fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Na companhia de Temer, Bolsonaro fala por telefone com Alexandre de Moraes

Além da ligação, o presidente publicou uma carta oficial, na qual nega a intenção de agredir Poderes

Publicado

em

A ligação foi mediada pelo ex-presidente Michel Temer. O conteúdo da conversa permanece em sigilo. A informação é da âncora Daniela Lima.

Da CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou por telefone com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na tarde desta quinta-feira (9). A ligação foi mediada pelo ex-presidente Michel Temer. O conteúdo da conversa permanece em sigilo. A informação é da âncora Daniela Lima.

Além da ligação, Bolsonaro publicou uma carta oficial na qual nega a intenção de agredir Poderes. Segundo a analista de política Thais Arbex, que conversou com Michel Temer, foi o ex-presidente quem redigiu o documento.

“Eu estou ajudando a pacificar o país. Até pelo tom da nota, ela é de harmonia entre os Poderes. Não fiz mais do que venho fazendo em toda a minha vida pública”, afirmou Temer.

Atos de 7 de Setembro

Na terça-feira, o presidente participou de atos organizados por apoiadores com pautas críticas ao Supremo Tribunal Federal. Na manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, Jair Bolsonaro afirmou que não cumpriria mais decisões do ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”.

Além do inquérito das fake news, citado por Bolsonaro, o ministro do STF também é o relator da investigação sobre o financiamento de atos antidemocráticos. Recentemente, ordenou a prisão de apoiadores do presidente, como o ex-deputado Roberto Jefferson, acusados de disseminar ameaças e ofensas contra os integrantes do Supremo.

Outro magistrado criticado por Bolsonaro durante fala aos apoiadores é Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Voltando a defender a implementação do voto impresso, derrubado em votação no plenário da Câmara dos Deputados, Bolsonaro criticou Barroso sem citá-lo nominalmente, afirmando que o presidente do TSE estava se excedendo na defesa do voto eletrônico, que chamou de “farsa”.

Reações do Judiciário

Os últimos dias foram pautados por reações de autoridades às falas do presidente da República.

Na abertura da sessão do STF na quarta-feira (8), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, afirmou que chefe de Poder que descumpre decisão judicial comete crime de responsabilidade — no caso de Bolsonaro, a avaliação de que haveria um crime de responsabilidade justificaria a abertura de um processo de impeachment.

O ministro Luís Roberto Barroso falou na quinta, durante sessão do TSE.

Ainda no início de seu pronunciamento, Barroso afirmou que “já começa a ficar cansativo ter que desmentir falsidades para que não sejamos dominados pela mentira”.

Barroso rebateu ponto a ponto as falas de Bolsonaro sobre a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas.

Reações do Congresso

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez um pronunciamento de seu gabinete na Casa na quarta-feira.

“Vale lembrar que temos a nossa Constituição, que jamais será rasgada. O único compromisso inadiável e inquestionável que temos em nosso calendário está marcado para 3 de outubro de 2022. Com as urnas eletrônicas”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados.

Em vídeo publicado no canal da TV Senado, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também se manifestou. Ele enfatizou a crise socioeconômica, a crise energética e a crise hídrica e disse que “a solução não está no autoritarismo”.

“Então é uma crise real que nós vivemos e nós temos que dar solução a ela. Essa solução não está no autoritarismo, não está nos arroubos antidemocráticos, não está em questionar a democracia. Essa solução está na maturidade politica dos Poderes constituídos de se entenderem. De buscarem as convergências daquilo que verdadeiramente interessa aos brasileiros”, disse.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Paratleta acreana é convocada para a Seleção Brasileira de Basquete Sub-23

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

A paratleta acreana Ana Clara Alves Lima, de 19 anos, foi convocada nesta sexta, 24, para a Seleção Brasileira de Basquete Sub-23.

A informação foi divulgada pela página PHD Esporte Clube, que faz cobertura esportiva.

A acreana foi um dos destaques do All Star Rodas, do Pará, na disputa da Supercopa Feminina de Basquete de Cadeira de Rodas, no Rio de Janeiro, e sua convocação era esperada.

“A convocação da Ana Clara é mais uma prova da grande quantidade de talentos no esporte acreano. Trabalhos, em todas as modalidades, precisam ser desenvolvidos porque isso significa oportunidade de uma vida melhor”, declarou o professor Manieldem Távora ao canal.

Campeã na Supercopa

A equipe do All Star Rosas, do Pará, derrotou o IREFES, do Espírito Santo, por 39 a 30 nesta sexta, 24, no Rio de Janeiro, e conquistou o título da Supercopa.

Pará ou São Paulo

A publicação diz ainda que Ana Clara recebeu propostas de transferência para o Pará e São Paulo.

“Ana Clara joga basquete somente há um ano. Ele vai evoluir muito e esse período treinando na seleção vai acelerar esse processo”, afirmou Manieldem Távora, que é técnico da modalidade.

Em publicação anterior, Manieldem Távora havia dito que Ana Clara tinha todas as possibilidades de ser chamada para seleção brasileira Sub-23.

“A Ana Clara começou os treinamentos há um ano. Ela é talentosa e pode ser sim um paratleta de alto nível”, avaliou o treinador.

Um tiro nas costas

Ana Clara levou um tiro acidental nas costas, aos 14 anos, e por isso perdeu o movimento das pernas. A garota foi descoberta em Rio Branco por dirigentes da Federação Acreana de Basquete Cadeirante (FEABC) e hoje acredita em uma vida com mais oportunidades por meio do basquete.

“Venho para os treinos com muita motivação. Surgiu essa oportunidade de jogar pelo All Star. Terei um período de treinamentos em Belém e quero chegar na Supercopa bem preparada”, afirmou Ana Clara ao PHD.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Etapa do Campeonato Estadual pode definir quem segue na disputa do título

Publicado

em

A Federação Acreana de Ciclismo (FAC) promove neste domingo, 26, a partir das 13 horas, na Estrada do Aeroporto, a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Velocidade. Mais de 100 atletas, em nove categorias, estarão na pista com percurso de 3 quilômetros para o desafio contra o relógio. A prova pode definir quem vai seguir na disputa do título de 2024.

“Vamos realizar uma etapa de muita tradição no nosso ciclismo e após a disputa deste domingo faltarão duas provas para o fechamento do campeonato. Não existe jogo de equipe e o atleta testando o seu limite”, comentou o presidente da FAC, Tuxauá Marques.

Master B e Elite

As categorias Master B e Elite, no feminino e masculino, devem ter grandes disputas

Antônio Frota e Lázaro Cavalcante, ambos do Time Honda, devem fazer um grande duelo na Elite.

Na Master B, Kellington Azevedo, líder do Estadual, terá um bom desafio contra Alexandre Pinto (Casa Araújo).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá perde a 5ª seguida no Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Lê Santos e Paulo Jefferson fizeram um bom duelo na partida

O Humaitá perdeu para o São Raimundo, de Roraima, por 1 a 0 na tarde deste sábado, 25, no Florestão, em um confronto válido pela fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. Reina marcou o gol do Mundão aos 36 do segundo tempo.

5ª derrota

O Humaitá começou a partida com uma formação com três zagueiros e uma variação mais ofensiva. Na melhor chance do primeiro tempo, John e Psica conseguiram desperdiçar na mesma jogada a chance de abrir o marcador.

O São Raimundo, com um time todo reserva, controlou o jogo e aos 36 definiu o placar em um contra-ataque. O Humaitá sofreu a sua 5ª derrota seguida e tem a pior campanha do torneio nacional.

Fala, Kinho!

“Voltamos a falhar. Tivemos oportunidade de marcar e continuamos errando em jogadas fáceis. A pressão aumenta com a falta de resultados e essa é uma responsabilidade de todos”, declarou o treinador do Humaitá, Kinho Brito.

Outro resultado

Princesa do Solimões/AM 0 x 1 Porto Velho/RO

Próximos jogos

Manaus x Manauara

No domingo, 26, na Colina

Trem x Rio Branco

Na segunda, 27, no Zerão

Comentários

Continue lendo