Acre
Naluh Gouveia é a nova presidente do Tribunal de Contas do Acre
Conselheira foi eleita na manhã desta sexta, à unanimidade, para o biênio 2015/2016
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), em Sessão Especial de eleição e posse para novo presidente, elegeu, por unanimidade, a conselheira Naluh Gouveia para o biênio 2015/2016, nesta sexta-feira, 12, no Plenário Hélio Saraiva de Freitas.
Em discurso, a conselheira sentiu-se honrada em ser a primeira presidenta mulher da história desta Corte, e se emocionou ao falar de seus desafios e trajetória de vida. “Agradeço a Deus por ter me dado forças pra chegar até aqui, a presidência é a continuidade de tantas fases de minha vida”, declara. Entre as propostas da nova gestão está a de promover e incentivar a transparência dos atos públicos.
A conselheira Naluh Gouveia é pós-graduada em Administração Pública, entre algumas das funções exercidas já foi sindicalista, vereadora, deputada estadual e assumiu o cargo de conselheira deste Tribunal no ano de 2008.
Na mesma sessão foram eleitos também por unanimidade dos votos o Vice-Presidente e Corregedor respectivamente, o conselheiro José Augusto e o Conselheiro Antônio Malheiro, que fizeram seus juramentos e assinaram o termo de posse. Ainda foram indicados os ocupantes dos demais cargos junto à Escola de Contas e Presidência das 1ª e 2ª Câmaras e suas composições.
O Presidente Valmir Ribeiro prestes concluir a gestão do biênio 2013/2014, afirma que foi uma administração compartilhada pois as decisões e ações foram tomadas em conjunto com Corte de Contas. A conselheira Naluh Gouveia destacou alguns avanços na gestão do conselheiro Valmir Ribeiro como o aperfeiçoamento do plano de cargos, modernização das instalações físicas e de informatização, além do lançamento do primeiro vídeo do TCE em comemoração aos 25 anos.
A nova composição inicia a gestão em janeiro de 2015, e é formada pela Presidenta Conselheira Naluh Gouveia, Vice-Presidente Cons. José Augusto, Corregedor Cons. Antônio Malheiro, Escola de Contas Cons. Ronald Polanco, 1ª Câmara Cons.ª Dulcinéa Benício, 2ª Câmara Cons. Antonio Cristovão e Auditoria Cons.ª substituta Maria de Jesus.
Com A Tribuna
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.