fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Na época do Hidelbrando, não matavam servidores da Segurança”, diz Adriano Marques

Publicado

em

Adriano afirmou, ainda, que o assassinato de Anderson foi premeditado e que o agente morto já havia, inclusive, registrado um boletim de ocorrência.

Agente participam de carreata em protesto pela morte de agentes/Foto: Reprodução WhatsApp

Agente participam de carreata em protesto pela morte de agentes/Foto: Reprodução WhatsApp

Gina Menezes, da ContilNet Notícias

Revoltado com o assassinato do agente penitenciário Anderson Albuquerque, morto com 10 tiros na noite desta segunda-feira (3), nas proximidades de uma faculdade particular, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC), Adriano Marques, declarou à reportagem da ContilNet Notícias que o ex-coronel Hidelbrando Pascoal faz falta para conter a marginalidade e proteger policiais.

“Na época do coronel Hidelbrando Pascoal, não aconteciam estas barbaridades com servidores da Segurança Pública”, frisou.

Adriano afirmou, ainda, que o assassinato de Anderson foi premeditado e que o agente morto já havia, inclusive, registrado um boletim de ocorrência por supostas ameaças contra a vida dele. Ele disse que é hora da categoria se mobilizar em protesto para garantir a segurança.

“Convocamos todos para a Assembleia Geral Extraordinária, com apresentação, discussão e votação de greve geral por tempo indeterminado, em frente ao Francisco de Oliveira Conde”, postou em rede social, afirmando que a assembleia acontece hoje (3).

Adriano usou a página pessoal dele no Facebook para acusar as autoridades de falta de comprometimento com a segurança dos agentes.

“Por total falta de atenção, chefes de famílias, pessoas honestas, se foram sem direito à resposta das autoridades constituídas e do Poder Judiciário de nosso país”, citou.

Às 10 horas da manhã desta terça-feira, os agentes farão uma carreata em protesto à morte do colega de farda.

Agente participam de carreata em protesto pela morte de agentes/Foto: Reprodução WhatsApp

Agente participam de carreata em protesto pela morte de agentes/Foto: Reprodução WhatsApp

Agentes reivindicam segurança

Na manhã desta terça-feira (3), agentes penitenciários protestaram contra as mortes dos colegas de trabalho. Uma carreata saiu do presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC) e seguiu até a funerária São João Batista, na Antônio da Rocha Viana.

O protesto aconteceu após a morte do agente Anderson da Silva Albuquerque, 29 anos, que foi assassinado nesta segunda-feira (2) com seis tiros.

Reivindicando mais segurança à categoria, os agentes fecharam a unidade prisional impedindo a saída de viaturas para o transporte de presos para participação em audiências.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com utilização de aeronaves, Segurança Pública auxilia na disponibilidade serviços eleitorais para comunidade indígena

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou na manhã desta terça-feira, 30, um voo com a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para levar serviços eleitorais à aldeia Jatobá, Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil.

Segurança Pública realiza voo com equipe do TRE-AC para levar serviços eleitorais a comunidade indígena. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O voo é uma parceria com o (TRE-AC), que, na reta final do fechamento do cadastro eleitoral, tem como objetivo levar cidadania para comunidades em lugares de difícil acesso, com os serviços de emissão da primeira via do título de eleitor, atualização do cadastro eleitoral e coleta biométrica.

Serviços oferecidos são: emissão da primeira via do título de eleitor, atualização do cadastro eleitoral e coleta biométrica. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que as missões aéreas são fundamentais para garantir o acesso à segurança e à cidadania a toda a população acreana: “Estamos sempre à disposição para levar às comunidades mais distantes os serviços de qualidades ofertados pelos órgãos públicos do Estado”.

Secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, fala que a ação é um compromisso com a democracia e com a garantia dos direitos de todos os cidadãos, agradecendo ao governo do Acre, por meio da Segurança Pública, pela disponibilização do helicóptero que tem permitido à equipe da Justiça Eleitoral chegar em comunidades remotas. “Sabemos da importância de assegurar que todos os cidadãos, inclusive os das comunidades indígenas, tenham acesso pleno aos serviços eleitorais”, salienta.

Presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador-geral do Ciopaer, coronel Sergio Alburquerque, destaca que os voos em parceria com a Justiça Eleitoral envolvem as aeronaves rotativas e as fixas. “Todos os anos, nas eleições, o TRE necessita de apoio para levar urna, levar mesário, trazer mesário dos municípios do Acre. Essa parceria vai custear todas as movimentações que são feitas pelas aeronaves em apoio ao TRE.

Coordenador geral do Ciopaer, coronel Sergio Alburquerque. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A servidora do TRE-AC, Sheila Maria dos Santos Carvalho, uma das tripulantes responsável pelo atendimento na comunidade, explica que o voo para realizar atendimentos aos eleitores indígenas é uma ação que acontece todos os anos. “A ação visa oportunizar aos povos da floresta, que se encontram em locais de difícil acesso, o exercício da cidadania por meio do voto”.

Servidora do TRE-AC, Sheila Maria dos Santos Carvalho. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Ciopaer oferece voos de diferentes naturezas: fiscalização ambiental, resgates aeromédicos, voos policiais, de instrução, manutenção e voos da Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, a força realizou 172 missões dessa natureza.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, Deracre avança com obras de asfaltamento na Transacreana

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), avança nesta terça-feira, 30, com trabalhos de melhoramento da pavimentação na AC-90 (Transacreana), em Rio Branco.

Equipe tem atuado na pavimentação do trecho de 17,6 km da estrada AC-90. Foto: Rafael Dias/Deracre

O trabalho na AC-90 conta com recursos de R$ 10 milhões, contempla o trecho de 17,6 km  e faz parte de um convênio adquirido via emenda da bancada acreana em 2021, coordenada pelo senador Sérgio Petecão e composta pelo então deputado e atual senador Alan Rick, além de Vanda Milani, Flaviano Melo, Jéssica Sales, Mara Rocha e Perpétua Almeida.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou o apoio do governo do Estado e da bancada federal para o melhoramento da Transacreana.

“São investimentos importantes e fundamentais para o Acre, e esse trabalho demonstra o compromisso do governador Gladson Cameli e do Deracre na aplicação dos recursos da bancada federal e o impacto desse trabalho na vida das pessoas”, destacou.

Presidente Sula Ximenes tem acompanhado de perto o trabalho na Transacreana. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

Os serviços têm sido executados pelos trabalhadores, que atuam no reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização e aplicação de microrrevestimento.

As intervenções nas estradas são realizadas pelo Deracre, que continua com obras em todo o estado.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre e Prefeitura de Feijó garantem acesso de famílias no Ramal do Polo Agroflorestal

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Feijó, executou nesta terça-feira, 30, o serviço de melhoramento do Ramal do Polo Agroflorestal.

Deracre e prefeitura restabeleceram acesso na estrada. Foto: Ascom/Deracre

As equipes do Deracre e da prefeitura trabalharam em conjunto no melhoramento da estrada vicinal, com serviços de limpeza, saídas d’água, retirada de atoleiros e nivelamento de superfície. A ação contou com a utilização de uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma patrol.

Representante do Deracre (à esquerda) tem acompanhado a execução dos trabalhos. Foto: Ascom/Deracre

De acordo com o representante regional do Deracre em Feijó, Jorge Luís Silva, o trabalho serve “para levar acesso às famílias, e a parceria com a prefeitura melhora a vida de quem mais precisa”.

As intervenções nos ramais visam garantir a trafegabilidade da população e o escoamento da produção para os mercados municipais.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo