Conecte-se conosco

Flash

Mulher descobre câncer no útero durante gravidez e resolve vender o cabelo para se manter no AC

Publicado

em

Josiane Ribeiro, é de Xapuri, no interior do Acre, e precisa ficar na capital para fazer tratamento contra câncer — Foto: Arquivo pessoal

Aos sete meses de gestação, a dona de casa Josiane Ribeiro, de 32 anos, começou a sentir muitas dores e, durante uma consulta do pré-natal, acabou sendo diagnosticada com câncer no colo do útero.

Moradora da cidade de Xapuri, no interior do Acre, ela precisou ficar na capital, Rio Branco, para fazer o tratamento e precisa de ajuda.

Ela conta que no início de maio, os médicos acabaram decidindo fazer a cesariana para a retirada da bebê e a biópsia. Foi quando ficou confirmado o câncer em estágio avançado. Sem condições para se manter, Josiane resolveu vender o cabelo para tentar arrecadar dinheiro para custear sua estadia em Rio Branco e os gastos com a bebê.

“Estou morando na casa do meu pai, que eu não via há muito tempo. Não tenho emprego e vivo somente com o recurso do Bolsa Família. Quando recebi o diagnóstico, fiquei desesperada, agora tenho que ficar em Rio Branco e mal tenho como pagar a passagem de ônibus para o hospital. A única coisa que tenho é o cabelo, e como vai cair mesmo, resolvi tentar vender”, disse a mulher.

A dona de casa afirma que inicia a quimioterapia na segunda-feira (27). Ela conta que os médicos já mandaram suspender a amamentação e, com isso, é preciso ter dinheiro para comprar fraldas, leite, produtos de higiene para ela e para a bebê, além de comida e dinheiro para o transporte.

“É uma situação muito difícil. Tenho outros sete filhos que não estão comigo agora, porque tenho que ficar aqui para esse tratamento. Não tenho marido e realmente estou precisando de ajuda”, falou a dona de casa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Caravana Delas: Giovanna Antonelli fala sobre “Discurso do Óbvio”

Publicado

em

Evento promovido pelo Sebrae acontece no dia 6 de abril, no Teatro da Ufac

A Caravana Delas chega ao Acre na próxima segunda-feira, 6 de abril. A ação, promovida pelo Sebrae, acontecerá no Teatro Universitário da UFAC, em Rio Branco. Além de uma vasta programação, o evento contará com a participação da atriz e empresária Giovanna Antonelli, que ministrará a palestra “Discurso do Óbvio”.

O movimento valoriza o empreendedorismo feminino em todo o país, estimulando o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres e promovendo a troca de experiências entre elas.

A programação do evento contará com diversas ações de instituições parceiras, todas com foco na inclusão produtiva das mulheres, além do Mutirão Acredita, que contará com a presença de instituições financeiras para auxiliar as empreendedoras no acesso ao crédito.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site ac.loja.sebrae.com.br. A iniciativa contará com entrada solidária, mediante a doação de um pacote de absorventes descartáveis. Todos os produtos arrecadados serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a dignidade menstrual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ribeirinhos filmam sucuri de cerca de 5 metros morta no Rio Acre

Publicado

em

 

Animal foi encontrado preso entre galhos na região de fronteira entre Brasiléia e Cobija

Um vídeo gravado por ribeirinhos chamou atenção nesta segunda-feira (30) ao mostrar uma sucuri de grande porte encontrada morta no Rio Acre, na região de fronteira entre Brasiléia e Cobija.

As imagens foram registradas por moradores que navegavam em uma canoa do tipo “voadeira” e mostram o animal já sem vida, preso entre galhos às margens do rio. Pelo porte, a cobra teria cerca de cinco metros de comprimento e uma circunferência aproximada de 50 centímetros.

De acordo com a gravação, a sucuri não apresentava sinais de movimento, o que indica que a morte pode ter ocorrido há poucas horas ou dias. Ainda não há informações sobre as causas. Entre as hipóteses, estão morte natural, ferimentos ou até a possibilidade de o animal ter ficado preso na vegetação e não conseguir se soltar.

O tamanho do animal impressionou quem presenciou a cena. Espécies como a sucuri-verde estão entre as maiores serpentes do mundo, podendo ultrapassar seis metros de comprimento e, em casos raros, chegar a tamanhos ainda maiores. Essas cobras são típicas de regiões tropicais da América do Sul e podem viver por décadas em ambientes naturais.

Não há confirmação se o animal foi retirado do local após o registro.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem homenageia bombeiro morto em serviço e propõe indenização para mergulhadores do CBMAC

Publicado

em

O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) prestou, durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma homenagem ao bombeiro Isnard, que morreu afogado durante o exercício da profissão. Na ocasião, o parlamentar solicitou um minuto de silêncio em memória do militar, destacando o compromisso e o risco assumido diariamente pelos profissionais da segurança pública.

Além da homenagem, Tadeu apresentou a Indicação nº 381/2026, que propõe o encaminhamento ao Poder Executivo de um anteprojeto de lei para instituir, no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), a Indenização de Compensação Orgânica por Atividade Hiperbárica e Agentes Biológicos (IOC – Mergulho).

A proposta tem como objetivo reconhecer e compensar financeiramente os bombeiros que atuam em operações de mergulho, consideradas de alto risco e que envolvem exposição a condições extremas e agentes nocivos.

Durante sua fala, o deputado ressaltou a necessidade de transformar o reconhecimento em ações concretas. “Não basta apenas lamentar. Precisamos garantir condições dignas e reconhecimento para esses profissionais que colocam a própria vida em risco para salvar outras”, afirmou.

Segundo Tadeu Hassem, a iniciativa busca valorizar os militares que desempenham funções especializadas dentro da corporação, além de fortalecer a estrutura de proteção aos profissionais da segurança pública no estado.

A indicação agora segue para análise do Governo do Estado, que poderá avaliar a viabilidade da implementação da medida.

Comentários

Continue lendo