Cotidiano
Nicolau avalia positivamente 1º semestre na Aleac: “estivemos na defesa dos interesses da população”
Seja nos mais distantes rincões, como a foz do Rio das Minas, em Porto Walter, ou na Vila da Restauração, entre Jordão e Marechal Thaumaturgo, seja nos municípios mais próximos da capital, Rio Branco, o deputado Nicolau Junior (PP) está constantemente atento às necessidades das populações de seu estado. Em seu segundo mandato, o parlamentar que é presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) completou seis meses do seu segundo mandato muito mais atento às necessidades da população de todo o estado do Acre.
Aos 34 anos de idade, ele ostenta o título de mais jovem parlamentar da história da Casa Legislativa acreana, atingindo os 180 dias à frente da legislatura . “Ao longo desses primeiros meses, estivemos seguindo na defesa dos interesses da população e repassando confiança aos colegas parlamentares, enquanto presidente da Casa, atentos ao novo momento da política nacional e local, mas sempre pautados pelo diálogo e mediando os debates em favor de toda a comunidade acreana”, ressalta Nicolau.
No primeiro semestre de 2019, foram apresentados 70 Projetos de Lei, sendo 10 Projetos de Lei Complementar; cinco Projetos de Resolução, três Propostas de Emenda Constitucional, quatro Projetos de Decreto Legislativo e 15 Moções. Também foram feitos Vetos e Mensagem Governamental num total de 111 ações no Plenário do Legislativo Acreano.
Nicolau Junior entende que os parlamentares do interior do estado desempenham um papel fundamental em favor das populações locais e que por isso, precisavam de condições melhores de trabalho. “Precisávamos valorizar nossos irmãos do interior”, diz Junior.
Essa condição de agregador lhe permitiu também, nestes seis meses, aproximar a Aleac de todos os demais poderes, com visitas de cortesia a cada um deles, mantendo o diálogo e sugerindo a promoção de trabalhos conjuntos com o foco voltado sempre para o bem-estar da população.
Sempre que pode, Nicolau Júnior manifesta a sua satisfação de ter assumido, o Palácio Rio Branco, na ausência do governador Cameli, que também é do seu partido, e quando o vice-governador, Major Rocha (PSDB) também esteve em missões importantes fora do estado. “Tive o prazer de assumir o governo do estado por algumas vezes. E agradeço demais a confiança que Gladson e Rocha têm depositado em mim. É como o nosso governador Gladson Cameli costuma dizer, trabalharemos para colocar o Acre no caminho do desenvolvimento. Seguiremos juntos em prol do crescimento do nosso Estado, porque a união prevalecerá”, ressalta o presidente da Aleac.
O presidente da Mesa Diretora da Aleac também ressalta feitos importantes apresentados em forma de projetos de lei para a comunidade. Dos 70 PL’s apresentados, pelo menos 30 viraram lei em seis meses.
Entre os principais estão o que cria o Selo ‘Empresa Amiga da Mulher’, outro de combate ao vandalismo nas escolas públicas e um que estabelece os limites ao corte de energia elétrica e serviços de telefonia.
Além disso, a implantação do Programa de Qualidade do Açaí e a garantia de que pessoas com necessidades especiais tenham o direito de obter o RG e demais documentos pessoais em Braile, foram dois dos mais importantes projetos que viraram lei na Aleac, sob o comando de Nicolau Junior.
A LDO para 2020
Sobre a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] para 2020, que aprova as ações do Executivo para o próximo ano, Nicolau Júnior destacou que o diálogo foi primordial para a aprovação da matéria. “Pela primeira vez neste parlamento, a LDO foi discutida individualmente com cada poder. Foram duas semanas de longos debates e reuniões, um momento importante para debatermos a elaboração do Orçamento do Estado. Foi por meio desse diálogo que conseguimos um acordo com o governo, um auxílio a mais para as ações da nossa Defensoria Pública”, ressalta o presidente da Aleac.
O valor do orçamento para 2020 é de R$ 5,9 bilhões. E os investimentos estão programados para as seguintes áreas: Agronegócio, Segurança Pública, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Assistência Social e Direitos Humanos. Há ainda as áreas de Infraestrutura, Meio Ambiente e Produção Florestal, Gestão Pública, Desenvolvimento, Indústria, Ciência e Tecnologia.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.




Você precisa fazer login para comentar.