Conecte-se conosco

Acre

No AC, nove candidatos renunciam após fazerem registro no TRE

Publicado

em

Ao todo 2.266 candidatos apresentaram pedido de registro no estado.
Postulantes aguardam julgamento se estão ou não aptos à candidaturas.

G1

Dos 2.266 candidatos que fizeram registro no Tribunal Regional Eleitoral para concorrer nas eleições, nove renunciaram de participar do pleito no Acre. Os candidatos tiveram até o dia 15 de agosto para fazer os pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das eleições de 2016.

Dos candidatos que desistiram de concorrer nas eleições, cinco são homens e quatro mulheres. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, atualizados neste domingo (21).

A quantidade de candidatos que estão aptos ou não para concorrer às eleições ainda não foi divulgada pelo TRE. Os outros 2.257 candidatos inscritos aguardam o julgamento do pedido. Portanto, o TRE enfatiza que esses números ainda podem sofrer alterações.

O diretor do órgão no Acre, Carlos Venícius Ribeiro, explica que todos os candidatos ainda estão com os pedidos em julgamento e diz que o tempo de avaliação varia de acordo com a velocidade que cada cartório leva para preparar o processo para que seja julgado pelo juiz.

Além disso, Ribeiro afirma que existe um prazo do Ministério Público Eleitoral para apresentar impugnação. Segundo o diretor, a meta é que até o dia 12 de setembro, todos os registros tenham sido julgados pelo TRE e que seja divulgado quantos candidatos estarão aptos a concorrerem nas eleições.

“Tem que esperar passar esse prazo, e caso não haja impugnação e esteja tudo certo com a documentação, é que o juiz eleitoral vai dar sua sentença. O prazo do Ministério Público depende também de cada cartório e de quando foi apresentado o registro de cada candidato. Então, esse prazo varia de caso a caso”, explica o diretor do TRE no Acre.

Pedidos de candidaturas no Acre
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu 2.266 pedidos de registro de candidatura em todo o estado até final do prazo, no dia 15 de agosto.  No último dia, o TRE-AC recebeu 215 registros de candidatura. Em Rio Branco todos os registros foram entregues antes do término do prazo.

A maior parte dos pedidos de registro é de pessoas interessadas em concorrer ao cargo de vereador, um total de 2.110. O TRE-AC registrou  ainda 78 pedidos de candidatos a prefeito e 78 a vice-prefeito nas 22 cidades acreanas.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados neste domingo (21), mostram que 141 candidatos sabem apenas ler e escrever, o índice corresponde a 6,22% . Os dados mostram ainda que dos 2.266 candidatos que devem concorrer a uma vaga durante as eleições municipais de 2016 no Acre, um total de 835 pessoas, ou 36,85% dos candidatos, estudaram somente até o ensino médio.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Zé Adriano defende pautas da indústria para geração de emprego e renda

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 24, o deputado federal Zé Adriano (PP-AC), participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2026 e destacou a ação como um passo importante para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro. Entre os principais destaques estão propostas como a PEC da redução da jornada de trabalho, o marco legal da política industrial e a nova Lei Geral de Concessões, pautas com impacto direto na competitividade, na geração de empregos e no crescimento econômico.

A agenda foi elaborada pela Confederação Nacional da Indústria em conjunto com as federações estaduais das indústrias, refletindo uma construção coletiva baseada nas demandas reais do setor produtivo em todo o Brasil. O documento reúne 135 projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da indústria e para a melhoria do ambiente de negócios no país.

O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Zé Adriano ressaltou a importância da participação ativa das entidades na construção da agenda.

“Esse esforço coletivo é uma demonstração inequívoca de que o Brasil acerta quando constrói consensos a partir do diálogo qualificado. A agenda nacional se torna mais forte quando dialoga com as realidades regionais, especialmente com regiões estratégicas como a Amazônia Legal, que oferecem ao Brasil vantagens competitivas únicas”, afirmou o deputado.

O processo de priorização contou com ampla mobilização institucional, envolvendo mais de 150 entidades e cerca de 20 mil votos, evidenciando o alinhamento do setor industrial em torno de pautas consideradas essenciais para o país.

Para Zé Adriano, o documento reforça o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável, a segurança jurídica e a geração de oportunidades.

Com a nova agenda, Zé Adriano reafirma seu compromisso em atuar no Parlamento em defesa de pautas que fortaleçam a indústria, impulsionem a economia e promovam mais emprego e renda para a população brasileira, com atenção especial às potencialidades da região amazônica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa

Publicado

em

Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.

Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.

Procedimentos

Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada

Comentários

Continue lendo