Conecte-se conosco

Cotidiano

Nicolau Júnior leva o Redação Nota Mil para escola campeã de aprovados no ENEM

Publicado

em

A tarde desta segunda feira, 18 de agosto foi diferenciada para alunos e professores da escola integral Humberto Soares, localizada no bairro Bosque, em Rio Branco.

A unidade recebeu a primeira etapa pós recesso parlamentar do projeto Redação Nota Mil, que oferta aulas gratuitas de técnicas de redação para estudantes do terceiro ano, e é coordenado pela Escola do Legislativo.

No último ENEM, 58 estudantes foram aprovados, incluindo a maior nota de redação de uma escola pública estadual. Se depender da empolgação e do empenho dos alunos ao serem contemplados com o projeto da ALEAC, esses números positivos podem ser ainda maiores esse ano.

“Nossa gratidão ao presidente da Aleac, Nicolau Júnior por nos incluir nesse projeto. A gente comentava aqui com os professores que seria excelente se nossos alunos tivessem acesso a essas aulas, e fomos lembrados”, agradeceu a diretora Juliana Marinho.

O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, igual fez em todas as escolas por onde o projeto já passou, participou da certificação dos estudantes e garantiu a manutenção do projeto para 2026. Ele lembrou aos estudantes o quanto é importante investir na educação e disse que o Poder Legislativo vem contribuindo para melhorar o desempenho dos alunos da rede pública no exame nacional.

“Eu fico extremamente feliz quando chego em uma escola e encontro essa juventude empolgada, envolvida com nosso projeto. Vocês são o futuro do nosso estado e podermos contribuir um pouco para preparar vocês para esse grande desafio que é o ENEM, é gratificante. Obrigado por receberem nossa equipe e pelo envolvimento de cada um nessa etapa”, disse Nicolau.

A aluna Priscila Luiza Batista, de 18 anos, foi premiada com a melhor redação da comunidade escolar. Ela vinha fazendo aulas on line e se disse supresa em alcançar a maior nota entre todos que participaram do treinamento.

“Fiquei surpresa porque estava muito nervosa no dia da redação, mas eu estava fazendo umas aulas pela internet. Pra mim e com certeza para meus coelhas vai ajudar muito o aprendizado que recebemos aqui”, disse.

A próxima etapa do projeto acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Sena Madureira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Elenco das Craques do Futuro realiza treinamento no Sesc

Publicado

em

Foto PHD: Neila Rosas quer um time mais competitivo em Salvador

O elenco das Craques do Futuro realiza nesta segunda, 16, no Sesc, um treinamento físico seguido de um trabalho técnico no campo do Sesc visando o confronto contra o Vitória. A partida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 será disputada na quinta, 19, às 13 horas(hora Acre), no Pituaçu, em Salvador, na Bahia.

“Estamos realizando os treinamentos dentro das nossas possibilidades. Fizemos um trabalho no José de Melo nesse domingo, mas falta campos para a nossa preparação”, afirmou a técnica Neila Rosas.

Embarca nesta terça

O grupo das Craques do Futuro embarca nesta terça, 17, para Salvador, e a intenção da comissão técnica é realizar um trabalho antes do confronto contra o Vitória. A equipe acreana ainda não marcou gols no torneio nacional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Final do Campeonato Estadual no sábado contará com a utilização do VAR

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Adem Araújo conseguiu o apoio da CBF para ter o VAR na decisão

O presidente da Federação de Futebol do Acre(FFAC), Adem Araújo, confirmou nesta segunda, 16, a utilização do VAR na final do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. A partida será disputada no sábado, 21, a partir das 20 horas, no Tonicão.

“A implementação da tecnologia na decisão do Estadual será possível pelo apoio da CBF. Estamos reforçando o compromisso com a transparência, a justiça esportiva e qualidade da arbitragem do futebol acreano. A medida representa um avanço importante no futebol do Estado”, declarou o presidente Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo do Acre investe na qualificação profissional das mulheres do Juruá e oferece mais 40 vagas em cursos do Ieptec

Publicado

em

Surge mais uma boa oportunidade de profissionalização para mulheres do Vale do Juruá: o governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), oferece cursos de confeiteira e cuidadora infantil, para o público feminino de Cruzeiro do Sul. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 16, e se estendem até sexta, 20.

No início de março foram abertas 60 vagas em cursos do Ieptec para mulheres de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Mâncio Lima. Foto: Ascom/Ieptec.

Desta vez, são 40 vagas, 20 por curso, para mulheres (cis ou transgênero), prioritariamente, àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica e que desejam aprender, se aperfeiçoar ou empreender.

As capacitações fazem parte das ações de inclusão produtiva promovidas pelo programa Mulheres Mil, do governo federal, atuando no Acre desde 2024.

Por intermédio do governo do Acre e do Mulheres Mil, o Ieptec já capacitou 1.582 mulheres e, até o fim do ano, deve qualificar mais 720, em diversos setores, fortalecendo a autonomia feminina.

Previsão é que, até dezembro, o total de 2.300 mulheres sejam qualificadas pelo programa no Acre, por meio do Ieptec, desde 2024. Foto: cedida

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, afirmou: “A ampliação dessas ofertas integra a estratégia do governo do Estado de fortalecer a educação profissional como instrumento de geração de emprego, renda e empreendedorismo. O Ieptec tem expandido o número de vagas para o público feminino e diversificado as áreas de formação”.

As inscrições são presenciais e, para participar da seleção, a candidata precisa ter a partir de 16 anos, apresentar o RG, CPF, comprovantes de residência e de dados bancários (para recebimento de bolsa), e possuir cadastro do credor, que deve ser solicitado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O Ceflora é o centro do Ieptec responsável pela ministração dos cursos e local de realização das matrículas. A escola fica na Rua Paraná, nº 865, bairro Av. 25 de Agosto, e está recebendo inscrições no horário das 7h às 11h.

Ceflora é a unidade descentralizada do Ieptec que atende Cruzeiro do Sul e demais municípios da região do Juruá. Foto: Ascom/Ieptec

O curso de cuidadora infantil será realizado de 23 de março a 2 de junho, e o de confeiteira de 23 de março a 25 de junho. Para ambos os cursos, as aulas serão de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h.

The post Governo do Acre investe na qualificação profissional das mulheres do Juruá e oferece mais 40 vagas em cursos do Ieptec appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo