Acre
MP e representantes do governo federal debatem crise migratória em Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia
O evento foi organizado pelas Promotorias de Justiça de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia, em parceria com a Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Na ocasião, foram realizadas duas reuniões técnicas. A primeira abordou o contexto migratório do estado, destacando os principais avanços e desafios ainda existentes. Foto: assessoria
Agência de Notícias do MP-AC
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta quinta-feira (12), em Brasileia, um encontro para discutir o contexto migratório no estado. O evento foi organizado pelas Promotorias de Justiça de, em parceria com a Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e o Grupo de Atuação Especial em Contextos Migratórios (Gaemig).
O encontro contou com a participação de representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento, além de instituições que atuam na área. O evento proporcionou um espaço para troca de experiências, apresentação de boas práticas e formulação de estratégias para enfrentar os desafios migratórios na região de fronteira.
Na ocasião, foram realizadas duas reuniões técnicas. A primeira abordou o contexto migratório do estado, destacando os principais avanços e desafios ainda existentes. A segunda focou nas propostas e estratégias do governo federal para lidar com a questão migratória no Acre.

Segundo a Prefeitura de Assis Brasil, a situação é gravíssima desde de junho, e revela a necessidade urgente de apoio de autoridades federais, locais e até de instituições do terceiro setor que possam dar assistência ao município. Foto: cedida
Representando a Procuradoria Geral de Justiça, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para promover uma resposta eficaz ao crescente fluxo migratório.
“O Ministério Público é defensor dos direitos humanos, e a migração é um direito humano fundamental. As pessoas deixam seu país de origem em busca de proteção e de melhores condições de vida e devem ser recebidas com dignidade e respeito. Nos últimos anos, observamos um aumento significativo desse fluxo migratório, trazendo desafios que devemos enfrentar em conjunto. Por isso, este encontro é tão relevante, pois nos permite fortalecer a cooperação entre os órgãos envolvidos na gestão da migração no Estado do Acre e construir políticas mais eficazes e humanas para enfrentar essa situação”, disse a procuradora.
“Os migrantes têm os mesmos direitos que nós, e tenho certeza de que, com o diálogo, a troca de experiências e a apresentação de boas práticas, conseguiremos tornar o Acre um estado mais acolhedor, inclusivo e respeitoso com os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição de migração”, completou.
Os promotores de Justiça Rafael Maciel, Juleandro Martins e Luã Brito também participaram das mesas de discussão e ressaltaram que a intenção do evento é promover a integração entre representantes dos municípios, do estado e da União, para que cada um possa contribuir de maneira coordenada no enfrentamento da situação migratória, que, segundo os promotores, necessita de um olhar mais humanizado e estratégico.

O encontro contou com a participação de representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento, além de instituições que atuam na área. Foto: assessoria
O encontro também contou com a presença da coordenadora do Natera, Bruna Oliveira, além de representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União, da Defensoria Pública do Estado, da Universidade Federal do Acre, da Polícia Federal, dos governos estadual e municipal, e representantes da população migrante.
Visitas técnicas
O MPAC também realizou visitas técnicas às casas de passagem em Assis Brasil e Epitaciolândia, onde foram avaliadas as condições das estruturas e dos serviços oferecidos.
Comentários
Acre
Aprovados no concurso do ISE serão empossados em maio

Foto: Secom/AC
O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, o Edital nº 100 SEAD/ISE, convocando os aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE/AC) para a posse nos cargos de nível médio e superior.
De acordo com o edital, os candidatos deverão comparecer para a solenidade de posse no dia 5 de maio de 2025. Em Cruzeiro do Sul, o atendimento ocorrerá às 9h, no Centro Socioeducativo da cidade, localizado na Rua Pedro Teles, nº 596, no bairro Manoel Terças. Já em Rio Branco, os nomeados devem se apresentar na sede do Instituto Socioeducativo, situada na Rua Rui Barbosa, nº 469, no Centro da capital.
A posse está condicionada ao cumprimento das exigências previstas no edital anterior, especialmente no subitem 3.2, que trata da entrega de documentos e demais requisitos legais para o exercício dos cargos.
As dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas diretamente com o Instituto Socioeducativo, pelo telefone (68) 99224-2327, ou com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio do e-mail concursos.gov@gmail.com.
Comentários
Acre
Assis Brasil convoca aprovados em concurso para exames médicos
A Prefeitura de Assis Brasil publicou nesta sexta-feira, 25, a 14ª convocação do concurso público regido pelo edital nº 006/2023. O novo chamamento contempla candidatos aprovados para os cargos de analista de controle interno e motorista, categoria “D”, que deverão se apresentar entre os dias 23 de abril e 23 de maio de 2025.
Os convocados deverão realizar exames médicos específicos, às suas próprias expensas, com laudos emitidos até 90 dias antes da apresentação. A inspeção médica ocorrerá no Centro de Diagnóstico da Família (CDF), localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 1857, bairro Bosque, em Rio Branco, mediante agendamento prévio pelo telefone (68) 2102-4960.
Além dos exames e do atestado de sanidade física e mental, os candidatos precisam apresentar extensa documentação para efetivação da posse, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovantes de escolaridade, certidões negativas da Justiça Estadual e Federal, comprovante de endereço e dados bancários.
Comentários
Acre
Adolescente é baleado por criminosos em motocicleta no Segundo Distrito de Rio Branco
Um adolescente de 16 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (24), na rua Baguari, no bairro Taquari, localizado no Segundo Distrito de Rio Branco (AC). O jovem foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta Honda de cor preta, que efetuaram vários disparos contra ele.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima caminhava pela via quando foi abordada pelos suspeitos. O garupa sacou uma arma de fogo e atirou diversas vezes. O adolescente foi atingido por dois tiros: um no joelho direito e outro que atravessou a região dos testículos e saiu pela coxa.
Mesmo ferido, o jovem conseguiu correr até a travessa Barra do Sol, onde pediu ajuda a amigos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos, o estado de saúde foi estabilizado e ele foi encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Policiais militares estiveram no local do crime, colheram informações com testemunhas e realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.
A investigação preliminar está sendo conduzida pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil, e o caso será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável por apurar a motivação e identificar os autores do ataque.
Você precisa fazer login para comentar.