Acre
MPAC instaura procedimento para apurar inadequações na coleta de lixo em Sena Madureira
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira, instaurou um procedimento para apurar inadequações nos serviços de coleta de lixo no município.
O procedimento foi instaurado após o recebimento de registros fotográficos feitos pela população, denunciando a insuficiência dos serviços de coleta porta a porta de resíduos sólidos e lixo domiciliar e comercial em toda a área urbana, incluindo locais de difícil acesso.
Conforme destacado pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, os registros evidenciam um acúmulo de resíduos sólidos, entulhos e lixo doméstico pelas ruas, a céu aberto, causando mau cheiro, poluição atmosférica e visual, além de criar um ambiente propício para animais domésticos e peçonhentos.
Além de considerar as inconformidades com as legislações vigentes, como a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o MPAC destaca o relatório do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que aponta que o município de Sena Madureira não está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta referente às condições do lixão do município.
O MPAC enviou um ofício à Prefeitura solicitando, no prazo de 15 dias, providências para a implementação e fortalecimento do serviço de coleta de lixo, a divulgação prévia dos dias e horários da coleta nos bairros, com uma frequência mínima de três coletas por semana e realização de mutirões. Foi solicitada ainda a convocação de uma reunião com autoridades municipais para discutir soluções para o problema.
Agência de Notícias do MPAC
Foto: Arquivo Promotoria
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.