Acre
MPAC participa de audiência pública para discutir proposta de federalização da Fundação Hospitalar do Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou nesta segunda, 8, na Assembleia Legislativa, de uma audiência pública para discutir a possível federalização da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
Além do Ministério Público, participaram representantes da área da saúde, Procuradoria Geral do Estado e da Casa Civil. A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e o secretário de Estado da Saúde, Pedro Pascoal, também estiveram presentes.
Durante o evento, os parlamentares conduziram as discussões, que tiveram como objetivo esclarecer sobre questões relacionadas à gestão, financiamento e impacto no quadro de funcionários caso a federalização seja efetivada.
O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que responde pela 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, participou da audiência e ressaltou a importância do diálogo aberto com a sociedade e da transparência quantos as ações que antecedem a federalização, a fim de que sejam esclarecidos todos os pontos que geram dúvidas sobre a nova proposta.
“Sabemos que, inicialmente, o projeto contemplava a construção do Hospital Universitário. Com a proposta de federalizar uma unidade de saúde estadual, é preciso expandir o debate, uma vez que a Fundhacre não se resume a um hospital. Seus serviços vão além. É um grande complexo, com atendimento médico especializados para todos os pacientes que necessitam de consultas ambulatoriais, cirurgias eletivas e procedimentos específicos para tratamento em diversas áreas, sendo a única unidade deste porte, em todo o Estado”.
Na ocasião, Guida Aquino forneceu informações sobre a proposta de federalização, ressaltando que a iniciativa deve melhorar os serviços prestados e destacou o aporte de R$ 50 milhões do governo federal para viabilizar a realização do projeto.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, por sua vez, destacou a importância de colocar “a qualidade de assistência desses pacientes como meta”. O gestor enfatizou a necessidade de “trabalhar em cima de dados estatísticos” para embasar futuras ações, especialmente diante da discussão sobre a federalização da assistência.
Com informações da Aleac
Foto: Aleac
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.