Conecte-se conosco

Acre

MPAC realiza lançamento do projeto “Corregedor do Amanhã”

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Corregedoria-Geral, lançou nesta terça-feira, 16, o projeto “Corregedor do Amanhã”, destinado a desenvolver uma consciência cidadã em crianças de 07 a 12 anos.

Como atividade inicial do projeto, o MPAC recebeu crianças do Educandário Santa Margarida para elas conhecerem as estruturas do órgão, em especial à Corregedoria-Geral. Na ocasião, foi realizada uma exposição sobre os direitos das crianças e as atribuições do Ministério Público. Foi proporcionado ainda um momento de recreação, com músicas, brincadeiras e contação de histórias.

Durante o evento, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento falou sobre importância de iniciativas que visam garantir os direitos fundamentais da sociedade, em especial, das crianças.

“Este projeto é de muita importância para o Ministério Público. O que estamos fazendo aqui hoje não é nada menos do que lutar pelo direito das crianças e adolescentes, dando esperança e dignidade a eles. Nós, enquanto instituição, estamos tentando a cada dia executar ações que buscam benefícios para crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. Agradeço a todos que estão aqui engajados pela mesma causa”, disse.

O corregedor-geral do MPAC, Álvaro Luiz Araújo Pereira, recepcionou as crianças e explicou que a ação tem um potencial de fazê-las perceberem que podem ser agentes transformadores da realidade social. O membro agradeceu ainda a equipe da Corregedoria que se empenhou para realização do projeto.

“Gostaria que a gente tivesse a oportunidade de trazer para dentro desta instituição todas as crianças em situação de vulnerabilidade que esse estado tem. O que a gente quer passar para estas crianças é a mensagem de que é possível vencer as adversidades, desde que a gente sonhe e encontre o apoio necessário. Gostaria também de agradecer a equipe da Corregedoria, pois sem eles nada poderia ser feito”, afirmou.

O corregedor nacional do Ministério Púbico, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, prestigiou o lançamento, e na ocasião, dirigiu uma mensagem de incentivo às crianças presentes. “Cada sonho que vocês têm pode sim torna-se realidade, apesar de todas as dificuldades. Podem ter a certeza que se vocês se dedicarem ao estudo terão um futuro promissor, um futuro em que vocês serão as mulheres e homens que cuidarão da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, concluiu.

O evento contou ainda com a participação de membros do MPAC que possuem atuação na defesa dos direitos criança, servidores da instituição, representantes do Educandário Santa Margarida e integrantes do grupo “Semeando a vida” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Texto: Hudson Menezes
Fotos: Tiago Teles

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo