Acre
MPAC propõe parceria com universidades para oferecer acompanhamento psicológico a vítimas de violência

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou na sexta-feira, 17, no Centro Universitário Uninorte, a última reunião com as coordenações das clínicas-escolas de Psicologia propor parcerias para o encaminhamento de vítimas atendidas pelo CAV que precisam de acompanhamento psicológico.
Além da Uninorte, o Ministério Público visitou em outro momento, o Serviço-Escola de Psicologia (SERPSI) da Universidade Federal do Acre (UFAC), e a Clínica-Escola de Psicologia (CEPSI) do Centro Universitário U:Verse.
Nas oportunidades, a coordenação administrativa do CAV apresentou o atendimento ofertado pelo órgão, bem como as atividades desempenhadas pelo Natera, esclarecendo o serviço prestado, a natureza das demandas, os resultados e produtos oriundos dos atendimentos, sobretudo, as dificuldades enfrentadas na resolutividade integral de todas as etapas do processo.
“O CAV abriu um diálogo com as clínicas-escolas de psicologia presentes em Rio Branco com o objetivo de expandir a oferta de atenção psicológica às pessoas atendidas pelo CAV, principalmente pela alta demanda por esse tipo de serviço e a baixa oferta do poder público. Saímos com algumas agendas no sentido oficializar essas parcerias para 2023”, disse o coordenador administrativo interino do CAV, Fábio Fabricio Pereira.

Ele lembrou ainda que atuação do CAV nessa perspectiva, vai além da garantia de acesso das vítimas atendidas pelo Centro, ela tem o objetivo de incidir sobre a política pública de saúde mental na atenção básica. Para isso, o CAV e o Natera projetam para o próximo ano uma ação mais estruturada, em parceria com a Promotoria de Defesa da Saúde.
Após a visita, ficou pactuado com a coordenadora SERPSI da Ufac, Patrícia Silva, a formalização da parceria, que inicialmente será para encaminhamentos de pessoas incluídas no segmento LGBTQI+ e étnico racial.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.