Cotidiano
MP Eleitoral reitera pedido para TSE arquivar ações contra Bolsonaro; julgamento é suspenso
O procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet afirma que não há prova com poder persuasivo necessário para a procedência da ação
O procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, reiterou nesta terça-feira (10) a manifestação contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu então candidato a vice, Walter Souza Braga Netto (PL), por abuso de poder político, em processos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima terça (17).
Gonet disse em sessão que não há requisitos e referências, além de provas de ilegalidade. “Exige-se que a conduta seja ainda mais evidente, quer em razão da importância do cargo e da importância do pleito de tamanhos continentais”.
Segundo a denúncia, Bolsonaro e Braga Netto teriam usado a estrutura do Palácio da Alvorada para fazer lives em redes sociais e promover atos de campanha nas eleições passadas.
Em outra ação, são questionados encontros com governadores e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada. De acordo com o processo, afasta-se a ideia de que as reuniões tenham sido realizadas para tratar de assuntos privativos do cargo de presidente da República.
Na manifestação, Gonet diz que não há prova com o poder persuasivo necessário para a procedência da ação.
“Não é viável a produção de provas no atual estágio da ação de investigação judicial eleitoral, até tendo em vista que o investigante não indicou, na petição inicial, os meios de prova que pretendia produzir, operando-se a preclusão”, diz o procurador-geral eleitoral.
Comentários
Cotidiano
Prefeito Sérgio Lopes fala sobre aniversário de 33 anos de Epitaciolândia, administração e Circuito Country
Evento acontece de 1º a 4 de maio com expectativa de movimentar o município que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio

O chefe do executivo municipal falou sobre os desafios da gestão, as comemorações pelos 33 anos e detalhou a programação do XII Circuito Country, que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio. Foto: captada
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal O Alto Acre nesta terça-feira (29), na sede da Secretaria de Educação. Durante o encontro, o chefe do executivo municipal falou sobre os desafios da gestão, as comemorações pelos 33 anos de emancipação política da cidade e detalhou a programação do XII Circuito Country, que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio.
Lopes destacou a importância do evento para o turismo e economia local, reforçando o compromisso da administração em promover ações que desenvolvam o município. “Estamos trabalhando para oferecer à população não só uma grande festa, mas também melhorias em todas as áreas”, afirmou o prefeito, que aproveitou para convidar todos os acreanos a prestigiarem as comemorações.
Veja vídeo entrevista:
Comentários
Cotidiano
Xapuri inicia Jogos Estudantis 2025 com celebração do esporte e educação
Cerimônia de abertura reúne jovens atletas e autoridades em clima de integração e competição saudável

A abertura contou com muita animação, espírito esportivo e presença das autoridades municipais, que reforçaram o compromisso da gestão com a valorização da educação e do esporte. Foto: captada
O ginásio poliesportivo de Xapuri foi palco de animação e cores nesta segunda-feira (28) durante a solenidade de abertura dos Jogos Estudantis 2025. O evento, que contou com desfile das equipes escolares e apresentações culturais, marca o início de duas semanas de competições que envolverão estudantes-atletas de todas as instituições de ensino do município.
Destaques da cerimônia:
Presença do prefeito Maxsuel Maia e secretários municipais
Juramento do atleta em defesa do fair play
Apresentações de dança e capoeira de alunos da rede municipal
Acendimento simbólico da pira esportiva
“Boa sorte aos nossos estudantes-atletas! Que vença o jogo limpo, a amizade e o trabalho em equipe.”finalizou o prefeito Maxsuel Maia.

“Boa sorte aos nossos estudantes-atletas! Que vença o jogo limpo, a amizade e o trabalho em equipe.”finalizou o prefeito Maxsuel Maia. Foto: captada
“Estamos investindo no esporte como ferramenta de transformação social. Estes jogos representam muito mais que competição – são lições de vida sobre respeito, superação e trabalho em equipe”, destacou o prefeito Maia durante seu discurso.
A organização estima a participação de mais de 500 estudantes-atletas nesta edição, que terá como sede principal o Complexo Esportivo Municipal. Os vencedores representarão Xapuri nos Jogos Escolares do Acre, etapa estadual prevista para o segundo semestre.

O município Xapuri deu o pontapé inicial em mais uma edição dos Jogos Estudantis, reunindo atletas das escolas do município em uma grande celebração do esporte, da união e do talento da nossa juventude. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Com ALEAC na mediação, secretários se reúnem para destravar a “pauta do boi”
Os secretários estaduais Luiz Tchê, da Agricultura e Amarísio Freitas, da SEFAZ, foram recebidos na manhã desta segunda feira (28), no gabinete da presidente da ALEAC, para uma reunião convocada pelo presidente da Casa, Nicolau Júnior (PP), tendo a “pauta do boi”, como assunto principal.
A conversa também teve a participação de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária, do procurador jurídico da ALEAC, Marcos Mota e do deputado Eduardo Ribeiro, vice líder do governo, que questionou quais medidas estão sendo adotadas para destravar o preço do boi no mercado local.
A “pauta do boi”, é o termo usado para definir o valor mínimo que o estado aceita para tributação no caso de venda de bezerros para fora do estado. hoje o valor de mercado é R$ 1.350,00 por cabeça. Os frigoríficos pressionam pela elevação dessa margem, alegando prejuízos.
Segundo Amarísio Freitas, o governo já ouviu produtores e representantes dos frigoríficos, e vai realizar um estudo para alcançar um valor que possa atender ambos os lados. Nicolau Júnior defendeu a cautela na definição do novo limite e ratificou o esforço concentrado do governo e ALEAC, para alcançar um teto consensual.
“Não se pode prejudicar nem a indústria nem os produtores. Pedimos para que se chegue em um consenso que possa atender ambos os lados. A ALEAC vai continuar atuando como mediadora , fazendo esse papel institucional. A intenção é não prejudicar ninguém”, garantiu.
A SEFAZ anunciou ao final do encontro que será feito um estudo econômico/financeiro para avaliar qual medida o estado vai adotar.
Assessoria do Presidente Nicolau Júnior
Você precisa fazer login para comentar.