recuperação de casos simples costuma demorar pelo menos um mês.

Bruno Henrique voltou a trabalhar no campo do CT do Flamengo na semana passada, iniciando a fisioterapia no gramado. Os próximos passos seguem uma progressão funcional, respeitando sempre a resposta do atleta aos estímulos. Passa pelo aumento da intensidade e complexidade dos exercícios e o retorno aos trabalhos com bola, primeiramente de forma individual.

Bruno Henrique ainda não atuou com Jardim no Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

O atacante ainda não está treinando com o grupo, mas o plano é que ele seja reintegrado aos treinos com os companheiros durante a Data Fifa. O Flamengo se reapresentará nesta quarta-feira depois de dois dias de folga, e Bruno Henrique será avaliado pelo departamento médico. A liberação para os jogos dependerá das dores do atleta.

Renovação

O jogador vive seu último ano de contrato com o Flamengo. Nos últimos dias, o clube procurou o estafe de Bruno Henrique e iniciou conversas pela renovação. Ainda não há termos definidos, mas as duas partes sinalizaram o interesse na permanência. A tendência é que retomem a negociação nas próximas semanas. Recentemente, o presidente Bap afirmou que Bruno Henrique tem que se aposentar no clube.

— A intenção do Flamengo é ficar com o Bruno Henrique até quando ele queira jogar bola. É isso, simples assim. Para além disso (dos títulos), o Bruno tem um amadorismo na alma que nos encanta, para além do que o torcedor vê em campo. É um cara muito importante para o elenco, para unidade do grupo. É um jogador que incorpora na essência aquilo que a gente acredita que sejam os valores rubro-negros. O lugar dele é aqui — declarou ele na semana passada.

Ao lado de Arrascaeta, Bruno Henrique é o maior vencedor da história do Flamengo, com 17 títulos conquistados desde 2019. Em 2026, o atacante tem nove jogos, com dois gols e duas assistências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Briga generalizada: Cruzeiro e Atlético-MG fazem acordo com a Procuradoria; veja punições

Publicado

em

Por

Os clubes e a Procuradoria chegaram a um acordo — denominado transação disciplinar — e o apresentaram hoje ao Plenário do TJD-MG, segundo apurou o ge. Cruzeiro e Atlético também terão de realizar campanhas de doação para a Zona da Mata, além de ações contra a violência no futebol.

Agora, aguardam a apreciação do Tribunal, que deverá analisar o caso com urgência. Dessa forma, a Procuradoria solicitou a suspensão do processo até a homologação.

A informação foi divulgada inicialmente pelo UOL e confirmada pelo ge.

A denúncia

O TJD denunciou 13 jogadores do Cruzeiro, 12 do Atlético e o massagista Aluizio Carlos dos Santos com base nos artigos 257 e 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pela briga generalizada na final do Campeonato Mineiro.

O primeiro artigo é sobre participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente, com pena de dois a 10 jogos. No caso dos atletas, se forem punidos, a penalidade mínima é de seis partidas. O segundo trecho do CBJD se refere à agressão física, com punição que pode variar entre quatro e 12 jogos.

Os clubes foram denunciados em dois artigos. No 257-A, com multa que pode chegar a R$ 20 mil, e no 258-D (conduta contrária a disciplina), com multa de R$ 10 mil.

Briga em Cruzeiro x Atlético-MG — Foto: Gilson Lobo/AGIF

Dois jogadores que não foram citados em súmula pelo árbitro Matheus Candançan estão na lista dos denunciados: Vitor Hugo, zagueiro do Atlético, e Lucas Silva, volante do Cruzeiro. Lyanco foi denunciado nos dois artigos citados acima e no 254-B, por cuspir na direção do segurança do time rival.

Outro atleta, que não foi expulso e também não constou na denúncia da Procuradoria, foi o atleticano Kauã Pascini. No final da briga, ele acertou um chute em Fágner.

Veja a lista abaixo dos jogadores expulsos (suspensos por quatro jogos):

Cruzeiro

  • Cássio
  • Fagner
  • Fabrício Bruno
  • João Marcelo
  • Villalba
  • Kauã Prates
  • Christian
  • Lucas Romero
  • Matheus Henrique
  • Walace
  • Gerson
  • Kaio Jorge

 

Atlético-MG

  • Everson
  • Gabriel Delfim
  • Preciado
  • Lyanco
  • Ruan Tressoldi
  • Junior Alonso
  • Renan Lodi
  • Alan Franco
  • Alan Minda
  • Cassierra
  • Hulk

 

Comentários

Continue lendo