Conecte-se conosco

Cotidiano

No Acre, autista comemora primeiro voto aos 17 anos: ‘tenho capacidade para a política’

Publicado

em

Davi Pereira compareceu à seção instalada na prefeitura de Rio Branco e ficou feliz de iniciar a vida de eleitor. Jovens abaixo dos 18 anos fizeram questão de exercer o voto em Rio Branco antes mesmo da idade obrigatória

Eleições 2024 no AC: jovem autista de 17 anos comemora o primeiro voto em Rio Branco — Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica Acre

A eleição municipal de 2024 já foi motivo de festa antes mesmo da divulgação do resultado final para o jovem autista Davi Pereira, de 17 anos.

Ele fez questão de comparecer à seção instalada na prefeitura de Rio Branco, com seu colar de quebra-cabeça, utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para identificar ao buscarem atendimentos e serviços, e disse que ficou feliz de iniciar a vida de eleitor.

“É um prazer imenso estar por aqui, no primeiro voto. Eu fiquei tão confiante, bem neste dia. Eu achei que foi facílima [a votação] a expectativa era muito boa, porque eu nunca tinha votado”, disse animado à Rede Amazônica Acre.

Além da alegria pelo primeiro voto e a satisfação por ter concluído o processo sem dificuldades, Pereira destacou que o exercício de direito ao voto mostra que ele e outras pessoas que têm TEA podem participar da vida política.

“Eu fiquei muito alegre, além de hoje ser meu primeiro voto, estou mostrando que eu tenho capacidade para a política”, avaliou.

Por fim, o jovem já está de animado para as próximas votações. Ele fica emocionado de ir às urnas e mostrar a importância de seu voto. “Nesse caso, já não vai ser o primeiro voto, vou votar na eleição presidencial. É um dos votos mais importantes porque mostra para o nosso país todo”, acrescenta.

Eleições 2024 no AC: juventude e terceira idade se encontram na hora do voto — Foto: Arte g1

A exemplo dos mais velhos, jovens que ainda não chegaram à idade obrigatória para votar decidiram iniciar a vida política neste domingo (6).

Para Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a emoção foi tão grande que ele até ficou nervoso diante da urna. Porém, contou com a ajuda dos mesários e concluiu seu primeiro voto.

“Porque a gente tem que cooperar com a população, para ver o nosso bem também. Porque tem muita corrupção hoje em dia e a gente tem que escolher o nosso voto verdadeiramente. É importante, porque se a gente colocar pessoas que não têm total responsabilidade, não vai dar certo. Já queria ter votado antes dos 17 anos. Travei lá na hora, tipo, não sabia como é que eu ia votar lá, só que a moça me ajudou e aí deu certo”, lembra.

Se para uns a votação já era aguardada há muito tempo, para outros é também um compromisso familiar. A adolescente Isabele Haddad foi acompanhada da mãe registrar seu primeiro voto, na Escola Heloísa Mourão Marques, motivada pela candidatura de um parente próximo.

Mas, além do apoio familiar, para ela, o voto é uma chance de mudar o mundo, começando pela cidade que mora.

“A gente precisa sempre estar dentro da política, porque é algo que muda o mundo mesmo, tudo envolve política. E a gente precisa prezar pelo que é melhor para a nossa cidade. E é por isso que eu optei por votar também”, ressalta.
Eleições 2024 no Acre

O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.

Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos e clique em “Entrar”.

O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano

Publicado

em

Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José

Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.

O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José 

A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.

‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.

Fotos da Confraternização
Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.

A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.

Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.

“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.

A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.

Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.

A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte

O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.

“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Cabeludo recebe proposta

O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.

“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.

Contra o Galvez

Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.

Comentários

Continue lendo