Acre
MPAC inaugura projeto que implementa monitoramento de áreas estratégicas em Acrelândia
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Acrelândia, inaugurou nesta segunda-feira, 13, o projeto “Guardião: Acrelândia monitorada em tempo real”, que tem como objetivo reforçar a prevenção contra a criminalidade organizada no município, através da instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.

A iniciativa é de autoria do promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira, que respondia pela Promotoria de Acrelândia na concepção do projeto. Inicialmente, foram instaladas 9 câmeras que transmitem imagens em tempo real, e um drone foi adquirido para uso em operações ostensivas. O equipamento foi obtido por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, que destinou recursos do fundo de penas pecuniárias. Além disso, a execução do projeto conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Energisa.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou os benefícios do monitoramento para a comunidade, auxiliando na prevenção de delitos e na eficácia das investigações penais. Ele ressaltou que os esforços conjuntos para implementar o projeto estão em consonância com o que determina a Constituição Federal sobre a responsabilidade compartilhada pela segurança pública.

“A Constituição Federal estabelece a segurança pública como responsabilidade de toda a sociedade. Portanto, vejo essa cerimônia como um chamado à conscientização sobre essa causa tão crucial para todos nós. O projeto que está sendo inaugurado possui algo muito importante, que é a conjunção de esforços, fundamental para que uma sociedade possa evoluir em todos os seus aspectos. Certamente, com essa gama de informações que serão obtidas através das imagens, podem-se definir estratégias de atuação no enfrentamento à criminalidade. Parabenizo o Dr. Vanderlei por essa excelente iniciativa e tenho certeza de que o Dr. Daisson dará continuidade a ela com todo o seu comprometimento e dedicação. Agradeço a todos que cooperaram para esse grande projeto”, disse.
Vanderlei Cerqueira enfatizou a relevância do projeto devido à localização de Acrelândia, que a torna rota para crimes específicos, como o furto de veículos. Ele explicou que a iniciativa visa não apenas prevenir esses crimes, mas também facilitar a investigação de ocorrências. “Diante dessa realidade, percebeu-se a necessidade de adotar medidas adicionais para contribuir com a segurança. Foi então que surgiu a ideia deste projeto. O objetivo é abranger os pontos principais da cidade, não apenas para prevenir crimes, mas também para facilitar a apuração das ocorrências”, afirmou o promotor, atualmente titular da Promotoria de Capixaba.
Representando o TJAC, o juiz de Direito Caique Cirano elogiou o projeto por estimular parcerias entre órgãos, resultando em ações eficazes para a sociedade. “Se uma iniciativa como essa for replicada para outros municípios, representará um ganho imenso para a sociedade. Em nome do Poder Judiciário, afirmo que estaremos sempre dispostos a esse diálogo interinstitucional, que é fundamental”, ressaltou.
O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, também enfatizou a relevância do projeto. “Com medidas como estas, estamos transformando o ambiente em algo mais hostil para aqueles que decidirem cometer crimes. Devemos adotar medidas que possam dificultar ações criminosas”, afirmou.
Também estiveram presentes o promotor de Justiça titular da Promotoria de Acrelândia, Daisson Gomes Teles, que reforçou a intenção da unidade ministerial para a continuidade e expansão do projeto, além do secretário da Casa Civil do Município, Kássio Botelho, o presidente da Câmara de Vereadores, Rozeno Melo, o comandante da PMAC em Acrelândia, capitão Abel Apolinário, o delegado de Polícia Civil, Dione dos Anjos Lucas, além de membros da Associação de Empresários do Município.

Na oportunidade, as autoridades presentes fizeram uma visita ao Centro Integrado de Segurança Pública de Acrelândia, que recebe as imagens em tempo real das câmeras, as quais funcionam em tempo integral. “O município está de parabéns, pois essa iniciativa certamente contribuirá para a redução da criminalidade. Estamos aqui para dar continuidade a este projeto fantástico, que certamente não se limitará apenas a Acrelândia”, destacou Daisson Gomes Teles.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi
A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.
A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.
“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.
O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.
“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários
Acre
Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia
Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada
A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.
A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.
A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.
A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.
Rumo ao hexa
Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.
Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).
Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).
Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.
A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.
Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium
Saiba como ficaram os grupos da Copa
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*
Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.



























Você precisa fazer login para comentar.