Conecte-se conosco

Acre

Mulher tenta entrar na FOC com celulares e outros 27 itens no ânus

Publicado

em

Sem-título-21

Era por volta das 12 horas do domingo, 16, quando a jovem Lina Kelly Oliveira de Araújo, 28 anos, que passava pela revista para adentrar no presido Francisco de Oliveira Conde, foi barrada por esconder em suas partes intimas 30 itens entre aparelhos celulares e acessórios.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, Lina Kelly escondia no ânus nada mais nada menos que: três (03) aparelhos celulares (2 da marca LG e um Samsung Dual Chip; um três (3) carregadores de celular; um cabo USB; um fone de ouvido; 12 chips da Operadora Vivo e Claro.

As surpresas do domingo de visitas aos presos do presídio Francisco de Oliveira Conde não pararam por ai, Lúcia dos Santos de Almeida, 33 anos, também foi pega ao tentar ingressar com um aparelho celular modelo LG Dual Chip e ainda quatro fones de ouvido. Ambas as mulheres foram encaminhadas à Delegacia de Fragrantes (Defla).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Pela primeira vez, Acre ocupa vice-presidência no principal colegiado econômico e fiscal do país

Publicado

em

Com o compromisso de estender sua trajetória focada na responsabilidade de fortalecer a transparência fiscal e de otimização da utilização de recursos públicos, impulsionando o desenvolvimento do Estado do Acre, o secretário de Estado da Fazenda, Amarísio Freitas, foi eleito vice-presidente do principal colegiado econômico e fiscal do país, o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

É a primeira vez que o Acre ocupa assento na vice-presidência do colegiado, demonstrando atributos essenciais, como seriedade e competência, para o cargo.

Acre ocupa assento na vice-presidência do colegiado pela primeira vez, demonstrando atributos essenciais, como seriedade e competência, para o cargo. Foto: Comsefaz

A eleição se deu durante a 52ª Reunião do Comsefaz, nesta quinta-feira, 27, em São Paulo (SP), em caráter extraordinário, mediante a renúncia do atual vice-presidente, Luis Fernando Pereira, que também era secretário de Finanças de Rondônia e que deixou o cargo a pedido.

Dessa forma, o mandato de Freitas segue até 2027, quando haverá eleição ordinária para o novo biênio. Até lá, durante eventual ausência do atual presidente, Flávio César de Oliveira, Freitas assume a vaga, podendo presidir as reuniões, bem como ser representante de todas  as secretarias de Fazenda dos estados.

Em caso de eventual ausência do atual presidente, Freitas assume a vaga, podendo presidir as reuniões e ser representante de todas as secretarias de Fazenda dos estados. “A responsabilidade em exercer o cargo de vice-presidente do Comsefaz é ainda maior em um momento em que se discute a urgência na implementação de uma reforma tributária e a consolidação do posicionamento do Comsefaz em relação à proposta e ao cenário econômico e fiscal de nosso país”, diz Amarísio Freitas.

Perfil do vice-presidente

Atualmente, Amarísio Freitas ocupa o cargo de secretário de Estado da Fazenda do Acre desde 2021. Foi membro efetivo do conselho fiscal do Comsefaz de 2025 a março de 2026. É contador por formação, especialista em Gestão Empresarial e em Auditoria e Perícia Contábil. Possui MBA em Gestão Pública, com ênfase em Controle Externo. Desde 2014,  é auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Também é membro da Associação Nacional dos Profissionais de Finanças Públicas (Aprofin). Durante sua trajetória, foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e professor acadêmico e de pós-graduação. Foi conselheiro federal e regional do Conselho de Contabilidade e coordenador administrativo e financeiro da Fundação de Pesquisa do Estado do Acre (Fapac). No âmbito da Sefaz do Acre, exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes (2020 e 2023).

Comentários

Continue lendo

Acre

Projeto de leitura promove ressocialização de pessoas privadas de liberdade em Tarauacá

Publicado

em

A literatura é uma grande aliada na educação, capaz de levar o leitor a diferentes cenários. Com esse objetivo, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) desenvolve os projetos Ler é Ganhar Asas para o Mundo e Presídios Leitores, que realizam um trabalho de incentivo à leitura na Divisão de Estabelecimento Penal de Tarauacá.

São 115 homens e 27 mulheres inseridos nos projetos, entre eles está G. A., que cumpre pena na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Tarauacá. Ela conta como a leitura a ajudou a desenvolver melhor a fala: “Aprender a se comunicar melhor por meio da leitura, ao escrever. Quando nós participamos do projeto de leitura, nós aprendemos melhor”, ressaltou.

Chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Tarauacá, José Jesus Viana, reitera que a leitura e educação são essenciais para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

José Jesus Viana, chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Tarauacá, reforça que os projetos de leitura são importantes ferramentas na educação dos internos: “A educação tem um papel muito importante na vida do ser humano em geral, e do preso principalmente, é o despertar do conhecimento”.

Chefe da Divisão de Educação Prisional, Margarete Santos, explicou que projeto de leitura influencia as capacidades educacionais dos participantes. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe da Divisão de Educação Prisional, Margarete Santos, reforçou que além da remição de pena, o projeto de leitura influencia diretamente as capacidades educacionais dos participantes: “ Os resultados que a gente passou a ter por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) nos dão a percepção de uma diferença no desenvolvimento da habilidade de ler, escrever e interpretar que muitos deles não tinham antes”.

As iniciativas contam com a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac), da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Secretaria de Educação e Cultura.

Presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, ressalta que a a instituição trabalha para ressocializar pessoas privadas de liberdade. Foto: José Lucas Gaia/Iapen

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, reitera que o trabalho da instituição visa recuperar pessoas: “Trabalhamos para dar a oportunidade para todos que querem sair transformados do sistema prisional. A leitura é uma das ferramentas que temos. Ainda que seja um recuperado, vai valer a pena o esforço de toda a gestão”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca professores aprovados em processo seletivo para entrega de documentos e assinatura de contrato

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 27, dois editais de convocação para professores aprovados em processo seletivo simplificado. A chamada contempla a entrega de documentos e a assinatura de contrato para atuação na rede estadual de ensino.

Os convocados devem consultar seus nomes, cargos e orientações específicas nos Edital nº 018 Edital nº 102 , disponíveis no DOE. O edital nº 018 refere-se à convocação de professores para assinatura de contrato destinada ao provimento de cargos temporários na zona rural. Já o edital nº 102 convoca candidatos aprovados para a entrega de documentos e formalização contratual.

O prazo para comparecimento vai até 6 de abril de 2026. O atendimento é realizado das 7h30 às 13h30, na Coordenação de Recursos Humanos da SEE, localizada na Rua Rio Grande do Sul, nº 1.907, bairro Volta Seca, em Rio Branco.

A orientação é que os candidatos observem atentamente a documentação exigida e os prazos estabelecidos nos editais, a fim de garantir a efetivação do contrato.

Mais informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser obtidas com a SEE, pelo telefone (68) 3213-2331, ou com a Sead, por meio do e-mail [email protected].

Comentários

Continue lendo