Conecte-se conosco

Cotidiano

Não conseguiu entregar o IR 2019? Saiba o que fazer

Publicado

em

Quem perdeu o prazo da declaração ainda pode apresentar a declaração atrasada e evitar a negativação do seu CPF 

O prazo para a declaração do Imposto de Renda encerrou no último dia 30 de maio com 30.677.080 declarações entregues. Mas caso você não tenha conseguido apresentar, é possível acertar as contas com o FISCO com o pagamento da multa correspondente ao atraso, sendo de 1% do imposto devido por mês com limite de 20% do valor total ou R$ 165,74, prevalecendo o valor maior.

O contribuinte que por algum motivo não conseguiu entregar a tempo deve preencher a declaração normalmente seguindo as informações disponíveis no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Após o envio das informações, o usuário receberá uma notificação referente ao lançamento da multa e deverá imprimir a guia DARF com o valor equivalente ao valor e atraso.

“Quanto antes o contribuinte conseguir preencher as informações e efetuar o pagamento, melhor. Caso não consiga efetuar o pagamento em até 30 dias, serão cobrados juros sobre o valor”, explica Pedro Salanek, coordenador dos cursos de finanças do ISAE Escola de Negócios. É imprescindível que a declaração seja preenchida corretamente, entre outros, com os dados de rendimentos tributáveis, saldo bancário, bens que adquiriu durante o ano, pagamentos, doações efetuadas e renda variável.   

Segundo Salanek, dentro do site da Receita Federal, a cada mês é possível saber quais as declarações que já estão liberadas para a restituição. “As restituições das declarações entregues fora do prazo serão efetuadas com atraso dentro do prazo de junho até dezembro. O contribuinte pode passar a fazer essa consulta todo dia 15 de cada mês, para ver quais os lotes o governo vai liberar”, completa o especialista.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

FFAC muda data, horário e local de jogos da 5ª rodada do Campeonato Acreano

Publicado

em

Confrontos entre Independência x Vasco-AC e Adesg x Rio Branco-AC serão disputados na Arena da Floresta após problema de laudo no Florestão

Foto: Samuel Moura/Secom

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) anunciou a alteração no confronto entre Independência e Vasco-AC, válido pela abertura da quinta rodada do Campeonato Acreano Série A. A partida, que estava marcada para segunda-feira (9), às 18h, no Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, foi remanejada para terça-feira (10), às 17h, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

Segundo o GE-AC, a mudança também impactou o duelo entre Adesg e Rio Branco-AC, que será realizado no mesmo dia e local. Com o novo ajuste na programação, a partida acontece logo em seguida, a partir das 19h.

De acordo com a FFAC, as alterações foram necessárias por adequação logística. O Estádio Florestão, também conhecido como Tonicão, está sem o laudo técnico atualizado do Corpo de Bombeiros e, por esse motivo, não pode receber público no momento.

Confira como ficou a programação:

  • Terça-feira (10)

    • 17h – Independência x Vasco-AC

    • 19h – Adesg x Rio Branco-AC

    • Local: Arena da Floresta, em Rio Branco

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ivan Mazzuia pode mudar o Independência e fica em jogo decisivo

Publicado

em

O técnico Ivan Mazzuia comanda um treino tático seguido de bolas paradas nesta segunda, 9, no Marinho Monte, e vai definir os titulares do Independência para a partida contra o Vasco. O jogo vai ser disputado nesta terça, 10, às 17 horas, na Arena da Floresta, e abre a 5ª rodada da fase do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.

“Estou avaliando possíveis mudanças e ainda não existe uma definição. Precisamos ganhar o jogo”, declarou Ivan Mazzuia.

Léo Japão e Pitel

O zagueiro Léo Japão e o atacante Pitel, recuperados de lesão, são mais duas opções para o duelo diante do Vasco.

“Poder contar com o grupo completo é fundamental. O objetivo é ter um time forte para termos a possibilidade de vencer”, comentou o treinador.

Próximo do rebaixamento

O Independência quer a vitória para seguir com chances de classificação. Contudo, uma derrota ou empate diante do Vasco deixará o Independência próximo do rebaixamento.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem com mandado de prisão em aberto é preso durante patrulhamento no Centro de Rio Branco

Publicado

em

Foragido era procurado por tráfico de drogas e furto; ordem judicial foi expedida pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar do 1º Batalhão resultou na prisão de Edivaldo Duarte Braga, de 47 anos, na tarde deste domingo (8), nas proximidades do bairro Papouco, na região central de Rio Branco.

De acordo com a PM, a guarnição realizava patrulhamento de rotina quando avistou um homem em atitude suspeita e decidiu abordá-lo. Durante a revista pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado. No entanto, ao consultar o sistema de segurança, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra Edivaldo.

A ordem judicial foi expedida pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO), pelos crimes de tráfico de drogas e furto.

Diante da constatação, os militares deram voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo