Acre
No AC, homem sobrevive após receber descarga elétrica e cair de poste com altura quase 8 metros
Acidente ocorreu nessa sexta-feira (23), na Comunidade Rural Paraná dos Moas, zona rural do município de Rodrigues Alves, interior do Acre.

Misael da Silva Araújo, de 31 anos, vai passar por cirurgia no joelho neste sábado (23) — Foto: Arquivo pessoal
Um homem sobreviveu ao ser atingido por uma descarga elétrica e cair de um poste de energia elétrica com altura de aproximadamente oito metros. O acidente ocorreu nessa sexta-feira (22), na Comunidade Rural Paraná dos Moas, zona rural do município de Rodrigues Alves, interior do Acre.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, para fazer o resgate, os militares tiveram que usar uma voadeira e seguir pelo rio. O homem, identificado como Misael da Silva Araújo, de 31 anos, trabalha como vaqueiro em uma fazenda, e teria subido no poste, na tarde de sexta, para tentar fazer uma ligação quando foi surpreendido pela descarga elétrica.
Um familiar, que preferiu não se identificar, disse que Araújo está internado no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e que teve ferimentos na mão, no joelho e que vai passar por uma cirurgia no joelho ainda neste sábado (23).
Após ser atingida, a vítima caiu do poste no chão e desacordada. Os bombeiros falaram ainda que familiares e vizinhos que viram o acidente imaginaram que Araújo teria ido a óbito pela gravidade do acidente e também porque ele não apresentava nenhum sinal vital.
Mas, após alguns minutos, o homem acordou e reclamava de fortes dores e queimaduras nas mãos e virilha. Os familiares, então, fizeram alguns curativos para tentar amenizar as dores da vítima.
Como o local onde ocorreu a descarga elétrica é de difícil acesso e fica distante quase duas horas da Comunidade São Gerônimo, onde a vítima poderia receber atendimento médico, os familiares levaram o homem em cima de dois colchões de carroça de boi até o porto fluvial da comunidade para aguardar resgate do Corpo de Bombeiros.
Após ser resgatado, o homem foi transportado barco até o porto fluvial de Rodrigues, onde foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.