Geral
MPAC propõe ação civil pública para garantir merenda em escola de Sena Madureira
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) propôs, nesta segunda-feira (2), uma Ação Civil Pública com cominação de obrigação de fazer em face do Estado do Acre e da Secretaria Estadual de Educação, visando obrigar o Estado a fornecer a merenda escolar, bem como retomar o horário normal de funcionamento da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Matiolli, em Sena Madureira.
A ação, assinada pelo promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, tem como base a denúncia que chegou ao MPAC, informando que a escola não vinha fornecendo merenda escolar aos alunos por conta do fechamento da cantina, que vinha passando por reformas estruturais. Para tanto, foi instaurado um procedimento administrado para averiguar a veracidade da informação e os eventuais prejuízos causados aos estudantes.
Durante o acompanhamento e fiscalização, alguns pais de alunos foram ouvidos, momento em que confirmaram que a escola não estava fornecendo a alimentação aos estudantes. Por sua vez, a direção da escola optou por reduzir o horário de funcionamento do estabelecimento de ensino por não dispor de merenda escolar para servir, o que estaria prejudicando o desempenho dos alunos.
Corroborando com o depoimento dos pais, o MPAC realizou diligência no local e constatou que a reforma estava paralisada, sendo que um dos setores mais prejudicados foi a cantina, utilizada para preparar a merenda escolar. O espaço se encontrava desativado, comprometendo o preparo e oferecimento da merenda escolar aos estudantes.
Ainda segundo o relatório, a escola optou por reduzir o horário normal das aulas justamente para compensar a ausência de alimentação. O promotor de Justiça aponta na ação que “essa medida pode acarretar diversos prejuízos ao desenvolvimento e o aprendizado dos alunos, pois a redução da carga horária implica em redução de conteúdo, podendo comprometer o desempenho dos alunos na escola”.
Nesta perspectiva, a ação requer que seja determinado ao Estado do Acre e à Secretaria Estadual de Educação o fornecimento imediato de merenda escolar e a retomada do horário normal das aulas. Além disso, requer a adoção de medidas para garantir a alimentação aos alunos da educação básica, em especial aos matriculado na Escola Dom Júlio Mattioli, bem como a apresentação de um plano de ação visando recompor o conteúdo perdido pelos alunos por conta da redução da carga horária.
Comentários
Geral
Criminosos agridem mulher e roubam moto em via pública em Rio Branco; ação foi registrada em vídeo
Um dos assaltantes, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso junto a um adolescente após perseguição e acidente; vítima foi agredida com faca e simulacro.
Comentários
Geral
Jovem morre após colidir com poste em avenida movimentada de Rio Branco Submanchete:
Romulo Cunha de Lima, de 27 anos, perdeu o controle da motocicleta e morreu no local; causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Comentários
Geral
Jovem morre em acidente trágico ao cair em triturador de barro em cerâmica em Cruzeiro do Sul
Elias Silva, de 22 anos, sofreu ferimentos graves no local de trabalho; Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso
Um acidente de trabalho fatal chocou a cidade de Cruzeiro do Sul (AC) na manhã deste sábado (19). Elias Silva, 22 anos, morreu após cair em um triturador de barro enquanto trabalhava em uma cerâmica no bairro Saboeiro. Natural de Mâncio Lima, o jovem estava radicado no município há algum tempo.
De acordo com relatos de moradores, o impacto da queda causou fratura no pescoço e dilacerações nas pernas, levando-o a óbito ainda no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo, enquanto a Polícia Civil inicia investigações para apurar as causas do acidente. O caso deixou colegas de trabalho e a comunidade profundamente abalados.
Você precisa fazer login para comentar.