fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Na abertura do Foro de São Paulo, Lula diz que ser chamado de “comunista” é motivo de “orgulho”

Publicado

em

CNN BRASIL

Presidente brasileiro ainda pediu que esquerda sul-americana faça autocrítica sobre os erros cometidos nos últimos anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (29), durante a abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília, que é motivo de “orgulho” ser chamado de “comunista”. Para ele, seria uma ofensa ser nomeado como nazista, neofascista ou terrorista.

“Vocês sabem quantas vezes nós somos acusados. Vocês sabem quanta difamação e quantos ataques pejorativos se faz contra a esquerda na América do Sul. Nós não somos vistos pela extrema-direita fascista, nem do Brasil, nem do mundo, como organizações democráticas. Eles nos tratam como se nós fôssemos terroristas. Eles nos acusam de comunistas, como se nós ficássemos ofendidos com isso”, afirma Lula.

“Nós ficaríamos ofendidos se nos chamasse de nazista, neofascista, de terrorista. Mas, de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes. E, muitas vezes, nós sabemos que merecemos isso”, prossegue.

Conforme o chefe do Executivo brasileiro, o Foro de São Paulo, criado em 1990, foi a primeira experiência latino-americana em que a esquerda se juntou, sem tirar suas diferenças ou acabar com suas divergências, para disputar espaços políticos.

Na opinião de Lula, a América Latina e, principalmente, a América do Sul viveu seu melhor momento, em 500 anos, entre 2002 e 2010, com políticos de esquerda no poder.

“Foi a vitória na Argentina, no Chile, no Brasil, na Venezuela, no Equador. Foi a vitória, inclusive, de pessoas mais progressistas nos outros países que estiveram do nosso lado. Além da vitória do nosso companheiro [Hugo] Chávez na Venezuela. Nós vivemos um período de muita expansão, de conquista social e de participação política no nosso continente”, cita.

“Eu não creio que tenha havido um outro momento histórico em que a sociedade da América do Sul e da América Latina teve tantas conquistas e tantas políticas de inclusão social como tiverem nesse período de 2000 a 2010, 2012, até 2015, quando fizeram o impeachment da Dilma”, continua.

Entretanto, o presidente da República pediu uma autocrítica e reflexão da esquerda sul-americana sobre os erros cometidos nos últimos anos.

“Eu sei o quanto nós perdemos no nosso continente. Eu sei o quanto foi triste, sabe, a Argentina ter um presidente de direita há pouco tempo atrás. Eu sei o quanto foi triste a saída do Rafael Correa [ex-presidente do Equador]. Eu sei o quanto foi triste a direita chilena. Eu sei o quanto foi triste o golpe na Bolívia. Eu sei o quanto foi triste ter a companheira Dilma Rousseff impichada aqui nesse país”, manifesta Lula.

“E nós, ao invés de ficarmos lamentando, temos que tirar lições. Onde é que nós erramos? O que nós não conseguimos fazer? Por que aconteceu tal coisa conosco?”, questiona durante a reflexão.

“A gente não pode ficar a vida inteira criticando os outros. De vez em quanto, nós temos que olhar para dentro de nós e saber o que nós fizemos de errado, porque aconteceu aquilo. Por que que aconteceu o impeachment da Dilma? Foi só erro da extrema-direita ou nós temos erros enquanto partido político? De vez em quando, nós temos que pensar. Temos que meditar para conseguirmos evitar que novos erros atropelem a caminhada pela conquista da qualidade de vida do nosso povo”, finaliza.

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade

Publicado

em

Por

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade
Redação GPS

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade

Chega a Brasília a segunda edição do Festival Julino do Parque da Cidade , que promete levar toda a tradição e alegria das festas juninas para a capital federal. O evento, que acontecerá no dia 13 de julho, contará com shows de Lenine e também de Lucy Alves, além de um tributo a Luiz Gonzaga pelo Trio Balançado e apresentações de quadrilhas locais.

A estrutura será montada no estacionamento do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, e contará com uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados e transformada em um verdadeiro arraial, com barracas de comidas típicas, brincadeiras e decoração temática. A programação está prevista para começar às 17h e se estender até 1h, garantindo 8 horas de muita música e diversão para o público.

Com uma carreira de mais de 40 anos e diversos prêmios em sua trajetória, Lenine trará seus sucessos como “Hoje eu quero sair só” e “Simples Assim” para o palco do festival. Já Lucy Alves, conhecida por sua participação no programa The Voice Brasil e por seus trabalhos na música e na atuação, promete animar o público com suas canções.

Além dos shows, o Festival Julino do Parque da Cidade contará com 15 operações de comida e bebidas da culinária junina para os visitantes.

As vendas para o evento iniciarão em 23 de maio às 12h, pela Bilheteria Digital, com ingressos a partir de R$ 40.

Para garantir um desconto no dia da abertura das vendas, os interessados podem realizar um cadastro prévio na página do evento no Instagram @ festivaljulinobsb .

The post Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Brasiliense, Capsula comemora 4 anos com vários cases de sucesso

Publicado

em

Por

Brasiliense, Capsula comemora 4 anos com vários cases de sucesso
Redação GPS

Brasiliense, Capsula comemora 4 anos com vários cases de sucesso

Empresa brasiliense liderada por cinco sócios, a Capsula comemora quatro anos de atuação no mercado de comunicação. Com o lema “Na CAPSULA você vira assunto”, os profissionais de arquitetura, publicidade e design têm criado soluções para vários clientes renomados, como O Boticário, Mané Mercado, Casa Almeria e o grupo Menos é Mais.

A Capsula se destaca por tornar os projetos em verdadeiras conversas. “Cada projeto começa com uma simples xícara de café e uma conversa animada, evoluindo para uma imersão criativa onde a missão é clara: gerar ideias e soluções que levem o assunto pra rua amarradinho”, explica Daniel Garcia, um dos sócios da empresa.

O diferencial da Capsula, segundo os proprietários, está presente em sua forma cuidadosa de lidar com os clientes e seus projetos.

“Os assuntos são encapsulados e cuidadosamente analisados e discutidos por todos os sócios, profissionais apaixonados por criar. Desde a criação de marcas até cenografia de eventos, passando por ativações, experiências e reposicionamento de empresas, abraçamos tudo que envolve criatividade de maneira estratégica e com método”, acrescenta Letícia Bethlem, outra sócia da empresa.

Apesar de recente, a Capsula já se orgulha de ter deixado a própria marca em diversas iniciativas de sucesso publicitário e tem se tornado referência na cidade.

“Somos uma empresa de inteligência criativa e nossa missão é transformar ideias em experiências, deixando uma marca única e positiva no mercado”, destaca Cami Gomes.

Com um portfólio diversificado que inclui marcas nacionais e grandes produtoras de eventos, a empresa segue desafiando os limites da criatividade e da inovação.

“Pensamos não apenas em marcas, mas em experiências que impactam positivamente o público”, ressalta Thalisson Mesquita, também sócio.

A Capsula celebra também sua formação predominantemente feminina, que traz uma dinâmica única e criativa à empresa.

“A diversidade de vivências é nossa força e cada um de nós traz uma perspectiva única que enriquece nossos projetos”, destaca Nat Rezende, sócia da empresa.

ara saber mais sobre a Capsula e seus projetos, acesse o site www.heycapsula.com.br e siga as novidades no Instagram @heycapsula.

The post Brasiliense, Capsula comemora 4 anos com vários cases de sucesso first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Comporta é aberta para escoar água do centro de Porto Alegre

Publicado

em

Por

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Demae) abriu na tarde desta sexta-feira (17) a comporta número 3, da Avenida Mauá esquina com a rua Padre Tomé. A operação durou cerca de 1 hora. O objetivo da ação é escoar água do centro histórico da cidade, local de concentração de comércio, bancos, museus e centros culturais, para que volte ao seu leito natural do Guaíba.

A medida foi tomada após análise técnica que aponta redução de 40 centímetros de volume de água naquele ponto. Na manhã desta sexta-feira, o Lago Guaíba estava no nível de 4,69 metros. A cota de inundação é de 3 metros. O nível recorde do lago foi registrado em 6 de maio, quando bateu a marca histórica de 5,33 metros.

Em nota, o diretor-geral do Demae, Maurício Loss, explicou que a abertura da comporta facilitará o escoamento da água e possibilitará o acesso às casas de bombas 17 e 18, no centro da cidade, para retomar a operação. 

“Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da Avenida Mauá em relação ao Cais, por isso conseguimos abrir a comporta e dar maior vazão ao fluxo”, explicou.

As comportas foram fechadas em 2 de maio para conter o avanço das águas do Lago Guaíba que já inundavam a capital gaúcha. A medida foi tomada devido a falhas no sistema de contenção e de bombeamento pluvial, desde que as águas avançaram rumo ao centro da cidade. Essa foi a maior enchente da história da capital.

A operação de abertura do portão contou com um rebocador de navios, apoio da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e equipes do departamento municipal que administra o tratamento de água e esgotos na capital. O órgão informa que segue monitorando a abertura de outras comportas do Guaíba.

Limpeza

Nos pontos onde a água baixou e estão secos, a Prefeitura de Porto Alegre recolheu 545 toneladas de resíduos diversos, entulhos e lodo, de segunda-feira (13) até esta sexta-feira. Somando-se às 365 toneladas da semana anterior, são 910 toneladas coletadas. As operações de limpeza seguirão com maior intensidade após as águas do Guaíba baixarem no centro da cidade, segundo a prefeitura.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo