Cotidiano
No Acre, autista comemora primeiro voto aos 17 anos: ‘tenho capacidade para a política’
Davi Pereira compareceu à seção instalada na prefeitura de Rio Branco e ficou feliz de iniciar a vida de eleitor. Jovens abaixo dos 18 anos fizeram questão de exercer o voto em Rio Branco antes mesmo da idade obrigatória

Eleições 2024 no AC: jovem autista de 17 anos comemora o primeiro voto em Rio Branco — Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica Acre
A eleição municipal de 2024 já foi motivo de festa antes mesmo da divulgação do resultado final para o jovem autista Davi Pereira, de 17 anos.
Ele fez questão de comparecer à seção instalada na prefeitura de Rio Branco, com seu colar de quebra-cabeça, utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para identificar ao buscarem atendimentos e serviços, e disse que ficou feliz de iniciar a vida de eleitor.
“É um prazer imenso estar por aqui, no primeiro voto. Eu fiquei tão confiante, bem neste dia. Eu achei que foi facílima [a votação] a expectativa era muito boa, porque eu nunca tinha votado”, disse animado à Rede Amazônica Acre.
Além da alegria pelo primeiro voto e a satisfação por ter concluído o processo sem dificuldades, Pereira destacou que o exercício de direito ao voto mostra que ele e outras pessoas que têm TEA podem participar da vida política.
“Eu fiquei muito alegre, além de hoje ser meu primeiro voto, estou mostrando que eu tenho capacidade para a política”, avaliou.
Por fim, o jovem já está de animado para as próximas votações. Ele fica emocionado de ir às urnas e mostrar a importância de seu voto. “Nesse caso, já não vai ser o primeiro voto, vou votar na eleição presidencial. É um dos votos mais importantes porque mostra para o nosso país todo”, acrescenta.

Eleições 2024 no AC: juventude e terceira idade se encontram na hora do voto — Foto: Arte g1
A exemplo dos mais velhos, jovens que ainda não chegaram à idade obrigatória para votar decidiram iniciar a vida política neste domingo (6).
Para Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a emoção foi tão grande que ele até ficou nervoso diante da urna. Porém, contou com a ajuda dos mesários e concluiu seu primeiro voto.
Se para uns a votação já era aguardada há muito tempo, para outros é também um compromisso familiar. A adolescente Isabele Haddad foi acompanhada da mãe registrar seu primeiro voto, na Escola Heloísa Mourão Marques, motivada pela candidatura de um parente próximo.
Mas, além do apoio familiar, para ela, o voto é uma chance de mudar o mundo, começando pela cidade que mora.
Eleições 2024 no Acre
O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos e clique em “Entrar”.
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.