Os rios Tarauacá e Iaco transbordaram e atingiram duas cidades acreanas. Nesta terça-feira (6), o rio Tarauacá atingiu 9,70 metros no município de mesmo nome, sendo que a cota de transbordamento é de 9,50 m. Já no município de Sena Madureira o rio Iaco chegou a 15,29 metros, nove centímetros acima da cota de transbordamento, que é 15,20m.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuvas no estado para os próximos dias e a situação é de alerta constante até abril de 2015. “Nós temos previsões de chuvas para os próximos dias, que podem ocorrer ou não, e o impacto vai depender do local onde chover. Se for na cabeceira do rio, pode ter uma influência maior nas cidades. Mas o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta, porque até a primeira quinzena de abril é o período chuvoso na região”, afirma o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual.
Segundo ele, uma família precisou ser retirada de sua casa em Tarauacá. O município ainda se recupera de uma cheia histórica no mês de novembro, mas a situação ainda é considerada ‘tranquila’. “Nossa equipe está em pronto atendimento, caso seja necessário retirar mais alguma família”, disse.
Em Sena Madureira três famílias precisaram ser retiradas, sendo que duas estão na casa de parentes e uma no abrigo público da cidade. “Mas o rio apresentou sinal de vazante”, ressalta Batista.
Na capital, o Rio Acre ainda está 3,64 metros abaixo da cota de alerta e, segundo o coordenador da Defesa Civil, em um nível esperado para esta época do ano. “O Rio Acre apresentou sinais de vazante em Assis Brasil e Brasiléia, mas uma pequena cheia em Xapuri. Na capital, ele ainda está com a cota muito abaixo da cota de alerta, está dentro da normalidade para este período”, disse.

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]
Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]
Você precisa fazer login para comentar.