Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Nélson Sales critica paternalismo intervencionista do governo e defende liberdade aos produtores
O deputado estadual Nélson Sales (PP) criticou nesta quarta-feira (24) mais uma ação intervencionista e atabalhoada do governo do Estado em tentar promover a agricultura beneficiando empresas ou grupos. A reclamação do deputado progressista é com relação a compra de mudas de abacaxi junto a empresas a ser realizada pela Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
Sales destacou ser favorável a todo e qualquer tipo de apoio para os produtores rurais, notadamente os agricultores familiares, mas ressaltou ser um política mais consistente aquela que permite a independência dos produtores, sejam de matrizes ou do produto final. “Não é a distribuição das mudas, mas a forma como o governo faz que sempre mantém o produtor preso e dependente deste sistema”, destacou.
Conforme processo de licitação divulgado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE), o Governo do Estado do Acre por intermédio da Seaprof pretende contratar pessoa jurídica para aquisição de mudas de abacaxi e de uma cultivar específica (RBR-1). O processo está cadastrado como “Pregão Nº 028/2018-CPL 03”.
“Ao invés de cadastrar produtores interessados em fornecer as mudas e apenas certificar sua qualidade e procedência, fazendo os recursos circularem diretamente para a comunidade, o governo vai contratar uma empresa para isso, concentrando o dinheiro. As escolas compram diretamente dos produtores e porquê produtores não podem comprar uns dos outros? Quem vai ganhar com isso?”, questionou o parlamentar.
As mudas adquiridas pelo Estado vão ser utilizadas na “implantação do Projeto de Incentivo à Produção de Abacaxi no Estado do Acre, a fim de elevar a produção de abacaxi para autossuficiência do município de Cruzeiro do Sul”.
Para o deputado Sales, a lógica está invertida e o Estado continua a se meter onde não deve: “Por que o governo não apoia os produtores para estes se cadastrarem no Banco da Amazônia, receberem os financiamentos para a agricultura familiar [Pronaf] e a Emater apenas cadastra, acompanha e certifica os fornecedores de muda? Não é melhor dar independência e capacitar os produtores?”
ASSECOM- Nélson Sales
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.